Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: análise de alguns instrumentos e modelos constituídos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Rosana Abutakka
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Morosov Alonso, Kátia, Maciel, Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/56990
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar instrumentos e modelos de avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), na intenção de desvelar as adjacências avaliativas desses Ambientes, em especial no que se refere as questões pedagógicas. Em termos metodológicos, adotou-se os procedimentos básicos da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e o método exploratório descritivo, que possibilitou interpretar os dados coletados e inferir que a avaliação de AVA, em grande parte, é sinônimo de mensurar o conjunto de suas ferramentas disponíveis, sendo os aspectos pedagógicos pouco evidenciado nos modelos avaliativos analisados.
id UFRGS-7_fa01ac2cc841a09941cbc3cc01141268
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/56990
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: análise de alguns instrumentos e modelos constituídosAmbientes Virtuais de AprendizagemAvaliaçãoAspectos pedagógicosAmbientes Virtuais de AprendizagemO presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar instrumentos e modelos de avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), na intenção de desvelar as adjacências avaliativas desses Ambientes, em especial no que se refere as questões pedagógicas. Em termos metodológicos, adotou-se os procedimentos básicos da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e o método exploratório descritivo, que possibilitou interpretar os dados coletados e inferir que a avaliação de AVA, em grande parte, é sinônimo de mensurar o conjunto de suas ferramentas disponíveis, sendo os aspectos pedagógicos pouco evidenciado nos modelos avaliativos analisados.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5699010.22456/1982-1654.56990Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/56990/39081Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Rosana AbutakkaMorosov Alonso, KátiaMaciel, Cristiano2016-12-03T05:01:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/56990Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-12-03T05:01:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: análise de alguns instrumentos e modelos constituídos
title Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: análise de alguns instrumentos e modelos constituídos
spellingShingle Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: análise de alguns instrumentos e modelos constituídos
Anjos, Rosana Abutakka
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Avaliação
Aspectos pedagógicos
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_short Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: análise de alguns instrumentos e modelos constituídos
title_full Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: análise de alguns instrumentos e modelos constituídos
title_fullStr Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: análise de alguns instrumentos e modelos constituídos
title_full_unstemmed Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: análise de alguns instrumentos e modelos constituídos
title_sort Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: análise de alguns instrumentos e modelos constituídos
author Anjos, Rosana Abutakka
author_facet Anjos, Rosana Abutakka
Morosov Alonso, Kátia
Maciel, Cristiano
author_role author
author2 Morosov Alonso, Kátia
Maciel, Cristiano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Rosana Abutakka
Morosov Alonso, Kátia
Maciel, Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Avaliação
Aspectos pedagógicos
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
topic Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Avaliação
Aspectos pedagógicos
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
description O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar instrumentos e modelos de avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), na intenção de desvelar as adjacências avaliativas desses Ambientes, em especial no que se refere as questões pedagógicas. Em termos metodológicos, adotou-se os procedimentos básicos da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e o método exploratório descritivo, que possibilitou interpretar os dados coletados e inferir que a avaliação de AVA, em grande parte, é sinônimo de mensurar o conjunto de suas ferramentas disponíveis, sendo os aspectos pedagógicos pouco evidenciado nos modelos avaliativos analisados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/56990
10.22456/1982-1654.56990
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/56990
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.56990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/56990/39081
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA
Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183147208704