Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferro, Márcio Robério da Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Paraguaçu, Fábio, Peres, Angela Lima, Marinho, Marcela Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40301
Resumo: Sistemas de Recomendação são utilizados para sugestão de itens aos usuários de acordo com seus perfis e preferências. Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por sua vez, são ambientes computacionais, que atuam como potenciais motivadores do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância. Nesses ambientes geralmente são armazenados materiais didáticos utilizados nos cursos, com diferentes conteúdos, formatos e mídias. Com o passar do tempo, o número de materiais didáticos tende a crescer, tornando-se importante a existência de uma ferramenta que faça recomendações personalizadas aos usuários do ambiente. Assim, este trabalho apresenta a arquitetura de um sistema de recomendação de materiais didáticos, a ser utilizado em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, de forma a sugerir, aos usuários, materiais didáticos compatíveis com seus perfis. O protótipo do sistema e as adaptações necessárias ao sistema Moodle para integração com o módulo de recomendações são apresentadas neste artigo.
id UFRGS-7_fe5f78f936726cd41a244d7164a3fceb
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/40301
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagemSistemas de RecomendaçãoAmbientes Virtuais de AprendizagemEducação a DistânciaEducação a DistânciaSistemas de Recomendação são utilizados para sugestão de itens aos usuários de acordo com seus perfis e preferências. Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por sua vez, são ambientes computacionais, que atuam como potenciais motivadores do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância. Nesses ambientes geralmente são armazenados materiais didáticos utilizados nos cursos, com diferentes conteúdos, formatos e mídias. Com o passar do tempo, o número de materiais didáticos tende a crescer, tornando-se importante a existência de uma ferramenta que faça recomendações personalizadas aos usuários do ambiente. Assim, este trabalho apresenta a arquitetura de um sistema de recomendação de materiais didáticos, a ser utilizado em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, de forma a sugerir, aos usuários, materiais didáticos compatíveis com seus perfis. O protótipo do sistema e as adaptações necessárias ao sistema Moodle para integração com o módulo de recomendações são apresentadas neste artigo.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4030110.22456/1982-1654.40301Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40301/29979Ferro, Márcio Robério da CostaParaguaçu, FábioPeres, Angela LimaMarinho, Marcela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T20:30:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/40301Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-06-30T20:30:25Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem
title Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem
Ferro, Márcio Robério da Costa
Sistemas de Recomendação
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Educação a Distância
Educação a Distância
title_short Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem
author Ferro, Márcio Robério da Costa
author_facet Ferro, Márcio Robério da Costa
Paraguaçu, Fábio
Peres, Angela Lima
Marinho, Marcela Ferreira
author_role author
author2 Paraguaçu, Fábio
Peres, Angela Lima
Marinho, Marcela Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferro, Márcio Robério da Costa
Paraguaçu, Fábio
Peres, Angela Lima
Marinho, Marcela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de Recomendação
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Educação a Distância
Educação a Distância
topic Sistemas de Recomendação
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Educação a Distância
Educação a Distância
description Sistemas de Recomendação são utilizados para sugestão de itens aos usuários de acordo com seus perfis e preferências. Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por sua vez, são ambientes computacionais, que atuam como potenciais motivadores do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância. Nesses ambientes geralmente são armazenados materiais didáticos utilizados nos cursos, com diferentes conteúdos, formatos e mídias. Com o passar do tempo, o número de materiais didáticos tende a crescer, tornando-se importante a existência de uma ferramenta que faça recomendações personalizadas aos usuários do ambiente. Assim, este trabalho apresenta a arquitetura de um sistema de recomendação de materiais didáticos, a ser utilizado em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, de forma a sugerir, aos usuários, materiais didáticos compatíveis com seus perfis. O protótipo do sistema e as adaptações necessárias ao sistema Moodle para integração com o módulo de recomendações são apresentadas neste artigo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40301
10.22456/1982-1654.40301
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40301
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.40301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40301/29979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social Inclusion
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182737215488