Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40301 |
Resumo: | Sistemas de Recomendação são utilizados para sugestão de itens aos usuários de acordo com seus perfis e preferências. Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por sua vez, são ambientes computacionais, que atuam como potenciais motivadores do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância. Nesses ambientes geralmente são armazenados materiais didáticos utilizados nos cursos, com diferentes conteúdos, formatos e mídias. Com o passar do tempo, o número de materiais didáticos tende a crescer, tornando-se importante a existência de uma ferramenta que faça recomendações personalizadas aos usuários do ambiente. Assim, este trabalho apresenta a arquitetura de um sistema de recomendação de materiais didáticos, a ser utilizado em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, de forma a sugerir, aos usuários, materiais didáticos compatíveis com seus perfis. O protótipo do sistema e as adaptações necessárias ao sistema Moodle para integração com o módulo de recomendações são apresentadas neste artigo. |
id |
UFRGS-7_fe5f78f936726cd41a244d7164a3fceb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/40301 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagemSistemas de RecomendaçãoAmbientes Virtuais de AprendizagemEducação a DistânciaEducação a DistânciaSistemas de Recomendação são utilizados para sugestão de itens aos usuários de acordo com seus perfis e preferências. Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por sua vez, são ambientes computacionais, que atuam como potenciais motivadores do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância. Nesses ambientes geralmente são armazenados materiais didáticos utilizados nos cursos, com diferentes conteúdos, formatos e mídias. Com o passar do tempo, o número de materiais didáticos tende a crescer, tornando-se importante a existência de uma ferramenta que faça recomendações personalizadas aos usuários do ambiente. Assim, este trabalho apresenta a arquitetura de um sistema de recomendação de materiais didáticos, a ser utilizado em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, de forma a sugerir, aos usuários, materiais didáticos compatíveis com seus perfis. O protótipo do sistema e as adaptações necessárias ao sistema Moodle para integração com o módulo de recomendações são apresentadas neste artigo.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4030110.22456/1982-1654.40301Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40301/29979Ferro, Márcio Robério da CostaParaguaçu, FábioPeres, Angela LimaMarinho, Marcela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T20:30:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/40301Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-06-30T20:30:25Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem |
title |
Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem Ferro, Márcio Robério da Costa Sistemas de Recomendação Ambientes Virtuais de Aprendizagem Educação a Distância Educação a Distância |
title_short |
Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full |
Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_sort |
Recomendação assistida por computador de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem |
author |
Ferro, Márcio Robério da Costa |
author_facet |
Ferro, Márcio Robério da Costa Paraguaçu, Fábio Peres, Angela Lima Marinho, Marcela Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Paraguaçu, Fábio Peres, Angela Lima Marinho, Marcela Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferro, Márcio Robério da Costa Paraguaçu, Fábio Peres, Angela Lima Marinho, Marcela Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas de Recomendação Ambientes Virtuais de Aprendizagem Educação a Distância Educação a Distância |
topic |
Sistemas de Recomendação Ambientes Virtuais de Aprendizagem Educação a Distância Educação a Distância |
description |
Sistemas de Recomendação são utilizados para sugestão de itens aos usuários de acordo com seus perfis e preferências. Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por sua vez, são ambientes computacionais, que atuam como potenciais motivadores do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância. Nesses ambientes geralmente são armazenados materiais didáticos utilizados nos cursos, com diferentes conteúdos, formatos e mídias. Com o passar do tempo, o número de materiais didáticos tende a crescer, tornando-se importante a existência de uma ferramenta que faça recomendações personalizadas aos usuários do ambiente. Assim, este trabalho apresenta a arquitetura de um sistema de recomendação de materiais didáticos, a ser utilizado em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, de forma a sugerir, aos usuários, materiais didáticos compatíveis com seus perfis. O protótipo do sistema e as adaptações necessárias ao sistema Moodle para integração com o módulo de recomendações são apresentadas neste artigo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40301 10.22456/1982-1654.40301 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40301 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.40301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40301/29979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social Inclusion Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182737215488 |