A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Estabel, Lizandra Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4933
Resumo: Este artigo aborda o processo da pesquisa escolar compreendido como um novo paradigma no cenário da sala de aula. A pesquisa escolar no papel de integração e interação dos seus atores principais: os alunos, os educadores e os bibliotecários. O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) e o acesso às ferramentas de pesquisa estimulam os usuários a ampliar suas informações, desenvolver a curiosidade e o espírito crítico e reflexivo. Apresenta a biblioteca escolar e a sua importância no processo metodológico da pesquisa, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e o papel ativo dos protagonistas da pesquisa escolar, na construção de um novo paradigma, constituindo uma ação pedagógica digital em um Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador – AAMC.
id UFRGS-7_fed9f25eaeb1b8d98533e325986faf53
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/4933
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolarEste artigo aborda o processo da pesquisa escolar compreendido como um novo paradigma no cenário da sala de aula. A pesquisa escolar no papel de integração e interação dos seus atores principais: os alunos, os educadores e os bibliotecários. O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) e o acesso às ferramentas de pesquisa estimulam os usuários a ampliar suas informações, desenvolver a curiosidade e o espírito crítico e reflexivo. Apresenta a biblioteca escolar e a sua importância no processo metodológico da pesquisa, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e o papel ativo dos protagonistas da pesquisa escolar, na construção de um novo paradigma, constituindo uma ação pedagógica digital em um Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador – AAMC.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/493310.22456/1982-1654.4933Computers in education: theory & practice; Vol. 7 No. 2 (2004): Collaborative Knowledge Construction and Information Technology in EducationInformática na educação: teoria & prática; v. 7 n. 2 (2004): Construção Colaborativa do Conhecimento e Informática na Educação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4933/3339Moro, Eliane Lourdes da SilvaEstabel, Lizandra Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:24:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/4933Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:24:19Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar
title A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar
spellingShingle A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar
Moro, Eliane Lourdes da Silva
title_short A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar
title_full A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar
title_fullStr A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar
title_full_unstemmed A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar
title_sort A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar
author Moro, Eliane Lourdes da Silva
author_facet Moro, Eliane Lourdes da Silva
Estabel, Lizandra Brasil
author_role author
author2 Estabel, Lizandra Brasil
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
Estabel, Lizandra Brasil
description Este artigo aborda o processo da pesquisa escolar compreendido como um novo paradigma no cenário da sala de aula. A pesquisa escolar no papel de integração e interação dos seus atores principais: os alunos, os educadores e os bibliotecários. O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) e o acesso às ferramentas de pesquisa estimulam os usuários a ampliar suas informações, desenvolver a curiosidade e o espírito crítico e reflexivo. Apresenta a biblioteca escolar e a sua importância no processo metodológico da pesquisa, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e o papel ativo dos protagonistas da pesquisa escolar, na construção de um novo paradigma, constituindo uma ação pedagógica digital em um Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador – AAMC.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4933
10.22456/1982-1654.4933
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4933
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.4933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4933/3339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 7 No. 2 (2004): Collaborative Knowledge Construction and Information Technology in Education
Informática na educação: teoria & prática; v. 7 n. 2 (2004): Construção Colaborativa do Conhecimento e Informática na Educação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181067882496