A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4933 |
Resumo: | Este artigo aborda o processo da pesquisa escolar compreendido como um novo paradigma no cenário da sala de aula. A pesquisa escolar no papel de integração e interação dos seus atores principais: os alunos, os educadores e os bibliotecários. O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) e o acesso às ferramentas de pesquisa estimulam os usuários a ampliar suas informações, desenvolver a curiosidade e o espírito crítico e reflexivo. Apresenta a biblioteca escolar e a sua importância no processo metodológico da pesquisa, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e o papel ativo dos protagonistas da pesquisa escolar, na construção de um novo paradigma, constituindo uma ação pedagógica digital em um Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador – AAMC. |
id |
UFRGS-7_fed9f25eaeb1b8d98533e325986faf53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/4933 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolarEste artigo aborda o processo da pesquisa escolar compreendido como um novo paradigma no cenário da sala de aula. A pesquisa escolar no papel de integração e interação dos seus atores principais: os alunos, os educadores e os bibliotecários. O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) e o acesso às ferramentas de pesquisa estimulam os usuários a ampliar suas informações, desenvolver a curiosidade e o espírito crítico e reflexivo. Apresenta a biblioteca escolar e a sua importância no processo metodológico da pesquisa, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e o papel ativo dos protagonistas da pesquisa escolar, na construção de um novo paradigma, constituindo uma ação pedagógica digital em um Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador – AAMC.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/493310.22456/1982-1654.4933Computers in education: theory & practice; Vol. 7 No. 2 (2004): Collaborative Knowledge Construction and Information Technology in EducationInformática na educação: teoria & prática; v. 7 n. 2 (2004): Construção Colaborativa do Conhecimento e Informática na Educação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4933/3339Moro, Eliane Lourdes da SilvaEstabel, Lizandra Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:24:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/4933Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:24:19Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar |
title |
A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar |
spellingShingle |
A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar Moro, Eliane Lourdes da Silva |
title_short |
A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar |
title_full |
A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar |
title_fullStr |
A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar |
title_full_unstemmed |
A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar |
title_sort |
A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar |
author |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
author_facet |
Moro, Eliane Lourdes da Silva Estabel, Lizandra Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Estabel, Lizandra Brasil |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva Estabel, Lizandra Brasil |
description |
Este artigo aborda o processo da pesquisa escolar compreendido como um novo paradigma no cenário da sala de aula. A pesquisa escolar no papel de integração e interação dos seus atores principais: os alunos, os educadores e os bibliotecários. O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) e o acesso às ferramentas de pesquisa estimulam os usuários a ampliar suas informações, desenvolver a curiosidade e o espírito crítico e reflexivo. Apresenta a biblioteca escolar e a sua importância no processo metodológico da pesquisa, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e o papel ativo dos protagonistas da pesquisa escolar, na construção de um novo paradigma, constituindo uma ação pedagógica digital em um Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador – AAMC. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4933 10.22456/1982-1654.4933 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4933 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.4933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4933/3339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 7 No. 2 (2004): Collaborative Knowledge Construction and Information Technology in Education Informática na educação: teoria & prática; v. 7 n. 2 (2004): Construção Colaborativa do Conhecimento e Informática na Educação 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181067882496 |