Noologia do Currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corazza, Sandra Mara
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25923
Resumo: E se, pensando, no meio Deleuze, nos dedicássemos a uma noologia do currículo? Não nos voltaríamos, então, aos conteúdos ou à ideologia do pensamento curricular, mas, do ponto de vista de uma teoria geral do pensamento, à forma e à função desse pensamento segundo o espaço mental que ele traça. Alguém diria que esse estudo noológico não tem qualquer importância. No entanto, atenção, pode acontecer que quanto menos levarmos a sério uma teoria do pensamento do currículo, mais pensaremos de acordo com o que quer o dogmatismo de um currículo-Assentado e menos com o que deseja um currículo-Vagamundo. De modo que isso tudo tem efeitos em nossas vidas...
id UFRGS-9_04b98f4aafa55f0fd14e09eb72f4b7dc
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25923
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Noologia do Currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvidoNoologiacurrículoDeleuze.E se, pensando, no meio Deleuze, nos dedicássemos a uma noologia do currículo? Não nos voltaríamos, então, aos conteúdos ou à ideologia do pensamento curricular, mas, do ponto de vista de uma teoria geral do pensamento, à forma e à função desse pensamento segundo o espaço mental que ele traça. Alguém diria que esse estudo noológico não tem qualquer importância. No entanto, atenção, pode acontecer que quanto menos levarmos a sério uma teoria do pensamento do currículo, mais pensaremos de acordo com o que quer o dogmatismo de um currículo-Assentado e menos com o que deseja um currículo-Vagamundo. De modo que isso tudo tem efeitos em nossas vidas...FACED - UFRGS2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25923Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 27 No. 2 (2002)Educação & Realidade; v. 27 n. 2 (2002)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25923/15191Corazza, Sandra Marainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:33:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/25923Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:33:32Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Noologia do Currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvido
title Noologia do Currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvido
spellingShingle Noologia do Currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvido
Corazza, Sandra Mara
Noologia
currículo
Deleuze.
title_short Noologia do Currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvido
title_full Noologia do Currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvido
title_fullStr Noologia do Currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvido
title_full_unstemmed Noologia do Currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvido
title_sort Noologia do Currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvido
author Corazza, Sandra Mara
author_facet Corazza, Sandra Mara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corazza, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Noologia
currículo
Deleuze.
topic Noologia
currículo
Deleuze.
description E se, pensando, no meio Deleuze, nos dedicássemos a uma noologia do currículo? Não nos voltaríamos, então, aos conteúdos ou à ideologia do pensamento curricular, mas, do ponto de vista de uma teoria geral do pensamento, à forma e à função desse pensamento segundo o espaço mental que ele traça. Alguém diria que esse estudo noológico não tem qualquer importância. No entanto, atenção, pode acontecer que quanto menos levarmos a sério uma teoria do pensamento do currículo, mais pensaremos de acordo com o que quer o dogmatismo de um currículo-Assentado e menos com o que deseja um currículo-Vagamundo. De modo que isso tudo tem efeitos em nossas vidas...
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25923
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25923/15191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 27 No. 2 (2002)
Educação & Realidade; v. 27 n. 2 (2002)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984893661184