Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Mário Aleluia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643550
Resumo: O artigo apresenta alguns sentidos do trabalho realizado – nos entremeios de uma pesquisa de doutorado – em uma terceira série do Ensino Fundamental da rede municipal de Paulínia-SP, utilizando câmeras-latas na produção de agenciamentos, imaginações, efeitos, intuições. Deslocamentos do tempo e do espaço em agenciamentos currículos-fotografia-tempo pelos bairros do município. O trabalho parte de conceitos de Gilles Deleuze, colocando-os em fluxos para o campo dos estudos do currículo. Gilles Deleuze erige três formulações para o tempo que podem nos inspirar na produção de currículos nômades, ajudando-nos a traçar linhas que nos auxiliem a movimentar as formas de ser e de estar na escola. As potencialidades do encontro do currículo com os tempos “deleuzianos” são, neste trabalho, traçados, linhas do “conto” para se considerar a política curricular como estética artística.
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