A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richthofen de Freitas, Letícia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6649
Resumo: This paper presents a reflection about the construction of the Gaucho identity and about the importance of the school as a unique space where certain identitary concepts are learnt. I understand that, although these concepts are present throughout children’s school life, it is in the initial years of primary education that they are privileged. Considering that social and cultural identity is determined through the struggles of different groups to impose certain meanings, I analyse, from a non-essentialist perspective of identity, how the hegemonic representation of “being Gaucho” was formed based on the figure of the mythical Gaucho and then I proceed to a discuss the role of the school as a privileged space in the construction of that hegemonic Gaucho identity.
id UFRGS-9_06d110f5fb47ab2871648bc81e7683cf
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/6649
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade GaúchaEscola. Identidade. Gauchismo.This paper presents a reflection about the construction of the Gaucho identity and about the importance of the school as a unique space where certain identitary concepts are learnt. I understand that, although these concepts are present throughout children’s school life, it is in the initial years of primary education that they are privileged. Considering that social and cultural identity is determined through the struggles of different groups to impose certain meanings, I analyse, from a non-essentialist perspective of identity, how the hegemonic representation of “being Gaucho” was formed based on the figure of the mythical Gaucho and then I proceed to a discuss the role of the school as a privileged space in the construction of that hegemonic Gaucho identity.Este artigo objetiva fazer uma reflexão sobre a construção da identidade gaúcha e sobre a importância da Escola enquanto um espaço singular, no qual se aprendem determinados conceitos identitários. Entendo que, apesar de esses conceitos estarem presentes durante toda a vida escolar de alunos e alunas, é nas primeiras séries do Ensino Fundamental que eles são privilegiados. Considerando-se que a identidade cultural e social é definida através de lutas dos diferentes grupos pela imposição de determinados significados, analiso, a partir de uma perspectiva não-essencialista da identidade, como se formou a representação hegemônica do “ser gaúcho” a partir da figura do mito do gaúcho, para, a seguir, discutir o papel da Escola como um espaço privilegiado na construção dessa identidade gaúcha hegemônica.FACED - UFRGS2008-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6649Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 32 No. 2 (2007)Educação & Realidade; v. 32 n. 2 (2007)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6649/3966Richthofen de Freitas, Letíciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-11-10T12:48:04Zoai:seer.ufrgs.br:article/6649Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2008-11-10T12:48:04Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha
title A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha
spellingShingle A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha
Richthofen de Freitas, Letícia
Escola. Identidade. Gauchismo.
title_short A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha
title_full A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha
title_fullStr A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha
title_full_unstemmed A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha
title_sort A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha
author Richthofen de Freitas, Letícia
author_facet Richthofen de Freitas, Letícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Richthofen de Freitas, Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Identidade. Gauchismo.
topic Escola. Identidade. Gauchismo.
description This paper presents a reflection about the construction of the Gaucho identity and about the importance of the school as a unique space where certain identitary concepts are learnt. I understand that, although these concepts are present throughout children’s school life, it is in the initial years of primary education that they are privileged. Considering that social and cultural identity is determined through the struggles of different groups to impose certain meanings, I analyse, from a non-essentialist perspective of identity, how the hegemonic representation of “being Gaucho” was formed based on the figure of the mythical Gaucho and then I proceed to a discuss the role of the school as a privileged space in the construction of that hegemonic Gaucho identity.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6649
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6649/3966
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 32 No. 2 (2007)
Educação & Realidade; v. 32 n. 2 (2007)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766983571406848