A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6649 |
Resumo: | This paper presents a reflection about the construction of the Gaucho identity and about the importance of the school as a unique space where certain identitary concepts are learnt. I understand that, although these concepts are present throughout children’s school life, it is in the initial years of primary education that they are privileged. Considering that social and cultural identity is determined through the struggles of different groups to impose certain meanings, I analyse, from a non-essentialist perspective of identity, how the hegemonic representation of “being Gaucho” was formed based on the figure of the mythical Gaucho and then I proceed to a discuss the role of the school as a privileged space in the construction of that hegemonic Gaucho identity. |
id |
UFRGS-9_06d110f5fb47ab2871648bc81e7683cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/6649 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade GaúchaEscola. Identidade. Gauchismo.This paper presents a reflection about the construction of the Gaucho identity and about the importance of the school as a unique space where certain identitary concepts are learnt. I understand that, although these concepts are present throughout children’s school life, it is in the initial years of primary education that they are privileged. Considering that social and cultural identity is determined through the struggles of different groups to impose certain meanings, I analyse, from a non-essentialist perspective of identity, how the hegemonic representation of “being Gaucho” was formed based on the figure of the mythical Gaucho and then I proceed to a discuss the role of the school as a privileged space in the construction of that hegemonic Gaucho identity.Este artigo objetiva fazer uma reflexão sobre a construção da identidade gaúcha e sobre a importância da Escola enquanto um espaço singular, no qual se aprendem determinados conceitos identitários. Entendo que, apesar de esses conceitos estarem presentes durante toda a vida escolar de alunos e alunas, é nas primeiras séries do Ensino Fundamental que eles são privilegiados. Considerando-se que a identidade cultural e social é definida através de lutas dos diferentes grupos pela imposição de determinados significados, analiso, a partir de uma perspectiva não-essencialista da identidade, como se formou a representação hegemônica do “ser gaúcho” a partir da figura do mito do gaúcho, para, a seguir, discutir o papel da Escola como um espaço privilegiado na construção dessa identidade gaúcha hegemônica.FACED - UFRGS2008-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6649Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 32 No. 2 (2007)Educação & Realidade; v. 32 n. 2 (2007)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6649/3966Richthofen de Freitas, Letíciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-11-10T12:48:04Zoai:seer.ufrgs.br:article/6649Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2008-11-10T12:48:04Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha |
title |
A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha |
spellingShingle |
A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha Richthofen de Freitas, Letícia Escola. Identidade. Gauchismo. |
title_short |
A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha |
title_full |
A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha |
title_fullStr |
A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha |
title_full_unstemmed |
A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha |
title_sort |
A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha |
author |
Richthofen de Freitas, Letícia |
author_facet |
Richthofen de Freitas, Letícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Richthofen de Freitas, Letícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola. Identidade. Gauchismo. |
topic |
Escola. Identidade. Gauchismo. |
description |
This paper presents a reflection about the construction of the Gaucho identity and about the importance of the school as a unique space where certain identitary concepts are learnt. I understand that, although these concepts are present throughout children’s school life, it is in the initial years of primary education that they are privileged. Considering that social and cultural identity is determined through the struggles of different groups to impose certain meanings, I analyse, from a non-essentialist perspective of identity, how the hegemonic representation of “being Gaucho” was formed based on the figure of the mythical Gaucho and then I proceed to a discuss the role of the school as a privileged space in the construction of that hegemonic Gaucho identity. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6649 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6649/3966 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 32 No. 2 (2007) Educação & Realidade; v. 32 n. 2 (2007) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766983571406848 |