O Sujeito do Conhecimento a partir do seu Lugar de Efeito.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rickes, Simone Moschen
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25642
Resumo: O presente artigo percorre as temáticas da estruturação do sujeito cognitivo, tendo como base os aportes de Piaget, e da estruturação do sujeito psíquico, tendo como base os aportes de Freud e Lacan. A partir deste percurso, o texto situa elementos conceituais que permitem propor algumas implicações, para o campo da Educação, da concepção da estruturação do sujeito como um efeito do operar de mecanismos de fechamento do sistema cognitivo (Piaget, 1974,1975) e de alienação ao campo do Outro (Lacan, 1957-58, 1964).
id UFRGS-9_0d46dc0ef914a96ce95ade9ac3ff754d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25642
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling O Sujeito do Conhecimento a partir do seu Lugar de Efeito.Educaçãofechamento do sistema cognitivoalienaçãopsicanáliseepistemologia genética.O presente artigo percorre as temáticas da estruturação do sujeito cognitivo, tendo como base os aportes de Piaget, e da estruturação do sujeito psíquico, tendo como base os aportes de Freud e Lacan. A partir deste percurso, o texto situa elementos conceituais que permitem propor algumas implicações, para o campo da Educação, da concepção da estruturação do sujeito como um efeito do operar de mecanismos de fechamento do sistema cognitivo (Piaget, 1974,1975) e de alienação ao campo do Outro (Lacan, 1957-58, 1964).FACED - UFRGS2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25642Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 2 (2003)Educação & Realidade; v. 28 n. 2 (2003)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25642/14980Rickes, Simone Moscheninfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:20:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/25642Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:20:17Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Sujeito do Conhecimento a partir do seu Lugar de Efeito.
title O Sujeito do Conhecimento a partir do seu Lugar de Efeito.
spellingShingle O Sujeito do Conhecimento a partir do seu Lugar de Efeito.
Rickes, Simone Moschen
Educação
fechamento do sistema cognitivo
alienação
psicanálise
epistemologia genética.
title_short O Sujeito do Conhecimento a partir do seu Lugar de Efeito.
title_full O Sujeito do Conhecimento a partir do seu Lugar de Efeito.
title_fullStr O Sujeito do Conhecimento a partir do seu Lugar de Efeito.
title_full_unstemmed O Sujeito do Conhecimento a partir do seu Lugar de Efeito.
title_sort O Sujeito do Conhecimento a partir do seu Lugar de Efeito.
author Rickes, Simone Moschen
author_facet Rickes, Simone Moschen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rickes, Simone Moschen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
fechamento do sistema cognitivo
alienação
psicanálise
epistemologia genética.
topic Educação
fechamento do sistema cognitivo
alienação
psicanálise
epistemologia genética.
description O presente artigo percorre as temáticas da estruturação do sujeito cognitivo, tendo como base os aportes de Piaget, e da estruturação do sujeito psíquico, tendo como base os aportes de Freud e Lacan. A partir deste percurso, o texto situa elementos conceituais que permitem propor algumas implicações, para o campo da Educação, da concepção da estruturação do sujeito como um efeito do operar de mecanismos de fechamento do sistema cognitivo (Piaget, 1974,1975) e de alienação ao campo do Outro (Lacan, 1957-58, 1964).
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25642
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25642/14980
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 2 (2003)
Educação & Realidade; v. 28 n. 2 (2003)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984868495360