Valores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaudiano, Edgar González
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: de Katra, Lyle Figueroa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9081
Resumo: Neste artigo queremos colocar acento na vinculação entre valores concernentes ao meio ambiente e processos educativos formais. O sistema educacional mexicano assume as ações relacionadas ao ambiental como parte das ciências naturais, um enfoque já superado em outros países, inclusive de menor desenvolvimento que o nosso. Obviamente isto impede o entendimento da dimensão ambiental de muitos problemas sérios da nação, como o consumismo, a migração e a desigualdade social, para citarmos alguns. Propomos reflexões que nos instiguem a resignificar a ética centrada no presente e nas relações interpessoais, para uma ética do futuro com ênfase nas relações entre seres humanos e destes com seu entorno.
id UFRGS-9_0d7809d0a5adf503efc4ac946a2a0dfe
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/9081
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Valores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construçãoEducação ambientalValoresÉticaNeste artigo queremos colocar acento na vinculação entre valores concernentes ao meio ambiente e processos educativos formais. O sistema educacional mexicano assume as ações relacionadas ao ambiental como parte das ciências naturais, um enfoque já superado em outros países, inclusive de menor desenvolvimento que o nosso. Obviamente isto impede o entendimento da dimensão ambiental de muitos problemas sérios da nação, como o consumismo, a migração e a desigualdade social, para citarmos alguns. Propomos reflexões que nos instiguem a resignificar a ética centrada no presente e nas relações interpessoais, para uma ética do futuro com ênfase nas relações entre seres humanos e destes com seu entorno.FACED - UFRGS2009-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9081Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 3 (2009)Educação & Realidade; v. 34 n. 3 (2009)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9081/6707Gaudiano, Edgar Gonzálezde Katra, Lyle Figueroainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-12-11T20:03:06Zoai:seer.ufrgs.br:article/9081Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2009-12-11T20:03:06Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Valores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção
title Valores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção
spellingShingle Valores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção
Gaudiano, Edgar González
Educação ambiental
Valores
Ética
title_short Valores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção
title_full Valores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção
title_fullStr Valores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção
title_full_unstemmed Valores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção
title_sort Valores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção
author Gaudiano, Edgar González
author_facet Gaudiano, Edgar González
de Katra, Lyle Figueroa
author_role author
author2 de Katra, Lyle Figueroa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaudiano, Edgar González
de Katra, Lyle Figueroa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Valores
Ética
topic Educação ambiental
Valores
Ética
description Neste artigo queremos colocar acento na vinculação entre valores concernentes ao meio ambiente e processos educativos formais. O sistema educacional mexicano assume as ações relacionadas ao ambiental como parte das ciências naturais, um enfoque já superado em outros países, inclusive de menor desenvolvimento que o nosso. Obviamente isto impede o entendimento da dimensão ambiental de muitos problemas sérios da nação, como o consumismo, a migração e a desigualdade social, para citarmos alguns. Propomos reflexões que nos instiguem a resignificar a ética centrada no presente e nas relações interpessoais, para uma ética do futuro com ênfase nas relações entre seres humanos e destes com seu entorno.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9081
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9081/6707
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 3 (2009)
Educação & Realidade; v. 34 n. 3 (2009)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984036974592