Contribuições para o trabalho com valores em Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200008 http://hdl.handle.net/11449/20592 |
Resumo: | Neste artigo discute-se o trabalho com valores em Educação Ambiental, o que exige uma fundamentação e posicionamento adequados. Diante do impasse entre posições relativistas e universalistas para a educação em valores, aponta-se para a necessidade de explicitar nossa posição e ação em favor dos valores ambientalmente desejáveis, considerando que as questões envolvidas com o meio ambiente dizem respeito à vida e à sobrevivência de todos os seres do planeta. Estes valores podem ser identificados junto aos princípios presentes no Tratado de educação global para sociedades sustentáveis e responsabilidade global, apresentado pela sociedade civil na ECO-92. Por fim, ressalta-se a necessidade de se desenvolverem estratégias educativas que envolvam as dimensões aqui denominadas de cognição, afetividade e ação, resultando em um trabalho abrangente, que amplie as possibilidades de o indivíduo apreender, de maneira mais efetiva, um dado valor, tendo, então, melhores condições de construí-lo em sua vida. |
id |
UNSP_6d963558053271a4564caeac9f1ee9fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/20592 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Contribuições para o trabalho com valores em Educação AmbientalContributions to deal with values in Environmental EducationEducação ambientalConteúdo valorativo da Educação AmbientalEducação em valoresValores éticos e estéticos em Educação AmbientalEnvironmental EducationValue content of Environmental EducationValues educationAesthetic and ethic values in Environmental EducationNeste artigo discute-se o trabalho com valores em Educação Ambiental, o que exige uma fundamentação e posicionamento adequados. Diante do impasse entre posições relativistas e universalistas para a educação em valores, aponta-se para a necessidade de explicitar nossa posição e ação em favor dos valores ambientalmente desejáveis, considerando que as questões envolvidas com o meio ambiente dizem respeito à vida e à sobrevivência de todos os seres do planeta. Estes valores podem ser identificados junto aos princípios presentes no Tratado de educação global para sociedades sustentáveis e responsabilidade global, apresentado pela sociedade civil na ECO-92. Por fim, ressalta-se a necessidade de se desenvolverem estratégias educativas que envolvam as dimensões aqui denominadas de cognição, afetividade e ação, resultando em um trabalho abrangente, que amplie as possibilidades de o indivíduo apreender, de maneira mais efetiva, um dado valor, tendo, então, melhores condições de construí-lo em sua vida.In this paper we discuss the value content of Environmental Education, because it requires an adequate theoretical basis and positioning. The relativist and universalistic positions are presented and it is pointed out that the environmental questions and their respective values mean much more than simple personal options. This is because the environmental questions concern life and the survival of all living beings on the planet. Thus, we must make our position and actions consistent with these values. They are identified in the principles reported in Treatise for the global education for sustainable societies and global responsibility, which was elaborated by the civil society at ECO-92. It is also considered that values education is an issue focusing on the dimensions of cognition, feelings and action. All these three dimensions aim at achieving a broader result.Unesp Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUnesp Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]2013-09-30T19:26:03Z2014-05-20T13:57:48Z2013-09-30T19:26:03Z2014-05-20T13:57:48Z2008-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article295-306application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200008Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 2, p. 295-306, 2008.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2059210.1590/S1516-73132008000200008S1516-73132008000200008S1516-73132008000200008.pdf4980307107078303SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-13T06:30:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/20592Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:49:05.609807Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições para o trabalho com valores em Educação Ambiental Contributions to deal with values in Environmental Education |
title |
Contribuições para o trabalho com valores em Educação Ambiental |
spellingShingle |
Contribuições para o trabalho com valores em Educação Ambiental Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] Educação ambiental Conteúdo valorativo da Educação Ambiental Educação em valores Valores éticos e estéticos em Educação Ambiental Environmental Education Value content of Environmental Education Values education Aesthetic and ethic values in Environmental Education |
title_short |
Contribuições para o trabalho com valores em Educação Ambiental |
title_full |
Contribuições para o trabalho com valores em Educação Ambiental |
title_fullStr |
Contribuições para o trabalho com valores em Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
Contribuições para o trabalho com valores em Educação Ambiental |
title_sort |
Contribuições para o trabalho com valores em Educação Ambiental |
author |
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] |
author_facet |
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Conteúdo valorativo da Educação Ambiental Educação em valores Valores éticos e estéticos em Educação Ambiental Environmental Education Value content of Environmental Education Values education Aesthetic and ethic values in Environmental Education |
topic |
Educação ambiental Conteúdo valorativo da Educação Ambiental Educação em valores Valores éticos e estéticos em Educação Ambiental Environmental Education Value content of Environmental Education Values education Aesthetic and ethic values in Environmental Education |
description |
Neste artigo discute-se o trabalho com valores em Educação Ambiental, o que exige uma fundamentação e posicionamento adequados. Diante do impasse entre posições relativistas e universalistas para a educação em valores, aponta-se para a necessidade de explicitar nossa posição e ação em favor dos valores ambientalmente desejáveis, considerando que as questões envolvidas com o meio ambiente dizem respeito à vida e à sobrevivência de todos os seres do planeta. Estes valores podem ser identificados junto aos princípios presentes no Tratado de educação global para sociedades sustentáveis e responsabilidade global, apresentado pela sociedade civil na ECO-92. Por fim, ressalta-se a necessidade de se desenvolverem estratégias educativas que envolvam as dimensões aqui denominadas de cognição, afetividade e ação, resultando em um trabalho abrangente, que amplie as possibilidades de o indivíduo apreender, de maneira mais efetiva, um dado valor, tendo, então, melhores condições de construí-lo em sua vida. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 2013-09-30T19:26:03Z 2013-09-30T19:26:03Z 2014-05-20T13:57:48Z 2014-05-20T13:57:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200008 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 2, p. 295-306, 2008. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/20592 10.1590/S1516-73132008000200008 S1516-73132008000200008 S1516-73132008000200008.pdf 4980307107078303 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200008 http://hdl.handle.net/11449/20592 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 2, p. 295-306, 2008. 1516-7313 10.1590/S1516-73132008000200008 S1516-73132008000200008 S1516-73132008000200008.pdf 4980307107078303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
295-306 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129465577897984 |