Pedagogia da Performance: do uso poético da palavra na prática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11084 |
Resumo: | O que é o ato pedagógico senão um anelo poético-político, um desígnio premeditado de constituição, formação e, ulteriormente, de transformação do indivíduo pela comunicação? É o anelo da comunicação que funda, de maneira expressa, o sujeito e seu conhecimento. A busca pelo êxito da comunicação corresponde, nesse sentido, à busca pelo êxito do próprio ato da educação, isto é, a constituição e expressão de sujeitos – daquela idéia mesma formulada pela promessa moderna, ainda não realizada, da autonomia e da emancipação. Eis, portanto, o anelo deste trabalho: encontrar e analisar os aspectos que materializam na palavra seu sentido, para daí verificar em que medida o uso da palavra poético – em detrimento de um uso de palavra meramente instrumental, com vistas à manipulação técnica do conhecimento – é um uso mais eficaz para a prática educativa. Pensa-se aqui, a performance como ação expressiva e a pedagogia como performance. |
id |
UFRGS-9_1789d775f2c3716dda0b651bc0596f42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/11084 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia da Performance: do uso poético da palavra na prática educativaEducação. Performance. Comunicação.O que é o ato pedagógico senão um anelo poético-político, um desígnio premeditado de constituição, formação e, ulteriormente, de transformação do indivíduo pela comunicação? É o anelo da comunicação que funda, de maneira expressa, o sujeito e seu conhecimento. A busca pelo êxito da comunicação corresponde, nesse sentido, à busca pelo êxito do próprio ato da educação, isto é, a constituição e expressão de sujeitos – daquela idéia mesma formulada pela promessa moderna, ainda não realizada, da autonomia e da emancipação. Eis, portanto, o anelo deste trabalho: encontrar e analisar os aspectos que materializam na palavra seu sentido, para daí verificar em que medida o uso da palavra poético – em detrimento de um uso de palavra meramente instrumental, com vistas à manipulação técnica do conhecimento – é um uso mais eficaz para a prática educativa. Pensa-se aqui, a performance como ação expressiva e a pedagogia como performance.FACED - UFRGS2010-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11084Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 2 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 2 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11084/9448Pereira, Marcelo de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-16T13:17:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/11084Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-16T13:17:49Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia da Performance: do uso poético da palavra na prática educativa |
title |
Pedagogia da Performance: do uso poético da palavra na prática educativa |
spellingShingle |
Pedagogia da Performance: do uso poético da palavra na prática educativa Pereira, Marcelo de Andrade Educação. Performance. Comunicação. |
title_short |
Pedagogia da Performance: do uso poético da palavra na prática educativa |
title_full |
Pedagogia da Performance: do uso poético da palavra na prática educativa |
title_fullStr |
Pedagogia da Performance: do uso poético da palavra na prática educativa |
title_full_unstemmed |
Pedagogia da Performance: do uso poético da palavra na prática educativa |
title_sort |
Pedagogia da Performance: do uso poético da palavra na prática educativa |
author |
Pereira, Marcelo de Andrade |
author_facet |
Pereira, Marcelo de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcelo de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Performance. Comunicação. |
topic |
Educação. Performance. Comunicação. |
description |
O que é o ato pedagógico senão um anelo poético-político, um desígnio premeditado de constituição, formação e, ulteriormente, de transformação do indivíduo pela comunicação? É o anelo da comunicação que funda, de maneira expressa, o sujeito e seu conhecimento. A busca pelo êxito da comunicação corresponde, nesse sentido, à busca pelo êxito do próprio ato da educação, isto é, a constituição e expressão de sujeitos – daquela idéia mesma formulada pela promessa moderna, ainda não realizada, da autonomia e da emancipação. Eis, portanto, o anelo deste trabalho: encontrar e analisar os aspectos que materializam na palavra seu sentido, para daí verificar em que medida o uso da palavra poético – em detrimento de um uso de palavra meramente instrumental, com vistas à manipulação técnica do conhecimento – é um uso mais eficaz para a prática educativa. Pensa-se aqui, a performance como ação expressiva e a pedagogia como performance. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11084 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11084/9448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 2 (2010) Educação & Realidade; v. 35 n. 2 (2010) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984085209089 |