O Impacto Financeiro da Ampliação da Obrigatoriedade Escolar no Contexto do FUNDEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15128 |
Resumo: | O artigo analisa o impacto financeiro da ampliação da obrigatoriedade do ensino da faixa etária de 6 a 14 para 4 a 17 anos, estabelecido pela Emenda Constitucional 59/2009. A análise foi realizada a partir dos dados da PNAD e dos valores previstos para o FUNDEB. Verificou-se que deverão ser matriculados 3,9 milhões de novos alunos para atingir as metas da Emenda 59 até 2016, tendo por referência a população de 2008, e que a ampliação do atendimento significará uma redução do recurso disponibilizado por aluno praticado pelo FUNDEB, caso não haja o aporte de novos recursos para o fundo, da ordem de R$ 7,9 bilhões. Os dados mostraram que a ampliação é importante, sobretudo porque a parcela da população que ainda não teve acesso ao ensino é composta, em maior proporção, por crianças e jovens afrodescendentes, de famílias pobres, cujos pais tiveram pouco acesso ao ensino formal. |
id |
UFRGS-9_1848098679a0c479c346e9e3f7ee7ec8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/15128 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
O Impacto Financeiro da Ampliação da Obrigatoriedade Escolar no Contexto do FUNDEBAmpliação da Obrigatoriedade do Ensino. FUNDEB. Gasto por Aluno. Acesso ao Ensino.O artigo analisa o impacto financeiro da ampliação da obrigatoriedade do ensino da faixa etária de 6 a 14 para 4 a 17 anos, estabelecido pela Emenda Constitucional 59/2009. A análise foi realizada a partir dos dados da PNAD e dos valores previstos para o FUNDEB. Verificou-se que deverão ser matriculados 3,9 milhões de novos alunos para atingir as metas da Emenda 59 até 2016, tendo por referência a população de 2008, e que a ampliação do atendimento significará uma redução do recurso disponibilizado por aluno praticado pelo FUNDEB, caso não haja o aporte de novos recursos para o fundo, da ordem de R$ 7,9 bilhões. Os dados mostraram que a ampliação é importante, sobretudo porque a parcela da população que ainda não teve acesso ao ensino é composta, em maior proporção, por crianças e jovens afrodescendentes, de famílias pobres, cujos pais tiveram pouco acesso ao ensino formal.FACED - UFRGS2011-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15128Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15128/12931Pinto, José Marcelino de RezendeAlves, Thiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-25T19:59:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/15128Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-08-25T19:59:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Impacto Financeiro da Ampliação da Obrigatoriedade Escolar no Contexto do FUNDEB |
title |
O Impacto Financeiro da Ampliação da Obrigatoriedade Escolar no Contexto do FUNDEB |
spellingShingle |
O Impacto Financeiro da Ampliação da Obrigatoriedade Escolar no Contexto do FUNDEB Pinto, José Marcelino de Rezende Ampliação da Obrigatoriedade do Ensino. FUNDEB. Gasto por Aluno. Acesso ao Ensino. |
title_short |
O Impacto Financeiro da Ampliação da Obrigatoriedade Escolar no Contexto do FUNDEB |
title_full |
O Impacto Financeiro da Ampliação da Obrigatoriedade Escolar no Contexto do FUNDEB |
title_fullStr |
O Impacto Financeiro da Ampliação da Obrigatoriedade Escolar no Contexto do FUNDEB |
title_full_unstemmed |
O Impacto Financeiro da Ampliação da Obrigatoriedade Escolar no Contexto do FUNDEB |
title_sort |
O Impacto Financeiro da Ampliação da Obrigatoriedade Escolar no Contexto do FUNDEB |
author |
Pinto, José Marcelino de Rezende |
author_facet |
Pinto, José Marcelino de Rezende Alves, Thiago |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Thiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, José Marcelino de Rezende Alves, Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ampliação da Obrigatoriedade do Ensino. FUNDEB. Gasto por Aluno. Acesso ao Ensino. |
topic |
Ampliação da Obrigatoriedade do Ensino. FUNDEB. Gasto por Aluno. Acesso ao Ensino. |
description |
O artigo analisa o impacto financeiro da ampliação da obrigatoriedade do ensino da faixa etária de 6 a 14 para 4 a 17 anos, estabelecido pela Emenda Constitucional 59/2009. A análise foi realizada a partir dos dados da PNAD e dos valores previstos para o FUNDEB. Verificou-se que deverão ser matriculados 3,9 milhões de novos alunos para atingir as metas da Emenda 59 até 2016, tendo por referência a população de 2008, e que a ampliação do atendimento significará uma redução do recurso disponibilizado por aluno praticado pelo FUNDEB, caso não haja o aporte de novos recursos para o fundo, da ordem de R$ 7,9 bilhões. Os dados mostraram que a ampliação é importante, sobretudo porque a parcela da população que ainda não teve acesso ao ensino é composta, em maior proporção, por crianças e jovens afrodescendentes, de famílias pobres, cujos pais tiveram pouco acesso ao ensino formal. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15128 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15128/12931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011) Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984408170496 |