A Experiência é Formadora?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwartz, Yves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11030
Resumo: RESUMO – A experiência é formadora?  Este texto interroga-se sobre a função formadora da experiência e propõe uma série de questões, entre elas, o que é a experiência? Trata-se de formar aquele que faz experiência ou aquele que não tem esta experiência? Formar para fazer o quê? Como fazer falar a experiência? Qual é a articulação possível entre o polo do saber formal e aquele da experiência? O autor aborda essas questões problematizando a história filosófica do conceito de experiência. Essa passagem pela filosofia indica que é preciso pensar outra coisa, além disso, que foi pensado até o momento como experiência, para poder dar um sentido à questão de saber se ela é formadora.
id UFRGS-9_276546b53c54f2dd559bb8901c921d66
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/11030
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling A Experiência é Formadora?Ergologia. Saber. Experiência. Trabalho. Educação.RESUMO – A experiência é formadora?  Este texto interroga-se sobre a função formadora da experiência e propõe uma série de questões, entre elas, o que é a experiência? Trata-se de formar aquele que faz experiência ou aquele que não tem esta experiência? Formar para fazer o quê? Como fazer falar a experiência? Qual é a articulação possível entre o polo do saber formal e aquele da experiência? O autor aborda essas questões problematizando a história filosófica do conceito de experiência. Essa passagem pela filosofia indica que é preciso pensar outra coisa, além disso, que foi pensado até o momento como experiência, para poder dar um sentido à questão de saber se ela é formadora.FACED - UFRGS2010-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11030Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11030/7181Schwartz, Yvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-16T13:21:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/11030Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-16T13:21:59Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Experiência é Formadora?
title A Experiência é Formadora?
spellingShingle A Experiência é Formadora?
Schwartz, Yves
Ergologia. Saber. Experiência. Trabalho. Educação.
title_short A Experiência é Formadora?
title_full A Experiência é Formadora?
title_fullStr A Experiência é Formadora?
title_full_unstemmed A Experiência é Formadora?
title_sort A Experiência é Formadora?
author Schwartz, Yves
author_facet Schwartz, Yves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwartz, Yves
dc.subject.por.fl_str_mv Ergologia. Saber. Experiência. Trabalho. Educação.
topic Ergologia. Saber. Experiência. Trabalho. Educação.
description RESUMO – A experiência é formadora?  Este texto interroga-se sobre a função formadora da experiência e propõe uma série de questões, entre elas, o que é a experiência? Trata-se de formar aquele que faz experiência ou aquele que não tem esta experiência? Formar para fazer o quê? Como fazer falar a experiência? Qual é a articulação possível entre o polo do saber formal e aquele da experiência? O autor aborda essas questões problematizando a história filosófica do conceito de experiência. Essa passagem pela filosofia indica que é preciso pensar outra coisa, além disso, que foi pensado até o momento como experiência, para poder dar um sentido à questão de saber se ela é formadora.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11030
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11030/7181
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010)
Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984083111936