Uma Pesquisa Longitudinal sobre Professores e Computadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gilberto Lacerda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23080
Resumo: O artigo relata uma pesquisa longitudinal, realizada em sete anos, por meio de seis dissertações de mestrado conduzidas por professores da rede pública de ensino do Distrito Federal acerca do uso do computador por seus pares em exercício no ensino fundamental, e norteada pelas seguintes questões: de que forma o professor pode utilizar a tecnologia da informática para conceber seu próprio material didático? Que critérios devem pautar a escolha de dispositivos informáticos suscetíveis de apoiarem o seu trabalho pedagógico? Qual o impacto da informática educativa na organização do trabalho pedagógico? As respostas encontradas permitem que elaboremos uma série de recomendações para a formação docente a partir da consideração da educação mediada pela informática como condição de pertinência da escola, como objeto de investigação e como desafio ao trabalho docente.
id UFRGS-9_280d0fb82a04e6581b09d0ce4bf98249
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/23080
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Uma Pesquisa Longitudinal sobre Professores e ComputadoresComputadores na Educação. Pesquisa Longitudinal. Professores e Computadores.O artigo relata uma pesquisa longitudinal, realizada em sete anos, por meio de seis dissertações de mestrado conduzidas por professores da rede pública de ensino do Distrito Federal acerca do uso do computador por seus pares em exercício no ensino fundamental, e norteada pelas seguintes questões: de que forma o professor pode utilizar a tecnologia da informática para conceber seu próprio material didático? Que critérios devem pautar a escolha de dispositivos informáticos suscetíveis de apoiarem o seu trabalho pedagógico? Qual o impacto da informática educativa na organização do trabalho pedagógico? As respostas encontradas permitem que elaboremos uma série de recomendações para a formação docente a partir da consideração da educação mediada pela informática como condição de pertinência da escola, como objeto de investigação e como desafio ao trabalho docente.FACED - UFRGS2011-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23080Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 3 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 3 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23080/14352Santos, Gilberto Lacerdainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-08T18:03:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/23080Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-12-08T18:03:48Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Pesquisa Longitudinal sobre Professores e Computadores
title Uma Pesquisa Longitudinal sobre Professores e Computadores
spellingShingle Uma Pesquisa Longitudinal sobre Professores e Computadores
Santos, Gilberto Lacerda
Computadores na Educação. Pesquisa Longitudinal. Professores e Computadores.
title_short Uma Pesquisa Longitudinal sobre Professores e Computadores
title_full Uma Pesquisa Longitudinal sobre Professores e Computadores
title_fullStr Uma Pesquisa Longitudinal sobre Professores e Computadores
title_full_unstemmed Uma Pesquisa Longitudinal sobre Professores e Computadores
title_sort Uma Pesquisa Longitudinal sobre Professores e Computadores
author Santos, Gilberto Lacerda
author_facet Santos, Gilberto Lacerda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gilberto Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Computadores na Educação. Pesquisa Longitudinal. Professores e Computadores.
topic Computadores na Educação. Pesquisa Longitudinal. Professores e Computadores.
description O artigo relata uma pesquisa longitudinal, realizada em sete anos, por meio de seis dissertações de mestrado conduzidas por professores da rede pública de ensino do Distrito Federal acerca do uso do computador por seus pares em exercício no ensino fundamental, e norteada pelas seguintes questões: de que forma o professor pode utilizar a tecnologia da informática para conceber seu próprio material didático? Que critérios devem pautar a escolha de dispositivos informáticos suscetíveis de apoiarem o seu trabalho pedagógico? Qual o impacto da informática educativa na organização do trabalho pedagógico? As respostas encontradas permitem que elaboremos uma série de recomendações para a formação docente a partir da consideração da educação mediada pela informática como condição de pertinência da escola, como objeto de investigação e como desafio ao trabalho docente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23080
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23080/14352
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 3 (2011)
Educação & Realidade; v. 36 n. 3 (2011)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984808726528