Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damiani, Magda Floriana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bielemann, Renata Moraes, Menezes, Ana Baptista, Goncalves, Helen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911
Resumo: Explora-se a associação entre reprovação escolar e uso domestico de computador, entre os 5.249 integrantes do estudo longitudinal “Coorte de Nascimentos de Pelotas, 1993”, que vem sendo realizado nessa cidade do sul do Brasil (RS). Os dados foram coletados quando os sujeitos tinham 11, 15 e 18 anos e analisados por meio dos seguintes testes estatisticos: Qui-quadrado de Pearson (nas analises brutas) e Regressao de Poisson (nas analises multivariadas, ajustando para sexo, escolaridade materna e indice de bens). O uso de computador esteve associado à menor ocorrencia de reprovação, em cada uma das idades, quando comparado ao nao uso, tanto nas analises brutas, quanto na maior parte das analises multivariadas. Da mesma forma, o uso do computador em cada uma das idades resultou em menores taxas de reprovação nas idades posteriores. O estudo longitudinal permitiu considerar a temporalidade na analise, identificando um possivel periodo sensivel – ate os 11 anos – em que o uso desse equipamento esteve associado à menor reprovação, nessa e nas outras idades analisadas.  
id CESGRANRIO_ccf6c051dae70e25720f4b1fcea6fbf2
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/911
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinalAfter all, is home computer use associated to the decrease of school failure? Outcomes from a longitudinal studyDespues de todo, ¿el uso domestico de computadoras esta asociado con la disminucion del fracaso escolar? Resultados de un estudio longitudinalUso domestico de computadoras; Reprobacion escolar; Estudio longitudinalUso domestico de computador; Reprovação escolar; Estudo longitudinalDomestic computer use; Grade failure; Longitudinal studyExplora-se a associação entre reprovação escolar e uso domestico de computador, entre os 5.249 integrantes do estudo longitudinal “Coorte de Nascimentos de Pelotas, 1993”, que vem sendo realizado nessa cidade do sul do Brasil (RS). Os dados foram coletados quando os sujeitos tinham 11, 15 e 18 anos e analisados por meio dos seguintes testes estatisticos: Qui-quadrado de Pearson (nas analises brutas) e Regressao de Poisson (nas analises multivariadas, ajustando para sexo, escolaridade materna e indice de bens). O uso de computador esteve associado à menor ocorrencia de reprovação, em cada uma das idades, quando comparado ao nao uso, tanto nas analises brutas, quanto na maior parte das analises multivariadas. Da mesma forma, o uso do computador em cada uma das idades resultou em menores taxas de reprovação nas idades posteriores. O estudo longitudinal permitiu considerar a temporalidade na analise, identificando um possivel periodo sensivel – ate os 11 anos – em que o uso desse equipamento esteve associado à menor reprovação, nessa e nas outras idades analisadas.  This paper explores the association between school failure and home computer use, among the 5.249 members of the longitudinal study “Cohorte de nacimiento Pelotas 1993”, being held in this Southern Brazilian city. Data were collected at ages 11, 15 and 18 and analyzed through the use of the following statistical tests: Chi-square (for the gross analyses) and Poisson Regression (for the multivariate analysis, adjusted for sex, maternal education and socioeconomic index). Computer use was associated with a lower incidence of failure in every age, when compared to no use, both in the gross and the multivariate analyses. Likewise, the use of computers at each age resulted in lower failure rates at later ages. The longitudinal study allowed us to consider temporality in the analyses, identifying a possible sensitive period – up to 11 years of age – in which the use of the equipment was associated with lower school failure, at that and at the other analyzed ages.Se explora la asociacion entre la reprobacion escolar y el uso domestico de computadoras entre los 5.249 miembros del estudio longitudinal “Cohorte de nacimiento Pelotas 1993”, que se lleva a cabo en esa ciudad de sur de Brasil. Los datos fueron recogidos a los 11, 15 y 18 años y se analizaron mediante las siguientes pruebas estadisticas: Chi-cuadrado (para el analisis bruto) y Regresion de Poisson (para el analisis multivariado, ajustando por sexo, educacion materna e indice de propiedad). El uso de computadoras se asocio con menor incidencia de fracaso en todas las epocas, en comparacion con el no uso, tanto en el analisis bruto, como en la mayoria de los analisis multivariados. Del mismo modo, el uso de computadoras en cada edad resulto en tasas de reprobacion inferiores en las edades posteriores. El estudio longitudinal permitio considerar la temporalidad en el analisis y la identificacion de un posible periodo sensible – hasta los 11 años – em el que el uso de dicho equipo se asocio con la reprobacion mas baja, en esa y en las otras edades analizadas.Fundação CesgranrioDamiani, Magda FlorianaBielemann, Renata MoraesMenezes, Ana BaptistaGoncalves, Helen2016-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/91110.1590/S0104-40362016000100003Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 59-811809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911/431https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911/432https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911/433Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-16T22:01:48Zoai:ojs.localhost:article/911Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-05-16T22:01:48Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal
After all, is home computer use associated to the decrease of school failure? Outcomes from a longitudinal study
Despues de todo, ¿el uso domestico de computadoras esta asociado con la disminucion del fracaso escolar? Resultados de un estudio longitudinal
title Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal
spellingShingle Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal
Damiani, Magda Floriana
Uso domestico de computadoras; Reprobacion escolar; Estudio longitudinal
Uso domestico de computador; Reprovação escolar; Estudo longitudinal
Domestic computer use; Grade failure; Longitudinal study
title_short Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal
title_full Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal
title_fullStr Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal
title_full_unstemmed Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal
title_sort Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal
author Damiani, Magda Floriana
author_facet Damiani, Magda Floriana
Bielemann, Renata Moraes
Menezes, Ana Baptista
Goncalves, Helen
author_role author
author2 Bielemann, Renata Moraes
Menezes, Ana Baptista
Goncalves, Helen
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Damiani, Magda Floriana
Bielemann, Renata Moraes
Menezes, Ana Baptista
Goncalves, Helen
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Uso domestico de computadoras; Reprobacion escolar; Estudio longitudinal
Uso domestico de computador; Reprovação escolar; Estudo longitudinal
Domestic computer use; Grade failure; Longitudinal study
topic Uso domestico de computadoras; Reprobacion escolar; Estudio longitudinal
Uso domestico de computador; Reprovação escolar; Estudo longitudinal
Domestic computer use; Grade failure; Longitudinal study
description Explora-se a associação entre reprovação escolar e uso domestico de computador, entre os 5.249 integrantes do estudo longitudinal “Coorte de Nascimentos de Pelotas, 1993”, que vem sendo realizado nessa cidade do sul do Brasil (RS). Os dados foram coletados quando os sujeitos tinham 11, 15 e 18 anos e analisados por meio dos seguintes testes estatisticos: Qui-quadrado de Pearson (nas analises brutas) e Regressao de Poisson (nas analises multivariadas, ajustando para sexo, escolaridade materna e indice de bens). O uso de computador esteve associado à menor ocorrencia de reprovação, em cada uma das idades, quando comparado ao nao uso, tanto nas analises brutas, quanto na maior parte das analises multivariadas. Da mesma forma, o uso do computador em cada uma das idades resultou em menores taxas de reprovação nas idades posteriores. O estudo longitudinal permitiu considerar a temporalidade na analise, identificando um possivel periodo sensivel – ate os 11 anos – em que o uso desse equipamento esteve associado à menor reprovação, nessa e nas outras idades analisadas.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911
10.1590/S0104-40362016000100003
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911
identifier_str_mv 10.1590/S0104-40362016000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911/431
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911/432
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911/433
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 59-81
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034882125824