Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911 |
Resumo: | Explora-se a associação entre reprovação escolar e uso domestico de computador, entre os 5.249 integrantes do estudo longitudinal “Coorte de Nascimentos de Pelotas, 1993”, que vem sendo realizado nessa cidade do sul do Brasil (RS). Os dados foram coletados quando os sujeitos tinham 11, 15 e 18 anos e analisados por meio dos seguintes testes estatisticos: Qui-quadrado de Pearson (nas analises brutas) e Regressao de Poisson (nas analises multivariadas, ajustando para sexo, escolaridade materna e indice de bens). O uso de computador esteve associado à menor ocorrencia de reprovação, em cada uma das idades, quando comparado ao nao uso, tanto nas analises brutas, quanto na maior parte das analises multivariadas. Da mesma forma, o uso do computador em cada uma das idades resultou em menores taxas de reprovação nas idades posteriores. O estudo longitudinal permitiu considerar a temporalidade na analise, identificando um possivel periodo sensivel – ate os 11 anos – em que o uso desse equipamento esteve associado à menor reprovação, nessa e nas outras idades analisadas. |
id |
CESGRANRIO_ccf6c051dae70e25720f4b1fcea6fbf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/911 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinalAfter all, is home computer use associated to the decrease of school failure? Outcomes from a longitudinal studyDespues de todo, ¿el uso domestico de computadoras esta asociado con la disminucion del fracaso escolar? Resultados de un estudio longitudinalUso domestico de computadoras; Reprobacion escolar; Estudio longitudinalUso domestico de computador; Reprovação escolar; Estudo longitudinalDomestic computer use; Grade failure; Longitudinal studyExplora-se a associação entre reprovação escolar e uso domestico de computador, entre os 5.249 integrantes do estudo longitudinal “Coorte de Nascimentos de Pelotas, 1993”, que vem sendo realizado nessa cidade do sul do Brasil (RS). Os dados foram coletados quando os sujeitos tinham 11, 15 e 18 anos e analisados por meio dos seguintes testes estatisticos: Qui-quadrado de Pearson (nas analises brutas) e Regressao de Poisson (nas analises multivariadas, ajustando para sexo, escolaridade materna e indice de bens). O uso de computador esteve associado à menor ocorrencia de reprovação, em cada uma das idades, quando comparado ao nao uso, tanto nas analises brutas, quanto na maior parte das analises multivariadas. Da mesma forma, o uso do computador em cada uma das idades resultou em menores taxas de reprovação nas idades posteriores. O estudo longitudinal permitiu considerar a temporalidade na analise, identificando um possivel periodo sensivel – ate os 11 anos – em que o uso desse equipamento esteve associado à menor reprovação, nessa e nas outras idades analisadas. This paper explores the association between school failure and home computer use, among the 5.249 members of the longitudinal study “Cohorte de nacimiento Pelotas 1993”, being held in this Southern Brazilian city. Data were collected at ages 11, 15 and 18 and analyzed through the use of the following statistical tests: Chi-square (for the gross analyses) and Poisson Regression (for the multivariate analysis, adjusted for sex, maternal education and socioeconomic index). Computer use was associated with a lower incidence of failure in every age, when compared to no use, both in the gross and the multivariate analyses. Likewise, the use of computers at each age resulted in lower failure rates at later ages. The longitudinal study allowed us to consider temporality in the analyses, identifying a possible sensitive period – up to 11 years of age – in which the use of the equipment was associated with lower school failure, at that and at the other analyzed ages.Se explora la asociacion entre la reprobacion escolar y el uso domestico de computadoras entre los 5.249 miembros del estudio longitudinal “Cohorte de nacimiento Pelotas 1993”, que se lleva a cabo en esa ciudad de sur de Brasil. Los datos fueron recogidos a los 11, 15 y 18 años y se analizaron mediante las siguientes pruebas estadisticas: Chi-cuadrado (para el analisis bruto) y Regresion de Poisson (para el analisis multivariado, ajustando por sexo, educacion materna e indice de propiedad). El uso de computadoras se asocio con menor incidencia de fracaso en todas las epocas, en comparacion con el no uso, tanto en el analisis bruto, como en la mayoria de los analisis multivariados. Del mismo modo, el uso de computadoras en cada edad resulto en tasas de reprobacion inferiores en las edades posteriores. El estudio longitudinal permitio considerar la temporalidad en el analisis y la identificacion de un posible periodo sensible – hasta los 11 años – em el que el uso de dicho equipo se asocio con la reprobacion mas baja, en esa y en las otras edades analizadas.Fundação CesgranrioDamiani, Magda FlorianaBielemann, Renata MoraesMenezes, Ana BaptistaGoncalves, Helen2016-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/91110.1590/S0104-40362016000100003Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 59-811809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911/431https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911/432https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911/433Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-16T22:01:48Zoai:ojs.localhost:article/911Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-05-16T22:01:48Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal After all, is home computer use associated to the decrease of school failure? Outcomes from a longitudinal study Despues de todo, ¿el uso domestico de computadoras esta asociado con la disminucion del fracaso escolar? Resultados de un estudio longitudinal |
title |
Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal |
spellingShingle |
Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal Damiani, Magda Floriana Uso domestico de computadoras; Reprobacion escolar; Estudio longitudinal Uso domestico de computador; Reprovação escolar; Estudo longitudinal Domestic computer use; Grade failure; Longitudinal study |
title_short |
Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal |
title_full |
Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal |
title_fullStr |
Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal |
title_full_unstemmed |
Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal |
title_sort |
Afinal, o uso domestico do computador esta associado à diminuicao da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal |
author |
Damiani, Magda Floriana |
author_facet |
Damiani, Magda Floriana Bielemann, Renata Moraes Menezes, Ana Baptista Goncalves, Helen |
author_role |
author |
author2 |
Bielemann, Renata Moraes Menezes, Ana Baptista Goncalves, Helen |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damiani, Magda Floriana Bielemann, Renata Moraes Menezes, Ana Baptista Goncalves, Helen |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Uso domestico de computadoras; Reprobacion escolar; Estudio longitudinal Uso domestico de computador; Reprovação escolar; Estudo longitudinal Domestic computer use; Grade failure; Longitudinal study |
topic |
Uso domestico de computadoras; Reprobacion escolar; Estudio longitudinal Uso domestico de computador; Reprovação escolar; Estudo longitudinal Domestic computer use; Grade failure; Longitudinal study |
description |
Explora-se a associação entre reprovação escolar e uso domestico de computador, entre os 5.249 integrantes do estudo longitudinal “Coorte de Nascimentos de Pelotas, 1993”, que vem sendo realizado nessa cidade do sul do Brasil (RS). Os dados foram coletados quando os sujeitos tinham 11, 15 e 18 anos e analisados por meio dos seguintes testes estatisticos: Qui-quadrado de Pearson (nas analises brutas) e Regressao de Poisson (nas analises multivariadas, ajustando para sexo, escolaridade materna e indice de bens). O uso de computador esteve associado à menor ocorrencia de reprovação, em cada uma das idades, quando comparado ao nao uso, tanto nas analises brutas, quanto na maior parte das analises multivariadas. Da mesma forma, o uso do computador em cada uma das idades resultou em menores taxas de reprovação nas idades posteriores. O estudo longitudinal permitiu considerar a temporalidade na analise, identificando um possivel periodo sensivel – ate os 11 anos – em que o uso desse equipamento esteve associado à menor reprovação, nessa e nas outras idades analisadas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911 10.1590/S0104-40362016000100003 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-40362016000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911/431 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911/432 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/911/433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 59-81 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034882125824 |