Construções Discursivas sobre Pesquisa em Educação: o que falam professores formadores universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23004 |
Resumo: | O presente artigo busca detectar, a partir dos discursos de professores-doutores, pesquisadores da Faculdade de Educação da UFRJ, formas plurais e invariâncias na construção dos significados de pesquisa - tema particularmente relevante em um momento em que o papel da pesquisa tem sido colocado em questão, em projetos e políticas de formação docente. Argumentamos que a compreensão da pesquisa e de sua relevância como construções discursivas, intimamente ligadas ao pesquisador como sujeito multicultural, pode avançar no sentido de promover a superação de narrativas-mestras e contribuir para a formação identitária plural de futuros professores e pesquisadores. |
id |
UFRGS-9_3baeafdf374837d1c98b6ee268f8ad2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/23004 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Construções Discursivas sobre Pesquisa em Educação: o que falam professores formadores universitáriosConstruções Discursivas. Pesquisa em Educação. Professores Formadores. Multiculturalismo.O presente artigo busca detectar, a partir dos discursos de professores-doutores, pesquisadores da Faculdade de Educação da UFRJ, formas plurais e invariâncias na construção dos significados de pesquisa - tema particularmente relevante em um momento em que o papel da pesquisa tem sido colocado em questão, em projetos e políticas de formação docente. Argumentamos que a compreensão da pesquisa e de sua relevância como construções discursivas, intimamente ligadas ao pesquisador como sujeito multicultural, pode avançar no sentido de promover a superação de narrativas-mestras e contribuir para a formação identitária plural de futuros professores e pesquisadores.FACED - UFRGS2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23004Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 30 No. 1 (2005)Educação & Realidade; v. 30 n. 1 (2005)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23004/13286Canen, AnaAndrade, Ludmila Thomé deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-14T19:52:37Zoai:seer.ufrgs.br:article/23004Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-09-14T19:52:37Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construções Discursivas sobre Pesquisa em Educação: o que falam professores formadores universitários |
title |
Construções Discursivas sobre Pesquisa em Educação: o que falam professores formadores universitários |
spellingShingle |
Construções Discursivas sobre Pesquisa em Educação: o que falam professores formadores universitários Canen, Ana Construções Discursivas. Pesquisa em Educação. Professores Formadores. Multiculturalismo. |
title_short |
Construções Discursivas sobre Pesquisa em Educação: o que falam professores formadores universitários |
title_full |
Construções Discursivas sobre Pesquisa em Educação: o que falam professores formadores universitários |
title_fullStr |
Construções Discursivas sobre Pesquisa em Educação: o que falam professores formadores universitários |
title_full_unstemmed |
Construções Discursivas sobre Pesquisa em Educação: o que falam professores formadores universitários |
title_sort |
Construções Discursivas sobre Pesquisa em Educação: o que falam professores formadores universitários |
author |
Canen, Ana |
author_facet |
Canen, Ana Andrade, Ludmila Thomé de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Ludmila Thomé de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canen, Ana Andrade, Ludmila Thomé de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construções Discursivas. Pesquisa em Educação. Professores Formadores. Multiculturalismo. |
topic |
Construções Discursivas. Pesquisa em Educação. Professores Formadores. Multiculturalismo. |
description |
O presente artigo busca detectar, a partir dos discursos de professores-doutores, pesquisadores da Faculdade de Educação da UFRJ, formas plurais e invariâncias na construção dos significados de pesquisa - tema particularmente relevante em um momento em que o papel da pesquisa tem sido colocado em questão, em projetos e políticas de formação docente. Argumentamos que a compreensão da pesquisa e de sua relevância como construções discursivas, intimamente ligadas ao pesquisador como sujeito multicultural, pode avançar no sentido de promover a superação de narrativas-mestras e contribuir para a formação identitária plural de futuros professores e pesquisadores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23004 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23004/13286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 30 No. 1 (2005) Educação & Realidade; v. 30 n. 1 (2005) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984797192192 |