Uma Pedagogia Histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparello, Arlette Medeiros
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15071
Resumo: O trabalho tem como objetivo discutir a contribuição dos historiadores franceses Charles-Victor Langlois e Charles Seignobos na constituição de uma pedagogia dahistória escolar no ensino secundário brasileiro. Como historiadores e docentes, suas produções abrangem não só textos históricos de metodologia da pesquisa histórica, mas também textos de metodologia do ensino dessa disciplina e livros didáticos. Suas obras foram lidas e referenciadas por professores e autores didáticos no Brasil, o que as tornam de grande interesse para este estudo sobre os processos de circulação, apropriação e construção de saberes nos textos publicados sobre educação e história no final do século XIX e início de século XX.
id UFRGS-9_3d0f049a2996b76efebe3fad80c9341a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/15071
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Uma Pedagogia Histórica: caminhos para uma história da disciplina escolarDisciplina Escolar. Livro Didático. Ensino de História. Professor/ Autor. Historiografia.O trabalho tem como objetivo discutir a contribuição dos historiadores franceses Charles-Victor Langlois e Charles Seignobos na constituição de uma pedagogia dahistória escolar no ensino secundário brasileiro. Como historiadores e docentes, suas produções abrangem não só textos históricos de metodologia da pesquisa histórica, mas também textos de metodologia do ensino dessa disciplina e livros didáticos. Suas obras foram lidas e referenciadas por professores e autores didáticos no Brasil, o que as tornam de grande interesse para este estudo sobre os processos de circulação, apropriação e construção de saberes nos textos publicados sobre educação e história no final do século XIX e início de século XX.FACED - UFRGS2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15071Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 1 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 1 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15071/19854Gasparello, Arlette Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-22T14:25:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/15071Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-04-22T14:25:01Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Pedagogia Histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar
title Uma Pedagogia Histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar
spellingShingle Uma Pedagogia Histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar
Gasparello, Arlette Medeiros
Disciplina Escolar. Livro Didático. Ensino de História. Professor/ Autor. Historiografia.
title_short Uma Pedagogia Histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar
title_full Uma Pedagogia Histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar
title_fullStr Uma Pedagogia Histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar
title_full_unstemmed Uma Pedagogia Histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar
title_sort Uma Pedagogia Histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar
author Gasparello, Arlette Medeiros
author_facet Gasparello, Arlette Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparello, Arlette Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina Escolar. Livro Didático. Ensino de História. Professor/ Autor. Historiografia.
topic Disciplina Escolar. Livro Didático. Ensino de História. Professor/ Autor. Historiografia.
description O trabalho tem como objetivo discutir a contribuição dos historiadores franceses Charles-Victor Langlois e Charles Seignobos na constituição de uma pedagogia dahistória escolar no ensino secundário brasileiro. Como historiadores e docentes, suas produções abrangem não só textos históricos de metodologia da pesquisa histórica, mas também textos de metodologia do ensino dessa disciplina e livros didáticos. Suas obras foram lidas e referenciadas por professores e autores didáticos no Brasil, o que as tornam de grande interesse para este estudo sobre os processos de circulação, apropriação e construção de saberes nos textos publicados sobre educação e história no final do século XIX e início de século XX.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15071
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15071/19854
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 1 (2011)
Educação & Realidade; v. 36 n. 1 (2011)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984141832192