Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buckingham, David
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077
Resumo: Neste artigo, abordo alguns dos desafios exigidos das escolas pelas culturas digitais emergentes dos jovens. Questiono a ideia de que a escola seja uma instituição ultrapassada e que seu fim seja iminente e previsível; o relato de umas relações necessariamente libertadoras ou empoderadora dos mais jovens com a mídia digital, promotora de estilos mais espontâneos e ‘informais’ de aprendizagem; também a ideia de que a tecnologia ofereça uma forma mais eficiente para as escolas atingirem sua missão tradicional. Argumento que as escolas podem desempenhar um papel pró-ativo, ao apresentar tanto perspectivas críticas quanto oportunidades de participação em relação à nova mídia e que a participação dos jovens nos ‘mundos cibernéticos’ levanta algumas questões fundamentais quanto ao futuro da escola como instituição.
id UFRGS-9_3fa00cee633e66c61eb9c0356f40e5c9
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/13077
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da EscolarizaçãoCultura digital. Educação. Escolarização.Neste artigo, abordo alguns dos desafios exigidos das escolas pelas culturas digitais emergentes dos jovens. Questiono a ideia de que a escola seja uma instituição ultrapassada e que seu fim seja iminente e previsível; o relato de umas relações necessariamente libertadoras ou empoderadora dos mais jovens com a mídia digital, promotora de estilos mais espontâneos e ‘informais’ de aprendizagem; também a ideia de que a tecnologia ofereça uma forma mais eficiente para as escolas atingirem sua missão tradicional. Argumento que as escolas podem desempenhar um papel pró-ativo, ao apresentar tanto perspectivas críticas quanto oportunidades de participação em relação à nova mídia e que a participação dos jovens nos ‘mundos cibernéticos’ levanta algumas questões fundamentais quanto ao futuro da escola como instituição.FACED - UFRGS2010-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077/10270Buckingham, Davidinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-10T16:21:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/13077Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2010-12-10T16:21:41Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização
title Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização
spellingShingle Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização
Buckingham, David
Cultura digital. Educação. Escolarização.
title_short Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização
title_full Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização
title_fullStr Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização
title_full_unstemmed Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização
title_sort Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização
author Buckingham, David
author_facet Buckingham, David
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buckingham, David
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura digital. Educação. Escolarização.
topic Cultura digital. Educação. Escolarização.
description Neste artigo, abordo alguns dos desafios exigidos das escolas pelas culturas digitais emergentes dos jovens. Questiono a ideia de que a escola seja uma instituição ultrapassada e que seu fim seja iminente e previsível; o relato de umas relações necessariamente libertadoras ou empoderadora dos mais jovens com a mídia digital, promotora de estilos mais espontâneos e ‘informais’ de aprendizagem; também a ideia de que a tecnologia ofereça uma forma mais eficiente para as escolas atingirem sua missão tradicional. Argumento que as escolas podem desempenhar um papel pró-ativo, ao apresentar tanto perspectivas críticas quanto oportunidades de participação em relação à nova mídia e que a participação dos jovens nos ‘mundos cibernéticos’ levanta algumas questões fundamentais quanto ao futuro da escola como instituição.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077/10270
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)
Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984118763520