Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077 |
Resumo: | Neste artigo, abordo alguns dos desafios exigidos das escolas pelas culturas digitais emergentes dos jovens. Questiono a ideia de que a escola seja uma instituição ultrapassada e que seu fim seja iminente e previsível; o relato de umas relações necessariamente libertadoras ou empoderadora dos mais jovens com a mídia digital, promotora de estilos mais espontâneos e ‘informais’ de aprendizagem; também a ideia de que a tecnologia ofereça uma forma mais eficiente para as escolas atingirem sua missão tradicional. Argumento que as escolas podem desempenhar um papel pró-ativo, ao apresentar tanto perspectivas críticas quanto oportunidades de participação em relação à nova mídia e que a participação dos jovens nos ‘mundos cibernéticos’ levanta algumas questões fundamentais quanto ao futuro da escola como instituição. |
id |
UFRGS-9_3fa00cee633e66c61eb9c0356f40e5c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/13077 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da EscolarizaçãoCultura digital. Educação. Escolarização.Neste artigo, abordo alguns dos desafios exigidos das escolas pelas culturas digitais emergentes dos jovens. Questiono a ideia de que a escola seja uma instituição ultrapassada e que seu fim seja iminente e previsível; o relato de umas relações necessariamente libertadoras ou empoderadora dos mais jovens com a mídia digital, promotora de estilos mais espontâneos e ‘informais’ de aprendizagem; também a ideia de que a tecnologia ofereça uma forma mais eficiente para as escolas atingirem sua missão tradicional. Argumento que as escolas podem desempenhar um papel pró-ativo, ao apresentar tanto perspectivas críticas quanto oportunidades de participação em relação à nova mídia e que a participação dos jovens nos ‘mundos cibernéticos’ levanta algumas questões fundamentais quanto ao futuro da escola como instituição.FACED - UFRGS2010-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077/10270Buckingham, Davidinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-10T16:21:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/13077Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2010-12-10T16:21:41Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização |
title |
Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização |
spellingShingle |
Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização Buckingham, David Cultura digital. Educação. Escolarização. |
title_short |
Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização |
title_full |
Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização |
title_fullStr |
Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização |
title_full_unstemmed |
Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização |
title_sort |
Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização |
author |
Buckingham, David |
author_facet |
Buckingham, David |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buckingham, David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura digital. Educação. Escolarização. |
topic |
Cultura digital. Educação. Escolarização. |
description |
Neste artigo, abordo alguns dos desafios exigidos das escolas pelas culturas digitais emergentes dos jovens. Questiono a ideia de que a escola seja uma instituição ultrapassada e que seu fim seja iminente e previsível; o relato de umas relações necessariamente libertadoras ou empoderadora dos mais jovens com a mídia digital, promotora de estilos mais espontâneos e ‘informais’ de aprendizagem; também a ideia de que a tecnologia ofereça uma forma mais eficiente para as escolas atingirem sua missão tradicional. Argumento que as escolas podem desempenhar um papel pró-ativo, ao apresentar tanto perspectivas críticas quanto oportunidades de participação em relação à nova mídia e que a participação dos jovens nos ‘mundos cibernéticos’ levanta algumas questões fundamentais quanto ao futuro da escola como instituição. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077/10270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010) Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984118763520 |