Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Thiago
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borges, Lívia Freitas Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76735
Resumo: O presente artigo tem como pressuposto: a busca por uma formação crítica nos cursos de Pedagogia do Brasil pode materializar um conhecimento poderoso (Young, 2007) se o currículo prescrito (Sacristán, 2000) contemplar o ensino de História com a mesma densidade atribuída às outras disciplinas. Optou-se pela metodologia de análise documental para constituir o estado do conhecimento, tomando a avaliação de textos publicados pela Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino e a exploração de textos cadastrados na Rede SciELO. As categorias escolhidas: pedagogia, currículo, integração/interdisciplinaridade e ensino de História dialogam com a questão central e com a suposição de pesquisa.
id UFRGS-9_439d0500fe8e112c3a0f37fa054962a2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/76735
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no BrasilCurrículoEnsino de HistóriaBrasilO presente artigo tem como pressuposto: a busca por uma formação crítica nos cursos de Pedagogia do Brasil pode materializar um conhecimento poderoso (Young, 2007) se o currículo prescrito (Sacristán, 2000) contemplar o ensino de História com a mesma densidade atribuída às outras disciplinas. Optou-se pela metodologia de análise documental para constituir o estado do conhecimento, tomando a avaliação de textos publicados pela Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino e a exploração de textos cadastrados na Rede SciELO. As categorias escolhidas: pedagogia, currículo, integração/interdisciplinaridade e ensino de História dialogam com a questão central e com a suposição de pesquisa.FACED - UFRGS2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76735Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 4 (2018)Educação & Realidade; v. 43 n. 4 (2018)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76735/50929Copyright (c) 2018 Educação & Realidadehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisco ThiagoBorges, Lívia Freitas Fonseca2022-11-08T14:42:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/76735Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2022-11-08T14:42:53Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil
title Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil
spellingShingle Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil
Silva, Francisco Thiago
Currículo
Ensino de História
Brasil
title_short Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil
title_full Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil
title_fullStr Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil
title_full_unstemmed Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil
title_sort Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil
author Silva, Francisco Thiago
author_facet Silva, Francisco Thiago
Borges, Lívia Freitas Fonseca
author_role author
author2 Borges, Lívia Freitas Fonseca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisco Thiago
Borges, Lívia Freitas Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Ensino de História
Brasil
topic Currículo
Ensino de História
Brasil
description O presente artigo tem como pressuposto: a busca por uma formação crítica nos cursos de Pedagogia do Brasil pode materializar um conhecimento poderoso (Young, 2007) se o currículo prescrito (Sacristán, 2000) contemplar o ensino de História com a mesma densidade atribuída às outras disciplinas. Optou-se pela metodologia de análise documental para constituir o estado do conhecimento, tomando a avaliação de textos publicados pela Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino e a exploração de textos cadastrados na Rede SciELO. As categorias escolhidas: pedagogia, currículo, integração/interdisciplinaridade e ensino de História dialogam com a questão central e com a suposição de pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76735
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76735/50929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação & Realidade
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação & Realidade
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 4 (2018)
Educação & Realidade; v. 43 n. 4 (2018)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766987804508160