Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76735 |
Resumo: | O presente artigo tem como pressuposto: a busca por uma formação crítica nos cursos de Pedagogia do Brasil pode materializar um conhecimento poderoso (Young, 2007) se o currículo prescrito (Sacristán, 2000) contemplar o ensino de História com a mesma densidade atribuída às outras disciplinas. Optou-se pela metodologia de análise documental para constituir o estado do conhecimento, tomando a avaliação de textos publicados pela Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino e a exploração de textos cadastrados na Rede SciELO. As categorias escolhidas: pedagogia, currículo, integração/interdisciplinaridade e ensino de História dialogam com a questão central e com a suposição de pesquisa. |
id |
UFRGS-9_439d0500fe8e112c3a0f37fa054962a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/76735 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no BrasilCurrículoEnsino de HistóriaBrasilO presente artigo tem como pressuposto: a busca por uma formação crítica nos cursos de Pedagogia do Brasil pode materializar um conhecimento poderoso (Young, 2007) se o currículo prescrito (Sacristán, 2000) contemplar o ensino de História com a mesma densidade atribuída às outras disciplinas. Optou-se pela metodologia de análise documental para constituir o estado do conhecimento, tomando a avaliação de textos publicados pela Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino e a exploração de textos cadastrados na Rede SciELO. As categorias escolhidas: pedagogia, currículo, integração/interdisciplinaridade e ensino de História dialogam com a questão central e com a suposição de pesquisa.FACED - UFRGS2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76735Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 4 (2018)Educação & Realidade; v. 43 n. 4 (2018)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76735/50929Copyright (c) 2018 Educação & Realidadehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisco ThiagoBorges, Lívia Freitas Fonseca2022-11-08T14:42:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/76735Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2022-11-08T14:42:53Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil |
title |
Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil |
spellingShingle |
Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil Silva, Francisco Thiago Currículo Ensino de História Brasil |
title_short |
Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil |
title_full |
Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil |
title_fullStr |
Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil |
title_full_unstemmed |
Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil |
title_sort |
Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil |
author |
Silva, Francisco Thiago |
author_facet |
Silva, Francisco Thiago Borges, Lívia Freitas Fonseca |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Lívia Freitas Fonseca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco Thiago Borges, Lívia Freitas Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino de História Brasil |
topic |
Currículo Ensino de História Brasil |
description |
O presente artigo tem como pressuposto: a busca por uma formação crítica nos cursos de Pedagogia do Brasil pode materializar um conhecimento poderoso (Young, 2007) se o currículo prescrito (Sacristán, 2000) contemplar o ensino de História com a mesma densidade atribuída às outras disciplinas. Optou-se pela metodologia de análise documental para constituir o estado do conhecimento, tomando a avaliação de textos publicados pela Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino e a exploração de textos cadastrados na Rede SciELO. As categorias escolhidas: pedagogia, currículo, integração/interdisciplinaridade e ensino de História dialogam com a questão central e com a suposição de pesquisa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76735 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76735/50929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação & Realidade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação & Realidade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 4 (2018) Educação & Realidade; v. 43 n. 4 (2018) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766987804508160 |