Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César, Maria Rita de Assis
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Duarte, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8264
Resumo: O artigo investiga o novo papel da instituição escolar à luz dos conceitos foucaultianos de biopolítica e governamentalidade e da noção deleuziana de sociedade de controle. Analisamos a escola moderna como instituição disciplinar privilegiada e discutimos sua crise contemporânea recorrendo à noção de pedagogia do controle, com a qual avaliamos as recentes reformas educacionais que começaram a redefinir o papel da escola no presente. Finalmente, abordamos o fenômeno recentíssimo da pedagogia do fitness, noção com a qual procuramos pensar a importância da escola na aplicação das políticas públicas, as quais visam produzir um corpo magro e saudável no contexto do combate à obesidade infantil.
id UFRGS-9_5468b05c7b06bfbf816cb73aa9d4f4da
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/8264
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do FitnessBiopolítica. Governamentalidade. Controle. Corpo. Educação.O artigo investiga o novo papel da instituição escolar à luz dos conceitos foucaultianos de biopolítica e governamentalidade e da noção deleuziana de sociedade de controle. Analisamos a escola moderna como instituição disciplinar privilegiada e discutimos sua crise contemporânea recorrendo à noção de pedagogia do controle, com a qual avaliamos as recentes reformas educacionais que começaram a redefinir o papel da escola no presente. Finalmente, abordamos o fenômeno recentíssimo da pedagogia do fitness, noção com a qual procuramos pensar a importância da escola na aplicação das políticas públicas, as quais visam produzir um corpo magro e saudável no contexto do combate à obesidade infantil. FACED - UFRGS2009-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8264Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 2 (2009)Educação & Realidade; v. 34 n. 2 (2009)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8264/5534César, Maria Rita de AssisDuarte, Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-29T15:08:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/8264Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2009-09-29T15:08:30Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness
title Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness
spellingShingle Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness
César, Maria Rita de Assis
Biopolítica. Governamentalidade. Controle. Corpo. Educação.
title_short Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness
title_full Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness
title_fullStr Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness
title_full_unstemmed Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness
title_sort Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness
author César, Maria Rita de Assis
author_facet César, Maria Rita de Assis
Duarte, André
author_role author
author2 Duarte, André
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv César, Maria Rita de Assis
Duarte, André
dc.subject.por.fl_str_mv Biopolítica. Governamentalidade. Controle. Corpo. Educação.
topic Biopolítica. Governamentalidade. Controle. Corpo. Educação.
description O artigo investiga o novo papel da instituição escolar à luz dos conceitos foucaultianos de biopolítica e governamentalidade e da noção deleuziana de sociedade de controle. Analisamos a escola moderna como instituição disciplinar privilegiada e discutimos sua crise contemporânea recorrendo à noção de pedagogia do controle, com a qual avaliamos as recentes reformas educacionais que começaram a redefinir o papel da escola no presente. Finalmente, abordamos o fenômeno recentíssimo da pedagogia do fitness, noção com a qual procuramos pensar a importância da escola na aplicação das políticas públicas, as quais visam produzir um corpo magro e saudável no contexto do combate à obesidade infantil.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8264
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8264/5534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 2 (2009)
Educação & Realidade; v. 34 n. 2 (2009)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766983657390080