Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8264 |
Resumo: | O artigo investiga o novo papel da instituição escolar à luz dos conceitos foucaultianos de biopolítica e governamentalidade e da noção deleuziana de sociedade de controle. Analisamos a escola moderna como instituição disciplinar privilegiada e discutimos sua crise contemporânea recorrendo à noção de pedagogia do controle, com a qual avaliamos as recentes reformas educacionais que começaram a redefinir o papel da escola no presente. Finalmente, abordamos o fenômeno recentíssimo da pedagogia do fitness, noção com a qual procuramos pensar a importância da escola na aplicação das políticas públicas, as quais visam produzir um corpo magro e saudável no contexto do combate à obesidade infantil. |
id |
UFRGS-9_5468b05c7b06bfbf816cb73aa9d4f4da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/8264 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do FitnessBiopolítica. Governamentalidade. Controle. Corpo. Educação.O artigo investiga o novo papel da instituição escolar à luz dos conceitos foucaultianos de biopolítica e governamentalidade e da noção deleuziana de sociedade de controle. Analisamos a escola moderna como instituição disciplinar privilegiada e discutimos sua crise contemporânea recorrendo à noção de pedagogia do controle, com a qual avaliamos as recentes reformas educacionais que começaram a redefinir o papel da escola no presente. Finalmente, abordamos o fenômeno recentíssimo da pedagogia do fitness, noção com a qual procuramos pensar a importância da escola na aplicação das políticas públicas, as quais visam produzir um corpo magro e saudável no contexto do combate à obesidade infantil. FACED - UFRGS2009-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8264Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 2 (2009)Educação & Realidade; v. 34 n. 2 (2009)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8264/5534César, Maria Rita de AssisDuarte, Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-29T15:08:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/8264Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2009-09-29T15:08:30Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness |
title |
Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness |
spellingShingle |
Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness César, Maria Rita de Assis Biopolítica. Governamentalidade. Controle. Corpo. Educação. |
title_short |
Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness |
title_full |
Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness |
title_fullStr |
Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness |
title_full_unstemmed |
Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness |
title_sort |
Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness |
author |
César, Maria Rita de Assis |
author_facet |
César, Maria Rita de Assis Duarte, André |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, André |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
César, Maria Rita de Assis Duarte, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biopolítica. Governamentalidade. Controle. Corpo. Educação. |
topic |
Biopolítica. Governamentalidade. Controle. Corpo. Educação. |
description |
O artigo investiga o novo papel da instituição escolar à luz dos conceitos foucaultianos de biopolítica e governamentalidade e da noção deleuziana de sociedade de controle. Analisamos a escola moderna como instituição disciplinar privilegiada e discutimos sua crise contemporânea recorrendo à noção de pedagogia do controle, com a qual avaliamos as recentes reformas educacionais que começaram a redefinir o papel da escola no presente. Finalmente, abordamos o fenômeno recentíssimo da pedagogia do fitness, noção com a qual procuramos pensar a importância da escola na aplicação das políticas públicas, as quais visam produzir um corpo magro e saudável no contexto do combate à obesidade infantil. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8264 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8264/5534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 2 (2009) Educação & Realidade; v. 34 n. 2 (2009) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766983657390080 |