(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/850 |
Resumo: | Esse texto reflete sobre a institucionalização da educação no projeto da modernidade a partir de conceitos oriundos da obra de Michel Foucault, como disciplina, sociedade disciplinar e biopolítica. A partir dessa reflexão sobre a formação da instituição educacional moderna como objeto de investigação histórico e localizado temporalmente, o texto assume o desafio de pensar as transformações que ocorreram nas últimas décadas e transformaram o projeto educacional moderno, constituindo a chamada pedagogia do controle. Essa reflexão se deu a partir dos conceitos foucaultianos de governamentalidade e biopolítica, além do conceito deleuziano de sociedade de controle. Além desse diagnóstico do presente, o texto também oferece um ensaio sobre as possibilidades de uma educação a partir da diferença e da pedagogia queer. |
id |
UNICAMP-19_62e71c5cfed6f42db7bd27b225e7718b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/850 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporâneaEscola disciplinar. Pedagogia do controle. Biopolítica. Governamentalidade. Pedagogia queer.PedagogiaEducaçãoEsse texto reflete sobre a institucionalização da educação no projeto da modernidade a partir de conceitos oriundos da obra de Michel Foucault, como disciplina, sociedade disciplinar e biopolítica. A partir dessa reflexão sobre a formação da instituição educacional moderna como objeto de investigação histórico e localizado temporalmente, o texto assume o desafio de pensar as transformações que ocorreram nas últimas décadas e transformaram o projeto educacional moderno, constituindo a chamada pedagogia do controle. Essa reflexão se deu a partir dos conceitos foucaultianos de governamentalidade e biopolítica, além do conceito deleuziano de sociedade de controle. Além desse diagnóstico do presente, o texto também oferece um ensaio sobre as possibilidades de uma educação a partir da diferença e da pedagogia queer.Universidade Estadual de Campinas2010-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/85010.20396/etd.v12i1.850ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 224-241ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 224-241ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 224-2411676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/850/pdf_42Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCésar, Maria Rita de Assis2017-09-22T11:28:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/850Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-09-22T11:28:09ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea |
title |
(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea |
spellingShingle |
(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea César, Maria Rita de Assis Escola disciplinar. Pedagogia do controle. Biopolítica. Governamentalidade. Pedagogia queer. Pedagogia Educação |
title_short |
(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea |
title_full |
(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea |
title_fullStr |
(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea |
title_full_unstemmed |
(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea |
title_sort |
(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea |
author |
César, Maria Rita de Assis |
author_facet |
César, Maria Rita de Assis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
César, Maria Rita de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola disciplinar. Pedagogia do controle. Biopolítica. Governamentalidade. Pedagogia queer. Pedagogia Educação |
topic |
Escola disciplinar. Pedagogia do controle. Biopolítica. Governamentalidade. Pedagogia queer. Pedagogia Educação |
description |
Esse texto reflete sobre a institucionalização da educação no projeto da modernidade a partir de conceitos oriundos da obra de Michel Foucault, como disciplina, sociedade disciplinar e biopolítica. A partir dessa reflexão sobre a formação da instituição educacional moderna como objeto de investigação histórico e localizado temporalmente, o texto assume o desafio de pensar as transformações que ocorreram nas últimas décadas e transformaram o projeto educacional moderno, constituindo a chamada pedagogia do controle. Essa reflexão se deu a partir dos conceitos foucaultianos de governamentalidade e biopolítica, além do conceito deleuziano de sociedade de controle. Além desse diagnóstico do presente, o texto também oferece um ensaio sobre as possibilidades de uma educação a partir da diferença e da pedagogia queer. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/850 10.20396/etd.v12i1.850 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/850 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v12i1.850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/850/pdf_42 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 224-241 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 224-241 ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 224-241 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1824498887907344384 |