O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ernst-Pereira, Aracy
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mutti, Regina Maria Varini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18486
Resumo: O artigo, centrado teoricamente na análise de discurso de tradição pecheuxtiana, situa a formação do sujeito-pesquisador nessa disciplina como modo de subjetivação. A partir da indicação das condições em que a formação do sujeito- pesquisador se manifesta na contemporaneidade, especificamente no ensino superior de pós-graduação stricto sensu, explicitam-se sentidos acerca dos espaços e práticas em que se insere. Salienta-se o pertencimento às comunidades de pesquisa e a escrita da pesquisa, manifestação da singularidade do sujeito, na retomada dos pressupostos teóricos da área em novas pesquisas, atestando a mobilidade da memória discursiva. A seguir, enfocando a especificidade dos procedimentos analíticos, numa perspectiva de sistematização, são definidas as noções de falta, excesso e estranhamento, tendo em vista a constituição e a interpretação do corpus discursivo, buscando subsidiar pedagogicamente o trabalho de interpretação do analista de discurso.
id UFRGS-9_59c2e10879093dc2b7a182191974a623
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/18486
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analíticaFormação do Pesquisador. Análise de Discurso. Falta. Excesso e Estranhamento.O artigo, centrado teoricamente na análise de discurso de tradição pecheuxtiana, situa a formação do sujeito-pesquisador nessa disciplina como modo de subjetivação. A partir da indicação das condições em que a formação do sujeito- pesquisador se manifesta na contemporaneidade, especificamente no ensino superior de pós-graduação stricto sensu, explicitam-se sentidos acerca dos espaços e práticas em que se insere. Salienta-se o pertencimento às comunidades de pesquisa e a escrita da pesquisa, manifestação da singularidade do sujeito, na retomada dos pressupostos teóricos da área em novas pesquisas, atestando a mobilidade da memória discursiva. A seguir, enfocando a especificidade dos procedimentos analíticos, numa perspectiva de sistematização, são definidas as noções de falta, excesso e estranhamento, tendo em vista a constituição e a interpretação do corpus discursivo, buscando subsidiar pedagogicamente o trabalho de interpretação do analista de discurso.FACED - UFRGS2011-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18486Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 3 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 3 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18486/14344Ernst-Pereira, AracyMutti, Regina Maria Variniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-08T18:03:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/18486Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-12-08T18:03:48Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica
title O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica
spellingShingle O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica
Ernst-Pereira, Aracy
Formação do Pesquisador. Análise de Discurso. Falta. Excesso e Estranhamento.
title_short O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica
title_full O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica
title_fullStr O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica
title_full_unstemmed O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica
title_sort O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica
author Ernst-Pereira, Aracy
author_facet Ernst-Pereira, Aracy
Mutti, Regina Maria Varini
author_role author
author2 Mutti, Regina Maria Varini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ernst-Pereira, Aracy
Mutti, Regina Maria Varini
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do Pesquisador. Análise de Discurso. Falta. Excesso e Estranhamento.
topic Formação do Pesquisador. Análise de Discurso. Falta. Excesso e Estranhamento.
description O artigo, centrado teoricamente na análise de discurso de tradição pecheuxtiana, situa a formação do sujeito-pesquisador nessa disciplina como modo de subjetivação. A partir da indicação das condições em que a formação do sujeito- pesquisador se manifesta na contemporaneidade, especificamente no ensino superior de pós-graduação stricto sensu, explicitam-se sentidos acerca dos espaços e práticas em que se insere. Salienta-se o pertencimento às comunidades de pesquisa e a escrita da pesquisa, manifestação da singularidade do sujeito, na retomada dos pressupostos teóricos da área em novas pesquisas, atestando a mobilidade da memória discursiva. A seguir, enfocando a especificidade dos procedimentos analíticos, numa perspectiva de sistematização, são definidas as noções de falta, excesso e estranhamento, tendo em vista a constituição e a interpretação do corpus discursivo, buscando subsidiar pedagogicamente o trabalho de interpretação do analista de discurso.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18486
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18486/14344
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 3 (2011)
Educação & Realidade; v. 36 n. 3 (2011)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984457453568