Curriculum.com: a extrema-unção (neoliberal) à escolarização pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41315 |
Resumo: | O compasso das políticas educativas e curriculares contemporâneas tem sido profundamente determinado (muito embora não sem resistências) pelo ritmo imposto pelas doutrinas neoliberal e neoconservadora que, entre outras coisas, não só têm contribuído para a trivialização da necessidade de se compreender e, por isso mesmo, defender a educação como um bem público, como também, por conseqüência, têm vindo, de uma forma muito hábil, a colocar em causa a própria noção de escolarização. O trabalho a seguir expõe algumas das mais recentes, preponderantes (e perigosas) propostas educativas e curriculares do projeto neoliberal, com destaque especial para o homeschooling, tentando analisar alguns perigos que advêm da implementação de tais propostas. |
id |
UFRGS-9_657ec7d85670e9108466b5cb8dc5b78d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/41315 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Curriculum.com: a extrema-unção (neoliberal) à escolarização públicaRestauração Conservadora. Estado. Mercado. Descolarização. Desigualdade.O compasso das políticas educativas e curriculares contemporâneas tem sido profundamente determinado (muito embora não sem resistências) pelo ritmo imposto pelas doutrinas neoliberal e neoconservadora que, entre outras coisas, não só têm contribuído para a trivialização da necessidade de se compreender e, por isso mesmo, defender a educação como um bem público, como também, por conseqüência, têm vindo, de uma forma muito hábil, a colocar em causa a própria noção de escolarização. O trabalho a seguir expõe algumas das mais recentes, preponderantes (e perigosas) propostas educativas e curriculares do projeto neoliberal, com destaque especial para o homeschooling, tentando analisar alguns perigos que advêm da implementação de tais propostas.FACED - UFRGS2013-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41315Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 26 No. 1 (2001)Educação & Realidade; v. 26 n. 1 (2001)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41315/26146Paraskeva, João M.info:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-26T19:11:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/41315Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2013-07-26T19:11:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curriculum.com: a extrema-unção (neoliberal) à escolarização pública |
title |
Curriculum.com: a extrema-unção (neoliberal) à escolarização pública |
spellingShingle |
Curriculum.com: a extrema-unção (neoliberal) à escolarização pública Paraskeva, João M. Restauração Conservadora. Estado. Mercado. Descolarização. Desigualdade. |
title_short |
Curriculum.com: a extrema-unção (neoliberal) à escolarização pública |
title_full |
Curriculum.com: a extrema-unção (neoliberal) à escolarização pública |
title_fullStr |
Curriculum.com: a extrema-unção (neoliberal) à escolarização pública |
title_full_unstemmed |
Curriculum.com: a extrema-unção (neoliberal) à escolarização pública |
title_sort |
Curriculum.com: a extrema-unção (neoliberal) à escolarização pública |
author |
Paraskeva, João M. |
author_facet |
Paraskeva, João M. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paraskeva, João M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Restauração Conservadora. Estado. Mercado. Descolarização. Desigualdade. |
topic |
Restauração Conservadora. Estado. Mercado. Descolarização. Desigualdade. |
description |
O compasso das políticas educativas e curriculares contemporâneas tem sido profundamente determinado (muito embora não sem resistências) pelo ritmo imposto pelas doutrinas neoliberal e neoconservadora que, entre outras coisas, não só têm contribuído para a trivialização da necessidade de se compreender e, por isso mesmo, defender a educação como um bem público, como também, por conseqüência, têm vindo, de uma forma muito hábil, a colocar em causa a própria noção de escolarização. O trabalho a seguir expõe algumas das mais recentes, preponderantes (e perigosas) propostas educativas e curriculares do projeto neoliberal, com destaque especial para o homeschooling, tentando analisar alguns perigos que advêm da implementação de tais propostas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41315 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41315/26146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 26 No. 1 (2001) Educação & Realidade; v. 26 n. 1 (2001) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766985599352833 |