Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Maria Helena da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407
Resumo: Este artigo objetiva analisar como se caracteriza a orientação acadêmica, precisamente o relacionamento orientando-orientador. Além da observação participante, a metodologia sustenta-se no percurso teórico-bibliográfico do tema. A análise leva em conta a orientação na área de línguas, precisamente português para falantes de outras línguas, justificado pela crescente internacionalização das universidades brasileiras. O resultado mostra carência de estudos, sobretudo no Brasil. Como conclusão, a autora propõe estreitar a relação entre pesquisa, ensino e orientação, adequando-a ao século XXI, bem como garantir formação específica para o orientador.
id UFRGS-9_7164545450caf43c632f3cf8368e998f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/74407
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-GraduaçãoOrientaçãoProgramas de Pós-GraduaçãoFormação ProfissionalEste artigo objetiva analisar como se caracteriza a orientação acadêmica, precisamente o relacionamento orientando-orientador. Além da observação participante, a metodologia sustenta-se no percurso teórico-bibliográfico do tema. A análise leva em conta a orientação na área de línguas, precisamente português para falantes de outras línguas, justificado pela crescente internacionalização das universidades brasileiras. O resultado mostra carência de estudos, sobretudo no Brasil. Como conclusão, a autora propõe estreitar a relação entre pesquisa, ensino e orientação, adequando-a ao século XXI, bem como garantir formação específica para o orientador.FACED - UFRGS2018-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018)Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407/48456https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407/48457Copyright (c) 2018 Educação & Realidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Maria Helena da2018-06-19T22:53:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/74407Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2018-06-19T22:53:05Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação
title Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação
spellingShingle Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação
Nóbrega, Maria Helena da
Orientação
Programas de Pós-Graduação
Formação Profissional
title_short Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação
title_full Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação
title_fullStr Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação
title_full_unstemmed Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação
title_sort Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação
author Nóbrega, Maria Helena da
author_facet Nóbrega, Maria Helena da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Maria Helena da
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação
Programas de Pós-Graduação
Formação Profissional
topic Orientação
Programas de Pós-Graduação
Formação Profissional
description Este artigo objetiva analisar como se caracteriza a orientação acadêmica, precisamente o relacionamento orientando-orientador. Além da observação participante, a metodologia sustenta-se no percurso teórico-bibliográfico do tema. A análise leva em conta a orientação na área de línguas, precisamente português para falantes de outras línguas, justificado pela crescente internacionalização das universidades brasileiras. O resultado mostra carência de estudos, sobretudo no Brasil. Como conclusão, a autora propõe estreitar a relação entre pesquisa, ensino e orientação, adequando-a ao século XXI, bem como garantir formação específica para o orientador.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407/48456
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407/48457
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação & Realidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação & Realidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018)
Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766987754176512