Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar como se caracteriza a orientação acadêmica, precisamente o relacionamento orientando-orientador. Além da observação participante, a metodologia sustenta-se no percurso teórico-bibliográfico do tema. A análise leva em conta a orientação na área de línguas, precisamente português para falantes de outras línguas, justificado pela crescente internacionalização das universidades brasileiras. O resultado mostra carência de estudos, sobretudo no Brasil. Como conclusão, a autora propõe estreitar a relação entre pesquisa, ensino e orientação, adequando-a ao século XXI, bem como garantir formação específica para o orientador. |
id |
UFRGS-9_7164545450caf43c632f3cf8368e998f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/74407 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-GraduaçãoOrientaçãoProgramas de Pós-GraduaçãoFormação ProfissionalEste artigo objetiva analisar como se caracteriza a orientação acadêmica, precisamente o relacionamento orientando-orientador. Além da observação participante, a metodologia sustenta-se no percurso teórico-bibliográfico do tema. A análise leva em conta a orientação na área de línguas, precisamente português para falantes de outras línguas, justificado pela crescente internacionalização das universidades brasileiras. O resultado mostra carência de estudos, sobretudo no Brasil. Como conclusão, a autora propõe estreitar a relação entre pesquisa, ensino e orientação, adequando-a ao século XXI, bem como garantir formação específica para o orientador.FACED - UFRGS2018-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018)Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407/48456https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407/48457Copyright (c) 2018 Educação & Realidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Maria Helena da2018-06-19T22:53:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/74407Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2018-06-19T22:53:05Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação |
title |
Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação |
spellingShingle |
Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação Nóbrega, Maria Helena da Orientação Programas de Pós-Graduação Formação Profissional |
title_short |
Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação |
title_full |
Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação |
title_fullStr |
Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação |
title_full_unstemmed |
Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação |
title_sort |
Orientandos e Orientadores no Século XXI: Desafios da Pós-Graduação |
author |
Nóbrega, Maria Helena da |
author_facet |
Nóbrega, Maria Helena da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Maria Helena da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação Programas de Pós-Graduação Formação Profissional |
topic |
Orientação Programas de Pós-Graduação Formação Profissional |
description |
Este artigo objetiva analisar como se caracteriza a orientação acadêmica, precisamente o relacionamento orientando-orientador. Além da observação participante, a metodologia sustenta-se no percurso teórico-bibliográfico do tema. A análise leva em conta a orientação na área de línguas, precisamente português para falantes de outras línguas, justificado pela crescente internacionalização das universidades brasileiras. O resultado mostra carência de estudos, sobretudo no Brasil. Como conclusão, a autora propõe estreitar a relação entre pesquisa, ensino e orientação, adequando-a ao século XXI, bem como garantir formação específica para o orientador. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407/48456 https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407/48457 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação & Realidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação & Realidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018) Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766987754176512 |