Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21808 |
Resumo: | Este texto tenta evocar os elementos éticos do ato de cuidar a partir de uma visão antropológica inspiradora, bem como de uma visão renovada do ser humano, tal como é representada em suas experiências pessoal e profissional. Apresentamos uma pesquisa do tipo biográfico e de inspiração fenomenológica, cuja prática permite a harmonização pedagógica entre o soma e a psique. Assim, é nosso desejo responder à seguinte questão: é possível respeitar as necessidades ontológicas e espirituais do ser humano em práticas nas quais o corpo é reverenciado à altura do mistério de sua existência encarnada? |
id |
UFRGS-9_72d478faa593d31ecdf8f3c2fac5cc1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/21808 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensívelCorpo. Sujeito Sensível. Ética do Ser. Somatopsicopedagogia.Este texto tenta evocar os elementos éticos do ato de cuidar a partir de uma visão antropológica inspiradora, bem como de uma visão renovada do ser humano, tal como é representada em suas experiências pessoal e profissional. Apresentamos uma pesquisa do tipo biográfico e de inspiração fenomenológica, cuja prática permite a harmonização pedagógica entre o soma e a psique. Assim, é nosso desejo responder à seguinte questão: é possível respeitar as necessidades ontológicas e espirituais do ser humano em práticas nas quais o corpo é reverenciado à altura do mistério de sua existência encarnada?FACED - UFRGS2012-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21808Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 37 No. 1 (2012)Educação & Realidade; v. 37 n. 1 (2012)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21808/16033Lapointe, SergeRugira, Jeanne-Marieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-22T01:27:40Zoai:seer.ufrgs.br:article/21808Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-22T01:27:40Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível |
title |
Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível |
spellingShingle |
Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível Lapointe, Serge Corpo. Sujeito Sensível. Ética do Ser. Somatopsicopedagogia. |
title_short |
Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível |
title_full |
Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível |
title_fullStr |
Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível |
title_full_unstemmed |
Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível |
title_sort |
Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível |
author |
Lapointe, Serge |
author_facet |
Lapointe, Serge Rugira, Jeanne-Marie |
author_role |
author |
author2 |
Rugira, Jeanne-Marie |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lapointe, Serge Rugira, Jeanne-Marie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo. Sujeito Sensível. Ética do Ser. Somatopsicopedagogia. |
topic |
Corpo. Sujeito Sensível. Ética do Ser. Somatopsicopedagogia. |
description |
Este texto tenta evocar os elementos éticos do ato de cuidar a partir de uma visão antropológica inspiradora, bem como de uma visão renovada do ser humano, tal como é representada em suas experiências pessoal e profissional. Apresentamos uma pesquisa do tipo biográfico e de inspiração fenomenológica, cuja prática permite a harmonização pedagógica entre o soma e a psique. Assim, é nosso desejo responder à seguinte questão: é possível respeitar as necessidades ontológicas e espirituais do ser humano em práticas nas quais o corpo é reverenciado à altura do mistério de sua existência encarnada? |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21808 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21808/16033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 37 No. 1 (2012) Educação & Realidade; v. 37 n. 1 (2012) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984518270976 |