Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lapointe, Serge
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rugira, Jeanne-Marie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21808
Resumo: Este texto tenta evocar os elementos éticos do ato de cuidar a partir de uma visão antropológica inspiradora, bem como de uma visão renovada do ser humano, tal como é representada em suas experiências pessoal e profissional. Apresentamos uma pesquisa do tipo biográfico e de inspiração fenomenológica, cuja prática permite a harmonização pedagógica entre o soma e a psique. Assim, é nosso desejo responder à seguinte questão: é possível respeitar as necessidades ontológicas e espirituais do ser humano em práticas nas quais o corpo é reverenciado à altura do mistério de sua existência encarnada?
id UFRGS-9_72d478faa593d31ecdf8f3c2fac5cc1c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/21808
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensívelCorpo. Sujeito Sensível. Ética do Ser. Somatopsicopedagogia.Este texto tenta evocar os elementos éticos do ato de cuidar a partir de uma visão antropológica inspiradora, bem como de uma visão renovada do ser humano, tal como é representada em suas experiências pessoal e profissional. Apresentamos uma pesquisa do tipo biográfico e de inspiração fenomenológica, cuja prática permite a harmonização pedagógica entre o soma e a psique. Assim, é nosso desejo responder à seguinte questão: é possível respeitar as necessidades ontológicas e espirituais do ser humano em práticas nas quais o corpo é reverenciado à altura do mistério de sua existência encarnada?FACED - UFRGS2012-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21808Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 37 No. 1 (2012)Educação & Realidade; v. 37 n. 1 (2012)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21808/16033Lapointe, SergeRugira, Jeanne-Marieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-22T01:27:40Zoai:seer.ufrgs.br:article/21808Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-22T01:27:40Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível
title Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível
spellingShingle Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível
Lapointe, Serge
Corpo. Sujeito Sensível. Ética do Ser. Somatopsicopedagogia.
title_short Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível
title_full Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível
title_fullStr Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível
title_full_unstemmed Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível
title_sort Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível
author Lapointe, Serge
author_facet Lapointe, Serge
Rugira, Jeanne-Marie
author_role author
author2 Rugira, Jeanne-Marie
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lapointe, Serge
Rugira, Jeanne-Marie
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo. Sujeito Sensível. Ética do Ser. Somatopsicopedagogia.
topic Corpo. Sujeito Sensível. Ética do Ser. Somatopsicopedagogia.
description Este texto tenta evocar os elementos éticos do ato de cuidar a partir de uma visão antropológica inspiradora, bem como de uma visão renovada do ser humano, tal como é representada em suas experiências pessoal e profissional. Apresentamos uma pesquisa do tipo biográfico e de inspiração fenomenológica, cuja prática permite a harmonização pedagógica entre o soma e a psique. Assim, é nosso desejo responder à seguinte questão: é possível respeitar as necessidades ontológicas e espirituais do ser humano em práticas nas quais o corpo é reverenciado à altura do mistério de sua existência encarnada?
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21808
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21808/16033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 37 No. 1 (2012)
Educação & Realidade; v. 37 n. 1 (2012)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984518270976