CORPO, EDUCAÇÃO E SABER SENSÍVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Surdi, Aguinaldo Cesar
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freire, Érica Janaína Santiago Moreira, Mello, José Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3739
Resumo: Nossa existência no mundo é corporal. Corpo aqui entendido como sensibilidade, como possibilidade de conhecer e aprender, como forma de linguagem que proporciona um diálogo como o mundo. Neste texto, queremos refletir sobre as possíveis relações entre o corpo, a educação e o saber sensível. Enfocando a importância do corpo para a educação, fortalecendo o significado do saber sensível para a educação atual. A questão não é negar a educação racionalizada e fragmentada que vem sendo desenvolvida nas escolas, que tem como objetivo a didatização, memorização e a preparação para o mercado de trabalho. Mas sim, mostrar que uma educação pautada no saber sensível, possibilitada pela vivência corporal diante do mundo, pode auxiliar para uma educação mais globalizada e significativa, que leva em consideração inúmeros aspectos no processo e ensino e aprendizagem, como as experiências anteriores dos alunos, o contexto onde a escola está inserida, a família e as diferentes possibilidades que cada aluno percebe e sente sua relação com o mundo que o cerca. Neste sentido, o saber sensível se torna fundamental para a construção da autonomia e da criação de diferentes formas de pensar sobre as coisas do mundo
id IFRN-3_ad108ab4aac031e12263a8e4609c09ec
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3739
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling CORPO, EDUCAÇÃO E SABER SENSÍVELCorpoEducaçãoSaber SensívelSensibilidadeNossa existência no mundo é corporal. Corpo aqui entendido como sensibilidade, como possibilidade de conhecer e aprender, como forma de linguagem que proporciona um diálogo como o mundo. Neste texto, queremos refletir sobre as possíveis relações entre o corpo, a educação e o saber sensível. Enfocando a importância do corpo para a educação, fortalecendo o significado do saber sensível para a educação atual. A questão não é negar a educação racionalizada e fragmentada que vem sendo desenvolvida nas escolas, que tem como objetivo a didatização, memorização e a preparação para o mercado de trabalho. Mas sim, mostrar que uma educação pautada no saber sensível, possibilitada pela vivência corporal diante do mundo, pode auxiliar para uma educação mais globalizada e significativa, que leva em consideração inúmeros aspectos no processo e ensino e aprendizagem, como as experiências anteriores dos alunos, o contexto onde a escola está inserida, a família e as diferentes possibilidades que cada aluno percebe e sente sua relação com o mundo que o cerca. Neste sentido, o saber sensível se torna fundamental para a construção da autonomia e da criação de diferentes formas de pensar sobre as coisas do mundoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/373910.15628/holos.2016.3739HOLOS; v. 3 (2016); 363-3701807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3739/1504Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSurdi, Aguinaldo CesarFreire, Érica Janaína Santiago MoreiraMello, José Pereira de2022-05-01T20:21:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3739Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:21:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv CORPO, EDUCAÇÃO E SABER SENSÍVEL
title CORPO, EDUCAÇÃO E SABER SENSÍVEL
spellingShingle CORPO, EDUCAÇÃO E SABER SENSÍVEL
Surdi, Aguinaldo Cesar
Corpo
Educação
Saber Sensível
Sensibilidade
title_short CORPO, EDUCAÇÃO E SABER SENSÍVEL
title_full CORPO, EDUCAÇÃO E SABER SENSÍVEL
title_fullStr CORPO, EDUCAÇÃO E SABER SENSÍVEL
title_full_unstemmed CORPO, EDUCAÇÃO E SABER SENSÍVEL
title_sort CORPO, EDUCAÇÃO E SABER SENSÍVEL
author Surdi, Aguinaldo Cesar
author_facet Surdi, Aguinaldo Cesar
Freire, Érica Janaína Santiago Moreira
Mello, José Pereira de
author_role author
author2 Freire, Érica Janaína Santiago Moreira
Mello, José Pereira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Surdi, Aguinaldo Cesar
Freire, Érica Janaína Santiago Moreira
Mello, José Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Educação
Saber Sensível
Sensibilidade
topic Corpo
Educação
Saber Sensível
Sensibilidade
description Nossa existência no mundo é corporal. Corpo aqui entendido como sensibilidade, como possibilidade de conhecer e aprender, como forma de linguagem que proporciona um diálogo como o mundo. Neste texto, queremos refletir sobre as possíveis relações entre o corpo, a educação e o saber sensível. Enfocando a importância do corpo para a educação, fortalecendo o significado do saber sensível para a educação atual. A questão não é negar a educação racionalizada e fragmentada que vem sendo desenvolvida nas escolas, que tem como objetivo a didatização, memorização e a preparação para o mercado de trabalho. Mas sim, mostrar que uma educação pautada no saber sensível, possibilitada pela vivência corporal diante do mundo, pode auxiliar para uma educação mais globalizada e significativa, que leva em consideração inúmeros aspectos no processo e ensino e aprendizagem, como as experiências anteriores dos alunos, o contexto onde a escola está inserida, a família e as diferentes possibilidades que cada aluno percebe e sente sua relação com o mundo que o cerca. Neste sentido, o saber sensível se torna fundamental para a construção da autonomia e da criação de diferentes formas de pensar sobre as coisas do mundo
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3739
10.15628/holos.2016.3739
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3739
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.3739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3739/1504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2016); 363-370
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621880709120