CORPO, EDUCAÇÃO E SABER SENSÍVEL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3739 |
Resumo: | Nossa existência no mundo é corporal. Corpo aqui entendido como sensibilidade, como possibilidade de conhecer e aprender, como forma de linguagem que proporciona um diálogo como o mundo. Neste texto, queremos refletir sobre as possíveis relações entre o corpo, a educação e o saber sensível. Enfocando a importância do corpo para a educação, fortalecendo o significado do saber sensível para a educação atual. A questão não é negar a educação racionalizada e fragmentada que vem sendo desenvolvida nas escolas, que tem como objetivo a didatização, memorização e a preparação para o mercado de trabalho. Mas sim, mostrar que uma educação pautada no saber sensível, possibilitada pela vivência corporal diante do mundo, pode auxiliar para uma educação mais globalizada e significativa, que leva em consideração inúmeros aspectos no processo e ensino e aprendizagem, como as experiências anteriores dos alunos, o contexto onde a escola está inserida, a família e as diferentes possibilidades que cada aluno percebe e sente sua relação com o mundo que o cerca. Neste sentido, o saber sensível se torna fundamental para a construção da autonomia e da criação de diferentes formas de pensar sobre as coisas do mundo |
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