Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25603 |
Resumo: | Em um mundo cada vez mais globalizado e, simultaneamente, fragmentado (no qual as fronteiras fixas das comunidades e agências tradicionais tais como a família, a escola e a nação estão constantemente sendo desafiadas e realocadas) é necessário desenvolver outros instrumentos e metodologias que melhor exponham as complexidades dessas transformações. Esse artigo propõe que uma das possíveis abordagens para melhor entender a fragmentação dos contextos sociais, as novas dinâmicas sociais, políticas e culturais e suas implicações para a educação comparada, é analisar símbolos culturais recorrentes do cotidiano, tais como fotos escolares, como objetos alegóricos. Como esse artigo vai discutir utilizando fotografias escolares como dados de pesquisa, essa não é um projeto trivial, idealista ou mecânico e requer o desenvolvimento de novas maneiras de ver. |
id |
UFRGS-9_7d71b7b4dcba4b4b8389e7375ae23bc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/25603 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em EducaçãoEducação comparadacultura visualfotografiaperspectivas pósfundacionaisEm um mundo cada vez mais globalizado e, simultaneamente, fragmentado (no qual as fronteiras fixas das comunidades e agências tradicionais tais como a família, a escola e a nação estão constantemente sendo desafiadas e realocadas) é necessário desenvolver outros instrumentos e metodologias que melhor exponham as complexidades dessas transformações. Esse artigo propõe que uma das possíveis abordagens para melhor entender a fragmentação dos contextos sociais, as novas dinâmicas sociais, políticas e culturais e suas implicações para a educação comparada, é analisar símbolos culturais recorrentes do cotidiano, tais como fotos escolares, como objetos alegóricos. Como esse artigo vai discutir utilizando fotografias escolares como dados de pesquisa, essa não é um projeto trivial, idealista ou mecânico e requer o desenvolvimento de novas maneiras de ver.FACED - UFRGS2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25603Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 2 (2003)Educação & Realidade; v. 28 n. 2 (2003)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25603/14936Fischman, Gustavo E.Cruder, Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:20:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/25603Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:20:17Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação |
title |
Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação |
spellingShingle |
Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação Fischman, Gustavo E. Educação comparada cultura visual fotografia perspectivas pósfundacionais |
title_short |
Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação |
title_full |
Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação |
title_fullStr |
Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação |
title_full_unstemmed |
Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação |
title_sort |
Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação |
author |
Fischman, Gustavo E. |
author_facet |
Fischman, Gustavo E. Cruder, Gabriela |
author_role |
author |
author2 |
Cruder, Gabriela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischman, Gustavo E. Cruder, Gabriela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação comparada cultura visual fotografia perspectivas pósfundacionais |
topic |
Educação comparada cultura visual fotografia perspectivas pósfundacionais |
description |
Em um mundo cada vez mais globalizado e, simultaneamente, fragmentado (no qual as fronteiras fixas das comunidades e agências tradicionais tais como a família, a escola e a nação estão constantemente sendo desafiadas e realocadas) é necessário desenvolver outros instrumentos e metodologias que melhor exponham as complexidades dessas transformações. Esse artigo propõe que uma das possíveis abordagens para melhor entender a fragmentação dos contextos sociais, as novas dinâmicas sociais, políticas e culturais e suas implicações para a educação comparada, é analisar símbolos culturais recorrentes do cotidiano, tais como fotos escolares, como objetos alegóricos. Como esse artigo vai discutir utilizando fotografias escolares como dados de pesquisa, essa não é um projeto trivial, idealista ou mecânico e requer o desenvolvimento de novas maneiras de ver. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25603 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25603/14936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 2 (2003) Educação & Realidade; v. 28 n. 2 (2003) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984865349632 |