Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischman, Gustavo E.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Cruder, Gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25603
Resumo: Em um mundo cada vez mais globalizado e, simultaneamente, fragmentado (no qual as fronteiras fixas das comunidades e agências tradicionais tais como a família, a escola e a nação estão constantemente sendo desafiadas e realocadas) é necessário desenvolver outros instrumentos e metodologias que melhor exponham as complexidades dessas transformações. Esse artigo propõe que uma das possíveis abordagens para melhor entender a fragmentação dos contextos sociais, as novas dinâmicas sociais, políticas e culturais e suas implicações para a educação comparada, é analisar símbolos culturais recorrentes do cotidiano, tais como fotos escolares, como objetos alegóricos. Como esse artigo vai discutir utilizando fotografias escolares como dados de pesquisa, essa não é um projeto trivial, idealista ou mecânico e requer o desenvolvimento de novas maneiras de ver.
id UFRGS-9_7d71b7b4dcba4b4b8389e7375ae23bc5
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25603
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em EducaçãoEducação comparadacultura visualfotografiaperspectivas pósfundacionaisEm um mundo cada vez mais globalizado e, simultaneamente, fragmentado (no qual as fronteiras fixas das comunidades e agências tradicionais tais como a família, a escola e a nação estão constantemente sendo desafiadas e realocadas) é necessário desenvolver outros instrumentos e metodologias que melhor exponham as complexidades dessas transformações. Esse artigo propõe que uma das possíveis abordagens para melhor entender a fragmentação dos contextos sociais, as novas dinâmicas sociais, políticas e culturais e suas implicações para a educação comparada, é analisar símbolos culturais recorrentes do cotidiano, tais como fotos escolares, como objetos alegóricos. Como esse artigo vai discutir utilizando fotografias escolares como dados de pesquisa, essa não é um projeto trivial, idealista ou mecânico e requer o desenvolvimento de novas maneiras de ver.FACED - UFRGS2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25603Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 2 (2003)Educação & Realidade; v. 28 n. 2 (2003)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25603/14936Fischman, Gustavo E.Cruder, Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:20:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/25603Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:20:17Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação
title Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação
spellingShingle Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação
Fischman, Gustavo E.
Educação comparada
cultura visual
fotografia
perspectivas pósfundacionais
title_short Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação
title_full Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação
title_fullStr Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação
title_full_unstemmed Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação
title_sort Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação
author Fischman, Gustavo E.
author_facet Fischman, Gustavo E.
Cruder, Gabriela
author_role author
author2 Cruder, Gabriela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischman, Gustavo E.
Cruder, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação comparada
cultura visual
fotografia
perspectivas pósfundacionais
topic Educação comparada
cultura visual
fotografia
perspectivas pósfundacionais
description Em um mundo cada vez mais globalizado e, simultaneamente, fragmentado (no qual as fronteiras fixas das comunidades e agências tradicionais tais como a família, a escola e a nação estão constantemente sendo desafiadas e realocadas) é necessário desenvolver outros instrumentos e metodologias que melhor exponham as complexidades dessas transformações. Esse artigo propõe que uma das possíveis abordagens para melhor entender a fragmentação dos contextos sociais, as novas dinâmicas sociais, políticas e culturais e suas implicações para a educação comparada, é analisar símbolos culturais recorrentes do cotidiano, tais como fotos escolares, como objetos alegóricos. Como esse artigo vai discutir utilizando fotografias escolares como dados de pesquisa, essa não é um projeto trivial, idealista ou mecânico e requer o desenvolvimento de novas maneiras de ver.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25603
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25603/14936
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 2 (2003)
Educação & Realidade; v. 28 n. 2 (2003)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984865349632