Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41317 |
Resumo: | O presente artigo consiste num exercício analítico que enfoca a política cultural enquanto currículo. Currículo entendido como prática subjetivante. Prática capaz tanto de reafirmar os movimentos de reterritorialização, através das representações e dos investimentos nos territórios identitários, quanto de apontar as possibilidades de rupturas, cortes, interceptaçõesde fluxos/desejos. O exercício de análise visa cartografar a escola como uma máquina que produz espaços lisos e estriados. Uma máquina produtora e produzida por movimentos simultâneos de capturas e rupturas, com possibilidades de tomar-se um devir que denomino de zona catalisadora de saberes. Para tanto utilizo conceitos de autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault. Os conceitos elencados são: cultura(s), subjetividade capitalística e seus movimentos de desterritorialização e reterritorialização, identidade(s), poder-saber, máquina(s), processos criativos ou processos de singularização. |
id |
UFRGS-9_7f0c2549e88a6340290e91bbb2405555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/41317 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades.Currículo. Política Cultural. Subjetividades. Zona Catalisadora de Saberes. Processos e Cortes.O presente artigo consiste num exercício analítico que enfoca a política cultural enquanto currículo. Currículo entendido como prática subjetivante. Prática capaz tanto de reafirmar os movimentos de reterritorialização, através das representações e dos investimentos nos territórios identitários, quanto de apontar as possibilidades de rupturas, cortes, interceptaçõesde fluxos/desejos. O exercício de análise visa cartografar a escola como uma máquina que produz espaços lisos e estriados. Uma máquina produtora e produzida por movimentos simultâneos de capturas e rupturas, com possibilidades de tomar-se um devir que denomino de zona catalisadora de saberes. Para tanto utilizo conceitos de autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault. Os conceitos elencados são: cultura(s), subjetividade capitalística e seus movimentos de desterritorialização e reterritorialização, identidade(s), poder-saber, máquina(s), processos criativos ou processos de singularização.FACED - UFRGS2013-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41317Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 26 No. 1 (2001)Educação & Realidade; v. 26 n. 1 (2001)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41317/26147Kroef, Ada Beatriz Gallicchioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-26T19:11:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/41317Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2013-07-26T19:11:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades. |
title |
Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades. |
spellingShingle |
Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades. Kroef, Ada Beatriz Gallicchio Currículo. Política Cultural. Subjetividades. Zona Catalisadora de Saberes. Processos e Cortes. |
title_short |
Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades. |
title_full |
Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades. |
title_fullStr |
Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades. |
title_full_unstemmed |
Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades. |
title_sort |
Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades. |
author |
Kroef, Ada Beatriz Gallicchio |
author_facet |
Kroef, Ada Beatriz Gallicchio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kroef, Ada Beatriz Gallicchio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Política Cultural. Subjetividades. Zona Catalisadora de Saberes. Processos e Cortes. |
topic |
Currículo. Política Cultural. Subjetividades. Zona Catalisadora de Saberes. Processos e Cortes. |
description |
O presente artigo consiste num exercício analítico que enfoca a política cultural enquanto currículo. Currículo entendido como prática subjetivante. Prática capaz tanto de reafirmar os movimentos de reterritorialização, através das representações e dos investimentos nos territórios identitários, quanto de apontar as possibilidades de rupturas, cortes, interceptaçõesde fluxos/desejos. O exercício de análise visa cartografar a escola como uma máquina que produz espaços lisos e estriados. Uma máquina produtora e produzida por movimentos simultâneos de capturas e rupturas, com possibilidades de tomar-se um devir que denomino de zona catalisadora de saberes. Para tanto utilizo conceitos de autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault. Os conceitos elencados são: cultura(s), subjetividade capitalística e seus movimentos de desterritorialização e reterritorialização, identidade(s), poder-saber, máquina(s), processos criativos ou processos de singularização. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41317 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41317/26147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 26 No. 1 (2001) Educação & Realidade; v. 26 n. 1 (2001) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766985600401408 |