Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kroef, Ada Beatriz Gallicchio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41317
Resumo: O presente artigo consiste num exercício analítico que enfoca a política cultural enquanto currículo. Currículo entendido como prática subjetivante. Prática capaz tanto de reafirmar os movimentos de reterritorialização, através das representações e dos investimentos nos territórios identitários, quanto de apontar as possibilidades de rupturas, cortes, interceptaçõesde fluxos/desejos. O exercício de análise visa cartografar a escola como uma máquina que produz espaços lisos e estriados. Uma máquina produtora e produzida por movimentos simultâneos de capturas e rupturas, com possibilidades de tomar-se um devir que denomino de zona catalisadora de saberes. Para tanto utilizo conceitos de autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault. Os conceitos elencados são: cultura(s), subjetividade capitalística e seus movimentos de desterritorialização e reterritorialização, identidade(s), poder-saber, máquina(s), processos criativos ou processos de singularização.
id UFRGS-9_7f0c2549e88a6340290e91bbb2405555
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/41317
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades.Currículo. Política Cultural. Subjetividades. Zona Catalisadora de Saberes. Processos e Cortes.O presente artigo consiste num exercício analítico que enfoca a política cultural enquanto currículo. Currículo entendido como prática subjetivante. Prática capaz tanto de reafirmar os movimentos de reterritorialização, através das representações e dos investimentos nos territórios identitários, quanto de apontar as possibilidades de rupturas, cortes, interceptaçõesde fluxos/desejos. O exercício de análise visa cartografar a escola como uma máquina que produz espaços lisos e estriados. Uma máquina produtora e produzida por movimentos simultâneos de capturas e rupturas, com possibilidades de tomar-se um devir que denomino de zona catalisadora de saberes. Para tanto utilizo conceitos de autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault. Os conceitos elencados são: cultura(s), subjetividade capitalística e seus movimentos de desterritorialização e reterritorialização, identidade(s), poder-saber, máquina(s), processos criativos ou processos de singularização.FACED - UFRGS2013-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41317Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 26 No. 1 (2001)Educação & Realidade; v. 26 n. 1 (2001)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41317/26147Kroef, Ada Beatriz Gallicchioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-26T19:11:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/41317Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2013-07-26T19:11:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades.
title Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades.
spellingShingle Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades.
Kroef, Ada Beatriz Gallicchio
Currículo. Política Cultural. Subjetividades. Zona Catalisadora de Saberes. Processos e Cortes.
title_short Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades.
title_full Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades.
title_fullStr Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades.
title_full_unstemmed Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades.
title_sort Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades.
author Kroef, Ada Beatriz Gallicchio
author_facet Kroef, Ada Beatriz Gallicchio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kroef, Ada Beatriz Gallicchio
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Política Cultural. Subjetividades. Zona Catalisadora de Saberes. Processos e Cortes.
topic Currículo. Política Cultural. Subjetividades. Zona Catalisadora de Saberes. Processos e Cortes.
description O presente artigo consiste num exercício analítico que enfoca a política cultural enquanto currículo. Currículo entendido como prática subjetivante. Prática capaz tanto de reafirmar os movimentos de reterritorialização, através das representações e dos investimentos nos territórios identitários, quanto de apontar as possibilidades de rupturas, cortes, interceptaçõesde fluxos/desejos. O exercício de análise visa cartografar a escola como uma máquina que produz espaços lisos e estriados. Uma máquina produtora e produzida por movimentos simultâneos de capturas e rupturas, com possibilidades de tomar-se um devir que denomino de zona catalisadora de saberes. Para tanto utilizo conceitos de autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault. Os conceitos elencados são: cultura(s), subjetividade capitalística e seus movimentos de desterritorialização e reterritorialização, identidade(s), poder-saber, máquina(s), processos criativos ou processos de singularização.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41317
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41317/26147
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 26 No. 1 (2001)
Educação & Realidade; v. 26 n. 1 (2001)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766985600401408