BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: a emergência de uma subjetividade competente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Santaiana, Rochele
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Machado , Jaqueline Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7517
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar em que medida a noção de competência apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compõe um campo de possibilidades para constituição de uma subjetividade que procura formar sujeitos competentes no bloco da alfabetização. O trabalho toma como campo teórico-metodológico a perspectiva pós-estruturalista, com as teorizações produzidas por Michel Foucault, abordando a temática do currículo através da análise do conceito de competência na alfabetização, apresentado na Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente o estudo vem operando com as ferramentas teóricas analíticas, governamento biopolítico e discurso. Assim, a BNCC pelo fato de ser uma referência obrigatória na construção dos currículos escolares emerge como um documento que propõe práticas visíveis no gerenciamento das condutas dos sujeitos, que operam no âmbito das subjetividades neoliberais.  Entende-se com esse estudo que, ao mesmo tempo que são delineados quais conhecimentos, atitudes ou performances devem ser privilegiados na composição dos currículos escolares, determinados tipos de sujeitos são constituídos no cenário contemporâneo.
id UNOCHAPO-1_11f71b6bdf1230e5167541c3767ead5b
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7517
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: a emergência de uma subjetividade competenteBNCC CompetênciaCurrículoNeoliberalismoSubjetividadeEste trabalho tem como objetivo analisar em que medida a noção de competência apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compõe um campo de possibilidades para constituição de uma subjetividade que procura formar sujeitos competentes no bloco da alfabetização. O trabalho toma como campo teórico-metodológico a perspectiva pós-estruturalista, com as teorizações produzidas por Michel Foucault, abordando a temática do currículo através da análise do conceito de competência na alfabetização, apresentado na Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente o estudo vem operando com as ferramentas teóricas analíticas, governamento biopolítico e discurso. Assim, a BNCC pelo fato de ser uma referência obrigatória na construção dos currículos escolares emerge como um documento que propõe práticas visíveis no gerenciamento das condutas dos sujeitos, que operam no âmbito das subjetividades neoliberais.  Entende-se com esse estudo que, ao mesmo tempo que são delineados quais conhecimentos, atitudes ou performances devem ser privilegiados na composição dos currículos escolares, determinados tipos de sujeitos são constituídos no cenário contemporâneo.Unochapecó2024-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/751710.22196/rp.v26i1.7517Revista Pedagógica; Vol. 26 (2024): Temática Livre - jan. / dez.; 1-19Revista Pedagógica; v. 26 (2024): Temática Livre - jan. / dez.; 1-191984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7517/4080Copyright (c) 2024 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Santaiana, Rochele Machado , Jaqueline Aparecida2024-03-27T17:48:55Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7517Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-27T17:48:55Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: a emergência de uma subjetividade competente
title BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: a emergência de uma subjetividade competente
spellingShingle BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: a emergência de uma subjetividade competente
da Silva Santaiana, Rochele
BNCC
Competência
Currículo
Neoliberalismo
Subjetividade
title_short BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: a emergência de uma subjetividade competente
title_full BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: a emergência de uma subjetividade competente
title_fullStr BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: a emergência de uma subjetividade competente
title_full_unstemmed BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: a emergência de uma subjetividade competente
title_sort BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: a emergência de uma subjetividade competente
author da Silva Santaiana, Rochele
author_facet da Silva Santaiana, Rochele
Machado , Jaqueline Aparecida
author_role author
author2 Machado , Jaqueline Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Santaiana, Rochele
Machado , Jaqueline Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Competência
Currículo
Neoliberalismo
Subjetividade
topic BNCC
Competência
Currículo
Neoliberalismo
Subjetividade
description Este trabalho tem como objetivo analisar em que medida a noção de competência apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compõe um campo de possibilidades para constituição de uma subjetividade que procura formar sujeitos competentes no bloco da alfabetização. O trabalho toma como campo teórico-metodológico a perspectiva pós-estruturalista, com as teorizações produzidas por Michel Foucault, abordando a temática do currículo através da análise do conceito de competência na alfabetização, apresentado na Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente o estudo vem operando com as ferramentas teóricas analíticas, governamento biopolítico e discurso. Assim, a BNCC pelo fato de ser uma referência obrigatória na construção dos currículos escolares emerge como um documento que propõe práticas visíveis no gerenciamento das condutas dos sujeitos, que operam no âmbito das subjetividades neoliberais.  Entende-se com esse estudo que, ao mesmo tempo que são delineados quais conhecimentos, atitudes ou performances devem ser privilegiados na composição dos currículos escolares, determinados tipos de sujeitos são constituídos no cenário contemporâneo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7517
10.22196/rp.v26i1.7517
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7517
identifier_str_mv 10.22196/rp.v26i1.7517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7517/4080
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 26 (2024): Temática Livre - jan. / dez.; 1-19
Revista Pedagógica; v. 26 (2024): Temática Livre - jan. / dez.; 1-19
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991599853568