Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ernesto Macedo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Linhares, Marília Paixão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11028
Resumo: RESUMO - Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico noPROEJA. Este artigo apresenta resultados de uma experiência de inovação curricularno ensino presencial de Ciências e foi realizada com uma turma de educação profissional de jovens e adultos. A proposta pedagógica está apoiada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Casos e no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA). O objetivo da pesquisa é analisar a adequação dos recursos tecnológicos adotados, a partir da participação dos estudantes em estudos de temas que favorecem a aprendizagem para o trabalho e a cidadania. São analisadas a evolução das concepções dos estudantes e a aquisição de atitudes e habilidades adequadas, durante a realização de um Estudo de Caso sobre nanotecnologia. A análise conclui que os espaços virtuais podem contribuir para a aprendizagem significativa, constituindo-se em importante recurso para o ensino de Ciências, de modo particular, na Educação Profissional de Jovens e Adultos.Palavras-Chave: Aprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem.   
id UFRGS-9_8d77b2cc6e58a24986eaae06469f8a4e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/11028
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico noAprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem.RESUMO - Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico noPROEJA. Este artigo apresenta resultados de uma experiência de inovação curricularno ensino presencial de Ciências e foi realizada com uma turma de educação profissional de jovens e adultos. A proposta pedagógica está apoiada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Casos e no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA). O objetivo da pesquisa é analisar a adequação dos recursos tecnológicos adotados, a partir da participação dos estudantes em estudos de temas que favorecem a aprendizagem para o trabalho e a cidadania. São analisadas a evolução das concepções dos estudantes e a aquisição de atitudes e habilidades adequadas, durante a realização de um Estudo de Caso sobre nanotecnologia. A análise conclui que os espaços virtuais podem contribuir para a aprendizagem significativa, constituindo-se em importante recurso para o ensino de Ciências, de modo particular, na Educação Profissional de Jovens e Adultos.Palavras-Chave: Aprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem.   FACED - UFRGS2010-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11028Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11028/7189Reis, Ernesto MacedoLinhares, Marília Paixãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-16T13:21:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/11028Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-16T13:21:59Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no
title Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no
spellingShingle Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no
Reis, Ernesto Macedo
Aprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem.
title_short Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no
title_full Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no
title_fullStr Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no
title_full_unstemmed Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no
title_sort Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no
author Reis, Ernesto Macedo
author_facet Reis, Ernesto Macedo
Linhares, Marília Paixão
author_role author
author2 Linhares, Marília Paixão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Ernesto Macedo
Linhares, Marília Paixão
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem.
topic Aprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem.
description RESUMO - Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico noPROEJA. Este artigo apresenta resultados de uma experiência de inovação curricularno ensino presencial de Ciências e foi realizada com uma turma de educação profissional de jovens e adultos. A proposta pedagógica está apoiada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Casos e no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA). O objetivo da pesquisa é analisar a adequação dos recursos tecnológicos adotados, a partir da participação dos estudantes em estudos de temas que favorecem a aprendizagem para o trabalho e a cidadania. São analisadas a evolução das concepções dos estudantes e a aquisição de atitudes e habilidades adequadas, durante a realização de um Estudo de Caso sobre nanotecnologia. A análise conclui que os espaços virtuais podem contribuir para a aprendizagem significativa, constituindo-se em importante recurso para o ensino de Ciências, de modo particular, na Educação Profissional de Jovens e Adultos.Palavras-Chave: Aprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem.   
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11028
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11028/7189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010)
Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984079966208