Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11028 |
Resumo: | RESUMO - Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico noPROEJA. Este artigo apresenta resultados de uma experiência de inovação curricularno ensino presencial de Ciências e foi realizada com uma turma de educação profissional de jovens e adultos. A proposta pedagógica está apoiada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Casos e no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA). O objetivo da pesquisa é analisar a adequação dos recursos tecnológicos adotados, a partir da participação dos estudantes em estudos de temas que favorecem a aprendizagem para o trabalho e a cidadania. São analisadas a evolução das concepções dos estudantes e a aquisição de atitudes e habilidades adequadas, durante a realização de um Estudo de Caso sobre nanotecnologia. A análise conclui que os espaços virtuais podem contribuir para a aprendizagem significativa, constituindo-se em importante recurso para o ensino de Ciências, de modo particular, na Educação Profissional de Jovens e Adultos.Palavras-Chave: Aprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem. |
id |
UFRGS-9_8d77b2cc6e58a24986eaae06469f8a4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/11028 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico noAprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem.RESUMO - Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico noPROEJA. Este artigo apresenta resultados de uma experiência de inovação curricularno ensino presencial de Ciências e foi realizada com uma turma de educação profissional de jovens e adultos. A proposta pedagógica está apoiada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Casos e no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA). O objetivo da pesquisa é analisar a adequação dos recursos tecnológicos adotados, a partir da participação dos estudantes em estudos de temas que favorecem a aprendizagem para o trabalho e a cidadania. São analisadas a evolução das concepções dos estudantes e a aquisição de atitudes e habilidades adequadas, durante a realização de um Estudo de Caso sobre nanotecnologia. A análise conclui que os espaços virtuais podem contribuir para a aprendizagem significativa, constituindo-se em importante recurso para o ensino de Ciências, de modo particular, na Educação Profissional de Jovens e Adultos.Palavras-Chave: Aprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem. FACED - UFRGS2010-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11028Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11028/7189Reis, Ernesto MacedoLinhares, Marília Paixãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-16T13:21:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/11028Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-16T13:21:59Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no |
title |
Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no |
spellingShingle |
Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no Reis, Ernesto Macedo Aprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem. |
title_short |
Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no |
title_full |
Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no |
title_fullStr |
Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no |
title_full_unstemmed |
Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no |
title_sort |
Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no |
author |
Reis, Ernesto Macedo |
author_facet |
Reis, Ernesto Macedo Linhares, Marília Paixão |
author_role |
author |
author2 |
Linhares, Marília Paixão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Ernesto Macedo Linhares, Marília Paixão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem. |
topic |
Aprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem. |
description |
RESUMO - Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico noPROEJA. Este artigo apresenta resultados de uma experiência de inovação curricularno ensino presencial de Ciências e foi realizada com uma turma de educação profissional de jovens e adultos. A proposta pedagógica está apoiada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Casos e no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA). O objetivo da pesquisa é analisar a adequação dos recursos tecnológicos adotados, a partir da participação dos estudantes em estudos de temas que favorecem a aprendizagem para o trabalho e a cidadania. São analisadas a evolução das concepções dos estudantes e a aquisição de atitudes e habilidades adequadas, durante a realização de um Estudo de Caso sobre nanotecnologia. A análise conclui que os espaços virtuais podem contribuir para a aprendizagem significativa, constituindo-se em importante recurso para o ensino de Ciências, de modo particular, na Educação Profissional de Jovens e Adultos.Palavras-Chave: Aprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11028 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11028/7189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010) Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984079966208 |