Um sistema para construção de ambientes com recomendação contextualizada de recursos instrucionais para aprendizagem baseada em problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Froes, Marcos Feier
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107956
Resumo: Esta Tese de doutorado dá prosseguimento à iniciativa de um grupo de pesquisa da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, perseguindo o desenvolvimento de novas soluções para o aprimoramento do ferramental disponível para aprendizagem em Administração. No desenvolvimento de um sistema para aprendizagem é fundamental que se leve em conta a abordagem pedagógica e, para aprendizagem em Administração de Empresas, há uma especialmente interessante, empregada no desenvolvimento dos chamados ambientes complexos de aprendizagem. Estes sistemas instrucionais compreendem aplicações compatíveis com os princípios construtivistas de aprendizagem. A aprendizagem baseada em problemas (problem-based learning - PBL) se trata de uma abordagem em grande sintonia com os princípios construtivistas. A PBL se distingue por fazer de um problema o ponto de partida para o processo de aprendizagem. O principal objetivo que se persegue é o de catalizar aos aprendizes o desenvolvimento de conhecimentos sobre um domínio em questão. No âmbito desta pesquisa, acredita-se que esta catálise se obtém a partir da motivação do aprendiz em buscar o conhecimento e da disponibilidade de recursos instrucionais adequados às suas necessidades. Em uma abordagem PBL, são utilizadas situações problemáticas a fim de provocar esta motivação nos aprendizes. Neste cenário, a recomendação de recursos instrucionais contextualizados com a situação problemática e úteis para elucidá-la pode ser o catalizador para os esforços do aprendiz no processo de aprendizagem. Um sistema para construção de ambientes para aprendizagem baseada em problemas com recomendação contextualizada de recursos instrucionais é apresentado. O sistema foi projetado para promover estes processos dentro de uma perspectiva construtivista, a partir da interação do aluno com situações realísticas. O sistema foi aplicado em uma disciplina de Administração de Projetos e avaliado em um contexto de aprendizagem por gestores de uma organização que utiliza a abordagem de trabalho por projetos. Na avaliação dos participantes, o ambiente proporcionou atividades autênticas, as ações foram organizadas de forma a despertar a curiosidade, os recursos instrucionais recomendados estavam contextualizados com a situação problemática e foram úteis no processo de elucidá-la.
id URGS_701c36d6eb6254f194452bbcf09dfcbd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107956
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Froes, Marcos FeierSantos, Eduardo Ribas2014-12-09T02:16:32Z2012http://hdl.handle.net/10183/107956000946939Esta Tese de doutorado dá prosseguimento à iniciativa de um grupo de pesquisa da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, perseguindo o desenvolvimento de novas soluções para o aprimoramento do ferramental disponível para aprendizagem em Administração. No desenvolvimento de um sistema para aprendizagem é fundamental que se leve em conta a abordagem pedagógica e, para aprendizagem em Administração de Empresas, há uma especialmente interessante, empregada no desenvolvimento dos chamados ambientes complexos de aprendizagem. Estes sistemas instrucionais compreendem aplicações compatíveis com os princípios construtivistas de aprendizagem. A aprendizagem baseada em problemas (problem-based learning - PBL) se trata de uma abordagem em grande sintonia com os princípios construtivistas. A PBL se distingue por fazer de um problema o ponto de partida para o processo de aprendizagem. O principal objetivo que se persegue é o de catalizar aos aprendizes o desenvolvimento de conhecimentos sobre um domínio em questão. No âmbito desta pesquisa, acredita-se que esta catálise se obtém a partir da motivação do aprendiz em buscar o conhecimento e da disponibilidade de recursos instrucionais adequados às suas necessidades. Em uma abordagem PBL, são utilizadas situações problemáticas a fim de provocar esta motivação nos aprendizes. Neste cenário, a recomendação de recursos instrucionais contextualizados com a situação problemática e úteis para elucidá-la pode ser o catalizador para os esforços do aprendiz no processo de aprendizagem. Um sistema para construção de ambientes para aprendizagem baseada em problemas com recomendação contextualizada de recursos instrucionais é apresentado. O sistema foi projetado para promover estes processos dentro de uma perspectiva construtivista, a partir da interação do aluno com situações realísticas. O sistema foi aplicado em uma disciplina de Administração de Projetos e avaliado em um contexto de aprendizagem por gestores de uma organização que utiliza a abordagem de trabalho por projetos. Na avaliação dos participantes, o ambiente proporcionou atividades autênticas, as ações foram organizadas de forma a despertar a curiosidade, os recursos instrucionais recomendados estavam contextualizados com a situação problemática e foram úteis no processo de elucidá-la.This Ph.D. dissertation continues a Federal University of Rio Grande do Sul Business School’s research group initiative, pursuing the availability of tools to scaffold business administation learning process’ improvement. In order to develop a system to scaffold the learning process is fundamental to consider the pedagogical approach. Considering Business Administration learning, an interesting approach applied to the systems is named Complex Teaching-Learning Environments. Those environments follow the constructivist’s principles. The Problem-Based Learning (PBL) is a pedagogical approach that follows the constructivist’s principles. PBL distinguished itself by making problems a starting point of the learning process. The recommendation of learning resources related to the problem and useful to elucidate it might be a desirable scaffold to the learning process. A system to construct problem-based learning environments empowered with instructional resources recommendation is presented. The system was designed in a constructivist perspective and the environments are modeled in terms of realistic situations. The system has been evaluated by project managers in a Project Management learning context. According to the participants’ evaluation, the activities were authentic, the actions were organized in order to stimulate curiosity, and the recommended instructional resources were related to the problematic situations and useful to elucidate them.application/pdfporAprendizagem baseada em problemasAmbiente de aprendizagemUm sistema para construção de ambientes com recomendação contextualizada de recursos instrucionais para aprendizagem baseada em problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000946939.pdf000946939.pdfTexto completoapplication/pdf5565868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107956/1/000946939.pdfdf422933a65841f71e794186bb31722fMD51TEXT000946939.pdf.txt000946939.pdf.txtExtracted Texttext/plain194780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107956/2/000946939.pdf.txt573cf3a3f5f781997c2965919fef5997MD52THUMBNAIL000946939.pdf.jpg000946939.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107956/3/000946939.pdf.jpg7fd19fc36e30d0c3ba65d101b26d98fdMD5310183/1079562018-10-22 08:36:37.376oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:36:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um sistema para construção de ambientes com recomendação contextualizada de recursos instrucionais para aprendizagem baseada em problemas
title Um sistema para construção de ambientes com recomendação contextualizada de recursos instrucionais para aprendizagem baseada em problemas
spellingShingle Um sistema para construção de ambientes com recomendação contextualizada de recursos instrucionais para aprendizagem baseada em problemas
Froes, Marcos Feier
Aprendizagem baseada em problemas
Ambiente de aprendizagem
title_short Um sistema para construção de ambientes com recomendação contextualizada de recursos instrucionais para aprendizagem baseada em problemas
title_full Um sistema para construção de ambientes com recomendação contextualizada de recursos instrucionais para aprendizagem baseada em problemas
title_fullStr Um sistema para construção de ambientes com recomendação contextualizada de recursos instrucionais para aprendizagem baseada em problemas
title_full_unstemmed Um sistema para construção de ambientes com recomendação contextualizada de recursos instrucionais para aprendizagem baseada em problemas
title_sort Um sistema para construção de ambientes com recomendação contextualizada de recursos instrucionais para aprendizagem baseada em problemas
author Froes, Marcos Feier
author_facet Froes, Marcos Feier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Froes, Marcos Feier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Eduardo Ribas
contributor_str_mv Santos, Eduardo Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Ambiente de aprendizagem
topic Aprendizagem baseada em problemas
Ambiente de aprendizagem
description Esta Tese de doutorado dá prosseguimento à iniciativa de um grupo de pesquisa da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, perseguindo o desenvolvimento de novas soluções para o aprimoramento do ferramental disponível para aprendizagem em Administração. No desenvolvimento de um sistema para aprendizagem é fundamental que se leve em conta a abordagem pedagógica e, para aprendizagem em Administração de Empresas, há uma especialmente interessante, empregada no desenvolvimento dos chamados ambientes complexos de aprendizagem. Estes sistemas instrucionais compreendem aplicações compatíveis com os princípios construtivistas de aprendizagem. A aprendizagem baseada em problemas (problem-based learning - PBL) se trata de uma abordagem em grande sintonia com os princípios construtivistas. A PBL se distingue por fazer de um problema o ponto de partida para o processo de aprendizagem. O principal objetivo que se persegue é o de catalizar aos aprendizes o desenvolvimento de conhecimentos sobre um domínio em questão. No âmbito desta pesquisa, acredita-se que esta catálise se obtém a partir da motivação do aprendiz em buscar o conhecimento e da disponibilidade de recursos instrucionais adequados às suas necessidades. Em uma abordagem PBL, são utilizadas situações problemáticas a fim de provocar esta motivação nos aprendizes. Neste cenário, a recomendação de recursos instrucionais contextualizados com a situação problemática e úteis para elucidá-la pode ser o catalizador para os esforços do aprendiz no processo de aprendizagem. Um sistema para construção de ambientes para aprendizagem baseada em problemas com recomendação contextualizada de recursos instrucionais é apresentado. O sistema foi projetado para promover estes processos dentro de uma perspectiva construtivista, a partir da interação do aluno com situações realísticas. O sistema foi aplicado em uma disciplina de Administração de Projetos e avaliado em um contexto de aprendizagem por gestores de uma organização que utiliza a abordagem de trabalho por projetos. Na avaliação dos participantes, o ambiente proporcionou atividades autênticas, as ações foram organizadas de forma a despertar a curiosidade, os recursos instrucionais recomendados estavam contextualizados com a situação problemática e foram úteis no processo de elucidá-la.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-09T02:16:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107956
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000946939
url http://hdl.handle.net/10183/107956
identifier_str_mv 000946939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107956/1/000946939.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107956/2/000946939.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107956/3/000946939.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv df422933a65841f71e794186bb31722f
573cf3a3f5f781997c2965919fef5997
7fd19fc36e30d0c3ba65d101b26d98fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309057457750016