Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jódar, Francisco
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Gómez, Lucía
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25422
Resumo: Elemento chave em Foucault é fazer dos seus textos dispositivos de transformação de si mesmo e problematização de âmbitos da sociedade onde o exercício do poder resulta intolerável. Sendo assim, uma parte importante do sentido da sua obra aprecia-se a partir da sua vocação ensaística e o seu empenho em fazer funcionar outra política da verdade, onde ganha especial interesse a crítica do sujeito. Partindo destes elementos, o presente texto pretende destilar a dimensão pedagógica presente na obra de Foucault. Nela, perfila- se um espaço discursivo pedagógico diferente daquele que domina no campo da educação sob a soberania hermenêutica. Para isso, em primeiro lugar, o texto situa a obra de Foucault sob a primazia de mudar aquilo que somos e nos libertarmos da moral do escolarismo. A seguir, ressalta a presença da dimensão pedagógica no modo de entender a escrita e a leitura por Foucault e na sua concepção da conformação dos sujeitos através de processos de subjetivação.
id UFRGS-9_9f6c3b079f88c46dd1e4658cff6495fe
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25422
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidadesidentidadesubjetivaçãopedagogiapolíticaensaio.Elemento chave em Foucault é fazer dos seus textos dispositivos de transformação de si mesmo e problematização de âmbitos da sociedade onde o exercício do poder resulta intolerável. Sendo assim, uma parte importante do sentido da sua obra aprecia-se a partir da sua vocação ensaística e o seu empenho em fazer funcionar outra política da verdade, onde ganha especial interesse a crítica do sujeito. Partindo destes elementos, o presente texto pretende destilar a dimensão pedagógica presente na obra de Foucault. Nela, perfila- se um espaço discursivo pedagógico diferente daquele que domina no campo da educação sob a soberania hermenêutica. Para isso, em primeiro lugar, o texto situa a obra de Foucault sob a primazia de mudar aquilo que somos e nos libertarmos da moral do escolarismo. A seguir, ressalta a presença da dimensão pedagógica no modo de entender a escrita e a leitura por Foucault e na sua concepção da conformação dos sujeitos através de processos de subjetivação.FACED - UFRGS2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25422Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 1 (2004)Educação & Realidade; v. 29 n. 1 (2004)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25422/14748Jódar, FranciscoGómez, Lucíainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-25T13:58:31Zoai:seer.ufrgs.br:article/25422Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-25T13:58:31Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades
title Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades
spellingShingle Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades
Jódar, Francisco
identidade
subjetivação
pedagogia
política
ensaio.
title_short Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades
title_full Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades
title_fullStr Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades
title_full_unstemmed Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades
title_sort Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades
author Jódar, Francisco
author_facet Jódar, Francisco
Gómez, Lucía
author_role author
author2 Gómez, Lucía
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jódar, Francisco
Gómez, Lucía
dc.subject.por.fl_str_mv identidade
subjetivação
pedagogia
política
ensaio.
topic identidade
subjetivação
pedagogia
política
ensaio.
description Elemento chave em Foucault é fazer dos seus textos dispositivos de transformação de si mesmo e problematização de âmbitos da sociedade onde o exercício do poder resulta intolerável. Sendo assim, uma parte importante do sentido da sua obra aprecia-se a partir da sua vocação ensaística e o seu empenho em fazer funcionar outra política da verdade, onde ganha especial interesse a crítica do sujeito. Partindo destes elementos, o presente texto pretende destilar a dimensão pedagógica presente na obra de Foucault. Nela, perfila- se um espaço discursivo pedagógico diferente daquele que domina no campo da educação sob a soberania hermenêutica. Para isso, em primeiro lugar, o texto situa a obra de Foucault sob a primazia de mudar aquilo que somos e nos libertarmos da moral do escolarismo. A seguir, ressalta a presença da dimensão pedagógica no modo de entender a escrita e a leitura por Foucault e na sua concepção da conformação dos sujeitos através de processos de subjetivação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25422
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25422/14748
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 1 (2004)
Educação & Realidade; v. 29 n. 1 (2004)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984850669568