Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25422 |
Resumo: | Elemento chave em Foucault é fazer dos seus textos dispositivos de transformação de si mesmo e problematização de âmbitos da sociedade onde o exercício do poder resulta intolerável. Sendo assim, uma parte importante do sentido da sua obra aprecia-se a partir da sua vocação ensaística e o seu empenho em fazer funcionar outra política da verdade, onde ganha especial interesse a crítica do sujeito. Partindo destes elementos, o presente texto pretende destilar a dimensão pedagógica presente na obra de Foucault. Nela, perfila- se um espaço discursivo pedagógico diferente daquele que domina no campo da educação sob a soberania hermenêutica. Para isso, em primeiro lugar, o texto situa a obra de Foucault sob a primazia de mudar aquilo que somos e nos libertarmos da moral do escolarismo. A seguir, ressalta a presença da dimensão pedagógica no modo de entender a escrita e a leitura por Foucault e na sua concepção da conformação dos sujeitos através de processos de subjetivação. |
id |
UFRGS-9_9f6c3b079f88c46dd1e4658cff6495fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/25422 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidadesidentidadesubjetivaçãopedagogiapolíticaensaio.Elemento chave em Foucault é fazer dos seus textos dispositivos de transformação de si mesmo e problematização de âmbitos da sociedade onde o exercício do poder resulta intolerável. Sendo assim, uma parte importante do sentido da sua obra aprecia-se a partir da sua vocação ensaística e o seu empenho em fazer funcionar outra política da verdade, onde ganha especial interesse a crítica do sujeito. Partindo destes elementos, o presente texto pretende destilar a dimensão pedagógica presente na obra de Foucault. Nela, perfila- se um espaço discursivo pedagógico diferente daquele que domina no campo da educação sob a soberania hermenêutica. Para isso, em primeiro lugar, o texto situa a obra de Foucault sob a primazia de mudar aquilo que somos e nos libertarmos da moral do escolarismo. A seguir, ressalta a presença da dimensão pedagógica no modo de entender a escrita e a leitura por Foucault e na sua concepção da conformação dos sujeitos através de processos de subjetivação.FACED - UFRGS2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25422Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 1 (2004)Educação & Realidade; v. 29 n. 1 (2004)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25422/14748Jódar, FranciscoGómez, Lucíainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-25T13:58:31Zoai:seer.ufrgs.br:article/25422Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-25T13:58:31Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades |
title |
Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades |
spellingShingle |
Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades Jódar, Francisco identidade subjetivação pedagogia política ensaio. |
title_short |
Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades |
title_full |
Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades |
title_fullStr |
Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades |
title_full_unstemmed |
Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades |
title_sort |
Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades |
author |
Jódar, Francisco |
author_facet |
Jódar, Francisco Gómez, Lucía |
author_role |
author |
author2 |
Gómez, Lucía |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jódar, Francisco Gómez, Lucía |
dc.subject.por.fl_str_mv |
identidade subjetivação pedagogia política ensaio. |
topic |
identidade subjetivação pedagogia política ensaio. |
description |
Elemento chave em Foucault é fazer dos seus textos dispositivos de transformação de si mesmo e problematização de âmbitos da sociedade onde o exercício do poder resulta intolerável. Sendo assim, uma parte importante do sentido da sua obra aprecia-se a partir da sua vocação ensaística e o seu empenho em fazer funcionar outra política da verdade, onde ganha especial interesse a crítica do sujeito. Partindo destes elementos, o presente texto pretende destilar a dimensão pedagógica presente na obra de Foucault. Nela, perfila- se um espaço discursivo pedagógico diferente daquele que domina no campo da educação sob a soberania hermenêutica. Para isso, em primeiro lugar, o texto situa a obra de Foucault sob a primazia de mudar aquilo que somos e nos libertarmos da moral do escolarismo. A seguir, ressalta a presença da dimensão pedagógica no modo de entender a escrita e a leitura por Foucault e na sua concepção da conformação dos sujeitos através de processos de subjetivação. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25422 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25422/14748 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 1 (2004) Educação & Realidade; v. 29 n. 1 (2004) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984850669568 |