Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Vargas, Sonia
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25665
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre as relações entre o movimento migratório de pessoas que não tiveram acesso à escola na idade própria e as questões politico-pedagógicas que se colocam na EJA, considerando a formação continuada dos professores, centrada na diversidade cultural, como um dos meios de superar os problemas educativos atuais. Assim, na primeira parte do trabalho, apresentamos as características históricas da educação de jovens e adultos no Brasil, considerando os dados sobre o analfabetismo e o analfabetismo funcional como um dos indicadores do quadro atual das desigualdades socioeducativas. Na segunda parte, procuramos refletir sobre alguns princípios teórico-metodológicos que consideramos fundamentais na elaboração de projetos politico-pedagógicos de formação de professores de jovens e adultos, tais como: o diálogo e a construção de saberes; a participação c a formação da cidadania; a diversidade cultural, a coesão social e a educação.
id UFRGS-9_a49aebfd51d31367bb90ed70a412868a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25665
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no BrasilMigraçãodiversidade culturaleducação de jovens e adultosformação de formadores.O objetivo deste trabalho é refletir sobre as relações entre o movimento migratório de pessoas que não tiveram acesso à escola na idade própria e as questões politico-pedagógicas que se colocam na EJA, considerando a formação continuada dos professores, centrada na diversidade cultural, como um dos meios de superar os problemas educativos atuais. Assim, na primeira parte do trabalho, apresentamos as características históricas da educação de jovens e adultos no Brasil, considerando os dados sobre o analfabetismo e o analfabetismo funcional como um dos indicadores do quadro atual das desigualdades socioeducativas. Na segunda parte, procuramos refletir sobre alguns princípios teórico-metodológicos que consideramos fundamentais na elaboração de projetos politico-pedagógicos de formação de professores de jovens e adultos, tais como: o diálogo e a construção de saberes; a participação c a formação da cidadania; a diversidade cultural, a coesão social e a educação.FACED - UFRGS2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25665Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 1 (2003)Educação & Realidade; v. 28 n. 1 (2003)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25665/14997de Vargas, Soniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:26:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/25665Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:26:34Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil
title Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil
spellingShingle Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil
de Vargas, Sonia
Migração
diversidade cultural
educação de jovens e adultos
formação de formadores.
title_short Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil
title_full Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil
title_fullStr Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil
title_full_unstemmed Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil
title_sort Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil
author de Vargas, Sonia
author_facet de Vargas, Sonia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Vargas, Sonia
dc.subject.por.fl_str_mv Migração
diversidade cultural
educação de jovens e adultos
formação de formadores.
topic Migração
diversidade cultural
educação de jovens e adultos
formação de formadores.
description O objetivo deste trabalho é refletir sobre as relações entre o movimento migratório de pessoas que não tiveram acesso à escola na idade própria e as questões politico-pedagógicas que se colocam na EJA, considerando a formação continuada dos professores, centrada na diversidade cultural, como um dos meios de superar os problemas educativos atuais. Assim, na primeira parte do trabalho, apresentamos as características históricas da educação de jovens e adultos no Brasil, considerando os dados sobre o analfabetismo e o analfabetismo funcional como um dos indicadores do quadro atual das desigualdades socioeducativas. Na segunda parte, procuramos refletir sobre alguns princípios teórico-metodológicos que consideramos fundamentais na elaboração de projetos politico-pedagógicos de formação de professores de jovens e adultos, tais como: o diálogo e a construção de saberes; a participação c a formação da cidadania; a diversidade cultural, a coesão social e a educação.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25665
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25665/14997
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 1 (2003)
Educação & Realidade; v. 28 n. 1 (2003)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984880029696