Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25665 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é refletir sobre as relações entre o movimento migratório de pessoas que não tiveram acesso à escola na idade própria e as questões politico-pedagógicas que se colocam na EJA, considerando a formação continuada dos professores, centrada na diversidade cultural, como um dos meios de superar os problemas educativos atuais. Assim, na primeira parte do trabalho, apresentamos as características históricas da educação de jovens e adultos no Brasil, considerando os dados sobre o analfabetismo e o analfabetismo funcional como um dos indicadores do quadro atual das desigualdades socioeducativas. Na segunda parte, procuramos refletir sobre alguns princípios teórico-metodológicos que consideramos fundamentais na elaboração de projetos politico-pedagógicos de formação de professores de jovens e adultos, tais como: o diálogo e a construção de saberes; a participação c a formação da cidadania; a diversidade cultural, a coesão social e a educação. |
id |
UFRGS-9_a49aebfd51d31367bb90ed70a412868a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/25665 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no BrasilMigraçãodiversidade culturaleducação de jovens e adultosformação de formadores.O objetivo deste trabalho é refletir sobre as relações entre o movimento migratório de pessoas que não tiveram acesso à escola na idade própria e as questões politico-pedagógicas que se colocam na EJA, considerando a formação continuada dos professores, centrada na diversidade cultural, como um dos meios de superar os problemas educativos atuais. Assim, na primeira parte do trabalho, apresentamos as características históricas da educação de jovens e adultos no Brasil, considerando os dados sobre o analfabetismo e o analfabetismo funcional como um dos indicadores do quadro atual das desigualdades socioeducativas. Na segunda parte, procuramos refletir sobre alguns princípios teórico-metodológicos que consideramos fundamentais na elaboração de projetos politico-pedagógicos de formação de professores de jovens e adultos, tais como: o diálogo e a construção de saberes; a participação c a formação da cidadania; a diversidade cultural, a coesão social e a educação.FACED - UFRGS2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25665Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 1 (2003)Educação & Realidade; v. 28 n. 1 (2003)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25665/14997de Vargas, Soniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:26:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/25665Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:26:34Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
title |
Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
spellingShingle |
Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil de Vargas, Sonia Migração diversidade cultural educação de jovens e adultos formação de formadores. |
title_short |
Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
title_full |
Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
title_fullStr |
Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
title_full_unstemmed |
Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
title_sort |
Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
author |
de Vargas, Sonia |
author_facet |
de Vargas, Sonia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Vargas, Sonia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Migração diversidade cultural educação de jovens e adultos formação de formadores. |
topic |
Migração diversidade cultural educação de jovens e adultos formação de formadores. |
description |
O objetivo deste trabalho é refletir sobre as relações entre o movimento migratório de pessoas que não tiveram acesso à escola na idade própria e as questões politico-pedagógicas que se colocam na EJA, considerando a formação continuada dos professores, centrada na diversidade cultural, como um dos meios de superar os problemas educativos atuais. Assim, na primeira parte do trabalho, apresentamos as características históricas da educação de jovens e adultos no Brasil, considerando os dados sobre o analfabetismo e o analfabetismo funcional como um dos indicadores do quadro atual das desigualdades socioeducativas. Na segunda parte, procuramos refletir sobre alguns princípios teórico-metodológicos que consideramos fundamentais na elaboração de projetos politico-pedagógicos de formação de professores de jovens e adultos, tais como: o diálogo e a construção de saberes; a participação c a formação da cidadania; a diversidade cultural, a coesão social e a educação. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25665 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25665/14997 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 1 (2003) Educação & Realidade; v. 28 n. 1 (2003) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984880029696 |