Tópicos para Pensar a Pesquisa em Cinema e Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcello, Fabiana de Amorim
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Fischer, Rosa Maria Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16944
Resumo: O artigo apresenta e discute uma agenda para as pesquisas em cinema e educação, dialogando com autores como Ismail Xavier, Alain Badiou, Didi-Huberman, Foucault e Merleau-Ponty, entre outros. Propõe-se que tal tipo de investigação implica uma operação com narrativas fílmicas, na qual a construção do objeto científico está relacionada a pelo menos três dimensões: as linguagens específicas com que se faz cinema, o público ao qual se destinam os materiais e os objetivos em foco,  e algumas interrogações de ordem filosófica, cultural e pedagógica, ligadas ao tempo presente.
id UFRGS-9_a7c09fb08518a2de35f8d6a0f9bcc9a2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/16944
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Tópicos para Pensar a Pesquisa em Cinema e EducaçãoCinema. Pesquisa. Educação. Linguagem. Filosofia. O artigo apresenta e discute uma agenda para as pesquisas em cinema e educação, dialogando com autores como Ismail Xavier, Alain Badiou, Didi-Huberman, Foucault e Merleau-Ponty, entre outros. Propõe-se que tal tipo de investigação implica uma operação com narrativas fílmicas, na qual a construção do objeto científico está relacionada a pelo menos três dimensões: as linguagens específicas com que se faz cinema, o público ao qual se destinam os materiais e os objetivos em foco,  e algumas interrogações de ordem filosófica, cultural e pedagógica, ligadas ao tempo presente.FACED - UFRGS2011-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16944Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16944/12912Marcello, Fabiana de AmorimFischer, Rosa Maria Buenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-25T19:59:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/16944Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-08-25T19:59:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tópicos para Pensar a Pesquisa em Cinema e Educação
title Tópicos para Pensar a Pesquisa em Cinema e Educação
spellingShingle Tópicos para Pensar a Pesquisa em Cinema e Educação
Marcello, Fabiana de Amorim
Cinema. Pesquisa. Educação. Linguagem. Filosofia.
title_short Tópicos para Pensar a Pesquisa em Cinema e Educação
title_full Tópicos para Pensar a Pesquisa em Cinema e Educação
title_fullStr Tópicos para Pensar a Pesquisa em Cinema e Educação
title_full_unstemmed Tópicos para Pensar a Pesquisa em Cinema e Educação
title_sort Tópicos para Pensar a Pesquisa em Cinema e Educação
author Marcello, Fabiana de Amorim
author_facet Marcello, Fabiana de Amorim
Fischer, Rosa Maria Bueno
author_role author
author2 Fischer, Rosa Maria Bueno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
Fischer, Rosa Maria Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema. Pesquisa. Educação. Linguagem. Filosofia.
topic Cinema. Pesquisa. Educação. Linguagem. Filosofia.
description O artigo apresenta e discute uma agenda para as pesquisas em cinema e educação, dialogando com autores como Ismail Xavier, Alain Badiou, Didi-Huberman, Foucault e Merleau-Ponty, entre outros. Propõe-se que tal tipo de investigação implica uma operação com narrativas fílmicas, na qual a construção do objeto científico está relacionada a pelo menos três dimensões: as linguagens específicas com que se faz cinema, o público ao qual se destinam os materiais e os objetivos em foco,  e algumas interrogações de ordem filosófica, cultural e pedagógica, ligadas ao tempo presente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16944
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16944/12912
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011)
Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984427044864