Exclusão Social e Educação: um novo paradigma?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Avelino da Rosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55376
Resumo: O artigo apresenta duas abordagens contemporâneas sobre a exclusão: I) o modelo in/out, proposto por Alain Touraine como novo paradigma de análise da sociedade; 2) o conceito outsiders, formulado por Howard S. Becker para a compreensão da trajetória e perspectiva dos grupos de comportamento desviante. Como resultado, alerta para a necessidade de uma melhor definição conceptual do problema e aponta suas implicações como categoria de análise e intervenção na educação.
id UFRGS-9_ab453f6d471c782e265d2d2fc5ba82b9
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/55376
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Exclusão Social e Educação: um novo paradigma?exclusãodesvioparadigmaeducação.O artigo apresenta duas abordagens contemporâneas sobre a exclusão: I) o modelo in/out, proposto por Alain Touraine como novo paradigma de análise da sociedade; 2) o conceito outsiders, formulado por Howard S. Becker para a compreensão da trajetória e perspectiva dos grupos de comportamento desviante. Como resultado, alerta para a necessidade de uma melhor definição conceptual do problema e aponta suas implicações como categoria de análise e intervenção na educação.FACED - UFRGS2015-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55376Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999)Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55376/33646Oliveira, Avelino da Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-08T18:30:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/55376Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2015-05-08T18:30:29Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Exclusão Social e Educação: um novo paradigma?
title Exclusão Social e Educação: um novo paradigma?
spellingShingle Exclusão Social e Educação: um novo paradigma?
Oliveira, Avelino da Rosa
exclusão
desvio
paradigma
educação.
title_short Exclusão Social e Educação: um novo paradigma?
title_full Exclusão Social e Educação: um novo paradigma?
title_fullStr Exclusão Social e Educação: um novo paradigma?
title_full_unstemmed Exclusão Social e Educação: um novo paradigma?
title_sort Exclusão Social e Educação: um novo paradigma?
author Oliveira, Avelino da Rosa
author_facet Oliveira, Avelino da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Avelino da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv exclusão
desvio
paradigma
educação.
topic exclusão
desvio
paradigma
educação.
description O artigo apresenta duas abordagens contemporâneas sobre a exclusão: I) o modelo in/out, proposto por Alain Touraine como novo paradigma de análise da sociedade; 2) o conceito outsiders, formulado por Howard S. Becker para a compreensão da trajetória e perspectiva dos grupos de comportamento desviante. Como resultado, alerta para a necessidade de uma melhor definição conceptual do problema e aponta suas implicações como categoria de análise e intervenção na educação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55376
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55376/33646
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999)
Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766986305044480