Exclusão Social e Educação: um novo paradigma?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55376 |
Resumo: | O artigo apresenta duas abordagens contemporâneas sobre a exclusão: I) o modelo in/out, proposto por Alain Touraine como novo paradigma de análise da sociedade; 2) o conceito outsiders, formulado por Howard S. Becker para a compreensão da trajetória e perspectiva dos grupos de comportamento desviante. Como resultado, alerta para a necessidade de uma melhor definição conceptual do problema e aponta suas implicações como categoria de análise e intervenção na educação. |
id |
UFRGS-9_ab453f6d471c782e265d2d2fc5ba82b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/55376 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Exclusão Social e Educação: um novo paradigma?exclusãodesvioparadigmaeducação.O artigo apresenta duas abordagens contemporâneas sobre a exclusão: I) o modelo in/out, proposto por Alain Touraine como novo paradigma de análise da sociedade; 2) o conceito outsiders, formulado por Howard S. Becker para a compreensão da trajetória e perspectiva dos grupos de comportamento desviante. Como resultado, alerta para a necessidade de uma melhor definição conceptual do problema e aponta suas implicações como categoria de análise e intervenção na educação.FACED - UFRGS2015-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55376Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999)Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55376/33646Oliveira, Avelino da Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-08T18:30:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/55376Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2015-05-08T18:30:29Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exclusão Social e Educação: um novo paradigma? |
title |
Exclusão Social e Educação: um novo paradigma? |
spellingShingle |
Exclusão Social e Educação: um novo paradigma? Oliveira, Avelino da Rosa exclusão desvio paradigma educação. |
title_short |
Exclusão Social e Educação: um novo paradigma? |
title_full |
Exclusão Social e Educação: um novo paradigma? |
title_fullStr |
Exclusão Social e Educação: um novo paradigma? |
title_full_unstemmed |
Exclusão Social e Educação: um novo paradigma? |
title_sort |
Exclusão Social e Educação: um novo paradigma? |
author |
Oliveira, Avelino da Rosa |
author_facet |
Oliveira, Avelino da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Avelino da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
exclusão desvio paradigma educação. |
topic |
exclusão desvio paradigma educação. |
description |
O artigo apresenta duas abordagens contemporâneas sobre a exclusão: I) o modelo in/out, proposto por Alain Touraine como novo paradigma de análise da sociedade; 2) o conceito outsiders, formulado por Howard S. Becker para a compreensão da trajetória e perspectiva dos grupos de comportamento desviante. Como resultado, alerta para a necessidade de uma melhor definição conceptual do problema e aponta suas implicações como categoria de análise e intervenção na educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55376 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55376/33646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999) Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766986305044480 |