O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74993 |
Resumo: | Este artigo busca explorar as ideias de Will Kymlicka (1998; 2007; 2015) em torno de como o multiculturalismo liberal influenciou as respostas à diversidade no cenário educacional canadense e suas possíveis contribuições ao contexto brasileiro. Ao explorar alguns estudos de caso do Canadá envolvendo escolas de herança linguística com financiamento público e programas afrocêntricos, os autores procuram mostrar como o multiculturalismo liberal desloca os temas de debates educacionais de um foco sobre a prática particular de professores em sala de aula para uma reestruturação da política educacional para lidar com as necessidades únicas de diferentes grupos étnico-culturais na sociedade. Ao realizar conexões com os contextos educacionais brasileiros, o texto destaca alguns dos desafios únicos de introduzir políticas inspiradas no multiculturalismo liberal no Brasil. |
id |
UFRGS-9_f1387c85bcb314c4f2b1f99dff2e018f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/74993 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto BrasileiroMulticulturalismo LiberalDiversidade CulturalPolíticas EducacionaisEste artigo busca explorar as ideias de Will Kymlicka (1998; 2007; 2015) em torno de como o multiculturalismo liberal influenciou as respostas à diversidade no cenário educacional canadense e suas possíveis contribuições ao contexto brasileiro. Ao explorar alguns estudos de caso do Canadá envolvendo escolas de herança linguística com financiamento público e programas afrocêntricos, os autores procuram mostrar como o multiculturalismo liberal desloca os temas de debates educacionais de um foco sobre a prática particular de professores em sala de aula para uma reestruturação da política educacional para lidar com as necessidades únicas de diferentes grupos étnico-culturais na sociedade. Ao realizar conexões com os contextos educacionais brasileiros, o texto destaca alguns dos desafios únicos de introduzir políticas inspiradas no multiculturalismo liberal no Brasil. FACED - UFRGS2018-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74993Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018)Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74993/48462Copyright (c) 2018 Educação & Realidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessScott, DavidGereluk, DiannePaiva, Wilson Alves de2018-06-20T15:42:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/74993Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2018-06-20T15:42:18Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro |
title |
O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro |
spellingShingle |
O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro Scott, David Multiculturalismo Liberal Diversidade Cultural Políticas Educacionais |
title_short |
O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro |
title_full |
O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro |
title_fullStr |
O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro |
title_full_unstemmed |
O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro |
title_sort |
O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro |
author |
Scott, David |
author_facet |
Scott, David Gereluk, Dianne Paiva, Wilson Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Gereluk, Dianne Paiva, Wilson Alves de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scott, David Gereluk, Dianne Paiva, Wilson Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalismo Liberal Diversidade Cultural Políticas Educacionais |
topic |
Multiculturalismo Liberal Diversidade Cultural Políticas Educacionais |
description |
Este artigo busca explorar as ideias de Will Kymlicka (1998; 2007; 2015) em torno de como o multiculturalismo liberal influenciou as respostas à diversidade no cenário educacional canadense e suas possíveis contribuições ao contexto brasileiro. Ao explorar alguns estudos de caso do Canadá envolvendo escolas de herança linguística com financiamento público e programas afrocêntricos, os autores procuram mostrar como o multiculturalismo liberal desloca os temas de debates educacionais de um foco sobre a prática particular de professores em sala de aula para uma reestruturação da política educacional para lidar com as necessidades únicas de diferentes grupos étnico-culturais na sociedade. Ao realizar conexões com os contextos educacionais brasileiros, o texto destaca alguns dos desafios únicos de introduzir políticas inspiradas no multiculturalismo liberal no Brasil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74993 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74993/48462 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação & Realidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação & Realidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018) Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766987780390912 |