O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scott, David
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gereluk, Dianne, Paiva, Wilson Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74993
Resumo: Este artigo busca explorar as ideias de Will Kymlicka (1998; 2007; 2015) em torno de como o multiculturalismo liberal influenciou as respostas à diversidade no cenário educacional canadense e suas possíveis contribuições ao contexto brasileiro. Ao explorar alguns estudos de caso do Canadá envolvendo escolas de herança linguística com financiamento público e programas afrocêntricos, os autores procuram mostrar como o multiculturalismo liberal desloca os temas de debates educacionais de um foco sobre a prática particular de professores em sala de aula para uma reestruturação da política educacional para lidar com as necessidades únicas de diferentes grupos étnico-culturais na sociedade. Ao realizar conexões com os contextos educacionais brasileiros, o texto destaca alguns dos desafios únicos de introduzir políticas inspiradas no multiculturalismo liberal no Brasil. 
id UFRGS-9_f1387c85bcb314c4f2b1f99dff2e018f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/74993
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto BrasileiroMulticulturalismo LiberalDiversidade CulturalPolíticas EducacionaisEste artigo busca explorar as ideias de Will Kymlicka (1998; 2007; 2015) em torno de como o multiculturalismo liberal influenciou as respostas à diversidade no cenário educacional canadense e suas possíveis contribuições ao contexto brasileiro. Ao explorar alguns estudos de caso do Canadá envolvendo escolas de herança linguística com financiamento público e programas afrocêntricos, os autores procuram mostrar como o multiculturalismo liberal desloca os temas de debates educacionais de um foco sobre a prática particular de professores em sala de aula para uma reestruturação da política educacional para lidar com as necessidades únicas de diferentes grupos étnico-culturais na sociedade. Ao realizar conexões com os contextos educacionais brasileiros, o texto destaca alguns dos desafios únicos de introduzir políticas inspiradas no multiculturalismo liberal no Brasil. FACED - UFRGS2018-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74993Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018)Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74993/48462Copyright (c) 2018 Educação & Realidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessScott, DavidGereluk, DiannePaiva, Wilson Alves de2018-06-20T15:42:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/74993Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2018-06-20T15:42:18Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro
title O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro
spellingShingle O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro
Scott, David
Multiculturalismo Liberal
Diversidade Cultural
Políticas Educacionais
title_short O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro
title_full O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro
title_fullStr O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro
title_full_unstemmed O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro
title_sort O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro
author Scott, David
author_facet Scott, David
Gereluk, Dianne
Paiva, Wilson Alves de
author_role author
author2 Gereluk, Dianne
Paiva, Wilson Alves de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scott, David
Gereluk, Dianne
Paiva, Wilson Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo Liberal
Diversidade Cultural
Políticas Educacionais
topic Multiculturalismo Liberal
Diversidade Cultural
Políticas Educacionais
description Este artigo busca explorar as ideias de Will Kymlicka (1998; 2007; 2015) em torno de como o multiculturalismo liberal influenciou as respostas à diversidade no cenário educacional canadense e suas possíveis contribuições ao contexto brasileiro. Ao explorar alguns estudos de caso do Canadá envolvendo escolas de herança linguística com financiamento público e programas afrocêntricos, os autores procuram mostrar como o multiculturalismo liberal desloca os temas de debates educacionais de um foco sobre a prática particular de professores em sala de aula para uma reestruturação da política educacional para lidar com as necessidades únicas de diferentes grupos étnico-culturais na sociedade. Ao realizar conexões com os contextos educacionais brasileiros, o texto destaca alguns dos desafios únicos de introduzir políticas inspiradas no multiculturalismo liberal no Brasil. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74993
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74993/48462
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação & Realidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação & Realidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018)
Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766987780390912