Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74759 |
Resumo: | Partindo da premissa de um capitalismo funcional que não teme rejeitar suas próprias afirmações para garantir-se máquina sobrecodificante, esse texto objetiva apontar para práticas curriculares na produção de pausas embasadas em uma filosofia do erro. Se, no regime funcional, é cobrado da escola que os currículos funcionem sem parar, aposta-se na escola e nos exercícios curriculares como lugares de produção de vazio do sentido funcionante. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa interventiva a partir de redes de conversações e foi realizada em escolas públicas no município de Vitória/ES. Como resultados, apresentam-se momentos de ruptura do regime no qual professoras e professores colocam-se a indagar como prosseguir e, assim, criam, na imanência, currículos disfuncionais. |
id |
UFRGS-9_f9760a65840a057a7de83f187ca79387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/74759 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismoCurrículosCapitalismoFilosofia do ErroRegime FuncionalPartindo da premissa de um capitalismo funcional que não teme rejeitar suas próprias afirmações para garantir-se máquina sobrecodificante, esse texto objetiva apontar para práticas curriculares na produção de pausas embasadas em uma filosofia do erro. Se, no regime funcional, é cobrado da escola que os currículos funcionem sem parar, aposta-se na escola e nos exercícios curriculares como lugares de produção de vazio do sentido funcionante. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa interventiva a partir de redes de conversações e foi realizada em escolas públicas no município de Vitória/ES. Como resultados, apresentam-se momentos de ruptura do regime no qual professoras e professores colocam-se a indagar como prosseguir e, assim, criam, na imanência, currículos disfuncionais.FACED - UFRGS2018-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74759Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018)Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74759/48466https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74759/48467Copyright (c) 2018 Educação & Realidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoseiro, Steferson ZanoniSilva, Sandra Kretli da2018-06-19T22:53:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/74759Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2018-06-19T22:53:05Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo |
title |
Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo |
spellingShingle |
Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo Roseiro, Steferson Zanoni Currículos Capitalismo Filosofia do Erro Regime Funcional |
title_short |
Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo |
title_full |
Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo |
title_fullStr |
Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo |
title_full_unstemmed |
Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo |
title_sort |
Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo |
author |
Roseiro, Steferson Zanoni |
author_facet |
Roseiro, Steferson Zanoni Silva, Sandra Kretli da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Sandra Kretli da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roseiro, Steferson Zanoni Silva, Sandra Kretli da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos Capitalismo Filosofia do Erro Regime Funcional |
topic |
Currículos Capitalismo Filosofia do Erro Regime Funcional |
description |
Partindo da premissa de um capitalismo funcional que não teme rejeitar suas próprias afirmações para garantir-se máquina sobrecodificante, esse texto objetiva apontar para práticas curriculares na produção de pausas embasadas em uma filosofia do erro. Se, no regime funcional, é cobrado da escola que os currículos funcionem sem parar, aposta-se na escola e nos exercícios curriculares como lugares de produção de vazio do sentido funcionante. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa interventiva a partir de redes de conversações e foi realizada em escolas públicas no município de Vitória/ES. Como resultados, apresentam-se momentos de ruptura do regime no qual professoras e professores colocam-se a indagar como prosseguir e, assim, criam, na imanência, currículos disfuncionais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74759 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74759/48466 https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74759/48467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação & Realidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação & Realidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018) Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766987760467968 |