Qualidade de vida, depressão e cognição a partir da educação gerontológica mediada por uma rádio-poste em instituições de longa permanência para idosos
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232014000100115 |
Resumo: | Objetivo: identificar possíveis mudanças na qualidade de vida, cognição e depressão advindas de oficinas de educação gerontológica mediadas por uma rádio-poste em instituições de longa permanência para idosos. Métodos: estudo observacional, de natureza quali-quantitativa, que contemplou variáveis descritivas e de associação. Após estudo piloto em um grupo de terceira idade, foram selecionadas por conveniência quatro instituições, e delas os idosos cujas características contemplavam os critérios de inclusão. Foram aplicados questionários relacionados com qualidade de vida, depressão, estado cognitivo, características sociodemográficas e realidade tecnológica. Para analisar os efeitos pré e pós-processo de intervenção, foram realizadas estatísticas descritiva e analítica, por meio dos testes não paramétricos de Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov, Exato de Fisher, Alfa de Cronbach, Correlação linear de Spearman, todos com nível de significância de p≤0,05. Foram elaborados roteiros de rádio para as oficinas, que aconteceram em oito encontros em cada instituição, duas vezes semanais, duas horas cada, durante seis meses. Resultados: ocorreram incrementos na qualidade de vida e cognição, de forma estatisticamente significativa nos domínios "recreação", "intimidade" e na "memória imediata". Conclusões: os ganhos significativos em qualidade de vida e cognição sugerem que essa prática pode ser válida para melhorar as condições de saúde de idosos de instituições de longa permanência. |
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Qualidade de vida, depressão e cognição a partir da educação gerontológica mediada por uma rádio-poste em instituições de longa permanência para idososSaúde do Idoso InstitucionalizadoMeios de ComunicaçãoRelações Interpessoais Qualidade de vidaCogniçãoDepressão Objetivo: identificar possíveis mudanças na qualidade de vida, cognição e depressão advindas de oficinas de educação gerontológica mediadas por uma rádio-poste em instituições de longa permanência para idosos. Métodos: estudo observacional, de natureza quali-quantitativa, que contemplou variáveis descritivas e de associação. Após estudo piloto em um grupo de terceira idade, foram selecionadas por conveniência quatro instituições, e delas os idosos cujas características contemplavam os critérios de inclusão. Foram aplicados questionários relacionados com qualidade de vida, depressão, estado cognitivo, características sociodemográficas e realidade tecnológica. Para analisar os efeitos pré e pós-processo de intervenção, foram realizadas estatísticas descritiva e analítica, por meio dos testes não paramétricos de Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov, Exato de Fisher, Alfa de Cronbach, Correlação linear de Spearman, todos com nível de significância de p≤0,05. Foram elaborados roteiros de rádio para as oficinas, que aconteceram em oito encontros em cada instituição, duas vezes semanais, duas horas cada, durante seis meses. Resultados: ocorreram incrementos na qualidade de vida e cognição, de forma estatisticamente significativa nos domínios "recreação", "intimidade" e na "memória imediata". Conclusões: os ganhos significativos em qualidade de vida e cognição sugerem que essa prática pode ser válida para melhorar as condições de saúde de idosos de instituições de longa permanência. Universidade do Estado do Rio Janeiro2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232014000100115Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia v.17 n.1 2014reponame:Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologiainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UFRJ10.1590/S1809-98232014000100012info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Josemara de PaulaKlein,Otavio JoséPasqualotti,Adrianopor2014-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S1809-98232014000100115Revistahttp://revista.unati.uerj.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1809-9823&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistabgg@gmail.com1981-22561809-9823opendoar:2014-05-19T00:00Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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