Transferência: amor ao saber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ágora (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982001000100007 |
Resumo: | Procura-se evidenciar um novo direcionamento para a questão do amor de transferência com o ensino de Jacques Lacan. Trata-se, antes de mais nada, do questionamento do lugar do analista para responder a esse amor. A tese de Lacan é de que esse amor é endereçado ao saber: o analisando coloca o analista na posição de sujeito suposto saber, de um saber consistente, de um saber que sabe. Entretanto, da perspectiva do analista o saber não sabe. O analista deve conduzir a análise visando esse não saber como verdade. |
id |
UFRJ-11_573d68213438bfd24cea04f3ca55dab7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-14982001000100007 |
network_acronym_str |
UFRJ-11 |
network_name_str |
Ágora (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transferência: amor ao sabertransferênciasaberverdadeamorsujeito suposto saberProcura-se evidenciar um novo direcionamento para a questão do amor de transferência com o ensino de Jacques Lacan. Trata-se, antes de mais nada, do questionamento do lugar do analista para responder a esse amor. A tese de Lacan é de que esse amor é endereçado ao saber: o analisando coloca o analista na posição de sujeito suposto saber, de um saber consistente, de um saber que sabe. Entretanto, da perspectiva do analista o saber não sabe. O analista deve conduzir a análise visando esse não saber como verdade.Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ2001-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982001000100007Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.4 n.1 2001reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1516-14982001000100007info:eu-repo/semantics/openAccessGobbato,Gilberto Gênovapor2007-05-17T00:00:00Zoai:scielo:S1516-14982001000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/agora/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaagoraufrj@gmail.com1809-44141516-1498opendoar:2007-05-17T00:00Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transferência: amor ao saber |
title |
Transferência: amor ao saber |
spellingShingle |
Transferência: amor ao saber Gobbato,Gilberto Gênova transferência saber verdade amor sujeito suposto saber |
title_short |
Transferência: amor ao saber |
title_full |
Transferência: amor ao saber |
title_fullStr |
Transferência: amor ao saber |
title_full_unstemmed |
Transferência: amor ao saber |
title_sort |
Transferência: amor ao saber |
author |
Gobbato,Gilberto Gênova |
author_facet |
Gobbato,Gilberto Gênova |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gobbato,Gilberto Gênova |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transferência saber verdade amor sujeito suposto saber |
topic |
transferência saber verdade amor sujeito suposto saber |
description |
Procura-se evidenciar um novo direcionamento para a questão do amor de transferência com o ensino de Jacques Lacan. Trata-se, antes de mais nada, do questionamento do lugar do analista para responder a esse amor. A tese de Lacan é de que esse amor é endereçado ao saber: o analisando coloca o analista na posição de sujeito suposto saber, de um saber consistente, de um saber que sabe. Entretanto, da perspectiva do analista o saber não sabe. O analista deve conduzir a análise visando esse não saber como verdade. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982001000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982001000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-14982001000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.4 n.1 2001 reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Ágora (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ágora (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaagoraufrj@gmail.com |
_version_ |
1750128412617342976 |