Indexicalidade da imagem no cinema digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, João
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Suppia, Alfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/231
Resumo: Discussões recentes sobre a natureza simbólica “revolu- cionária” da imagem digital ignoram duas questões fundamentais: (1) o caráter lógico-semiótico dos processos indexicais envolvidos, e (2) a natureza tecnológica dos instrumentos de captação da imagem, fundamentalmente indexicais. Vamos tratar a primeira questão de acordo com os desenvolvimentos da semiótica de C. S. Peirce. A segunda questão exige uma aproximação pormenorizada da natureza técnica dos materiais e meios usados para captação das imagens digitais. Em nossa argumentação, as discussões sobre a natureza “revolucionária” da imagem digital ignoram o funcionamento tipicamente híbrido (parte indexical, parte digital) dos aparatos técnico-científicos que se encontram no núcleo das principais transformações – as câmeras digitais.
id UFRJ-12_21ef5d15dcb91e8f046cd712c9e613c1
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/231
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling Indexicalidade da imagem no cinema digitalimagens digital, analógica e indexical; cinema digital; C. S. PeirceDiscussões recentes sobre a natureza simbólica “revolu- cionária” da imagem digital ignoram duas questões fundamentais: (1) o caráter lógico-semiótico dos processos indexicais envolvidos, e (2) a natureza tecnológica dos instrumentos de captação da imagem, fundamentalmente indexicais. Vamos tratar a primeira questão de acordo com os desenvolvimentos da semiótica de C. S. Peirce. A segunda questão exige uma aproximação pormenorizada da natureza técnica dos materiais e meios usados para captação das imagens digitais. Em nossa argumentação, as discussões sobre a natureza “revolucionária” da imagem digital ignoram o funcionamento tipicamente híbrido (parte indexical, parte digital) dos aparatos técnico-científicos que se encontram no núcleo das principais transformações – as câmeras digitais.Lumina2012-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/231Lumina; v. 6, n. 2 (2012)e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/231/226Direitos autorais 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, JoãoSuppia, Alfredo2019-01-29T20:27:19Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Indexicalidade da imagem no cinema digital
title Indexicalidade da imagem no cinema digital
spellingShingle Indexicalidade da imagem no cinema digital
Queiroz, João
imagens digital, analógica e indexical; cinema digital; C. S. Peirce
title_short Indexicalidade da imagem no cinema digital
title_full Indexicalidade da imagem no cinema digital
title_fullStr Indexicalidade da imagem no cinema digital
title_full_unstemmed Indexicalidade da imagem no cinema digital
title_sort Indexicalidade da imagem no cinema digital
author Queiroz, João
author_facet Queiroz, João
Suppia, Alfredo
author_role author
author2 Suppia, Alfredo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, João
Suppia, Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv imagens digital, analógica e indexical; cinema digital; C. S. Peirce
topic imagens digital, analógica e indexical; cinema digital; C. S. Peirce
dc.description.none.fl_txt_mv Discussões recentes sobre a natureza simbólica “revolu- cionária” da imagem digital ignoram duas questões fundamentais: (1) o caráter lógico-semiótico dos processos indexicais envolvidos, e (2) a natureza tecnológica dos instrumentos de captação da imagem, fundamentalmente indexicais. Vamos tratar a primeira questão de acordo com os desenvolvimentos da semiótica de C. S. Peirce. A segunda questão exige uma aproximação pormenorizada da natureza técnica dos materiais e meios usados para captação das imagens digitais. Em nossa argumentação, as discussões sobre a natureza “revolucionária” da imagem digital ignoram o funcionamento tipicamente híbrido (parte indexical, parte digital) dos aparatos técnico-científicos que se encontram no núcleo das principais transformações – as câmeras digitais.
description Discussões recentes sobre a natureza simbólica “revolu- cionária” da imagem digital ignoram duas questões fundamentais: (1) o caráter lógico-semiótico dos processos indexicais envolvidos, e (2) a natureza tecnológica dos instrumentos de captação da imagem, fundamentalmente indexicais. Vamos tratar a primeira questão de acordo com os desenvolvimentos da semiótica de C. S. Peirce. A segunda questão exige uma aproximação pormenorizada da natureza técnica dos materiais e meios usados para captação das imagens digitais. Em nossa argumentação, as discussões sobre a natureza “revolucionária” da imagem digital ignoram o funcionamento tipicamente híbrido (parte indexical, parte digital) dos aparatos técnico-científicos que se encontram no núcleo das principais transformações – as câmeras digitais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/231
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/231/226
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 6, n. 2 (2012)
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478394739589121