A tecnologização do gênero discursivo e a construção de identidades: a mulher, a religião, a marca institucional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/448 |
Resumo: | Este artigo discute o uso que a mídia televisiva faz do discurso de “respeito à diversidade religiosa” na (re)construção da identidade institucional (marca institucional), de grupos religiosos e da mulher. Toma-se como objeto de análise o interprograma O Sagrado (Rede Globo/Brasil), especificamente os episódios dos quais participam representantes do Islamismo e Judaísmo, que discutem a identidade e papel social da mulher na contemporaneidade. Teórica e metodologicamente, a discussão se embasa na Análise Crítica de Gêneros (BAKHTIN, 1997 [1952/53]; BONINI, 2010, 2013; FAIRCLOUGH 2001 [1992], 2003; FREIRE, 1967), que busca, em resumo, descrever e analisar os gêneros discursivos em relação às práticas sociais das quais estes participam. Os dados aqui analisados mostram como determinados temas sociais podem ser apropriados pela mídia televisiva e como seus propósitos primeiros podem ser tangenciados. No caso do programa em questão, viu-se como estrategicamente a emissora se utiliza do discurso de respeito à diversidade e inclusão da mulher no contexto religioso para fins, sobretudo, de promoção institucional. |
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A tecnologização do gênero discursivo e a construção de identidades: a mulher, a religião, a marca institucionalmídia; análise crítica de gênero; tecnologia discursiva; propaganda institucional indiretaEste artigo discute o uso que a mídia televisiva faz do discurso de “respeito à diversidade religiosa” na (re)construção da identidade institucional (marca institucional), de grupos religiosos e da mulher. Toma-se como objeto de análise o interprograma O Sagrado (Rede Globo/Brasil), especificamente os episódios dos quais participam representantes do Islamismo e Judaísmo, que discutem a identidade e papel social da mulher na contemporaneidade. Teórica e metodologicamente, a discussão se embasa na Análise Crítica de Gêneros (BAKHTIN, 1997 [1952/53]; BONINI, 2010, 2013; FAIRCLOUGH 2001 [1992], 2003; FREIRE, 1967), que busca, em resumo, descrever e analisar os gêneros discursivos em relação às práticas sociais das quais estes participam. Os dados aqui analisados mostram como determinados temas sociais podem ser apropriados pela mídia televisiva e como seus propósitos primeiros podem ser tangenciados. No caso do programa em questão, viu-se como estrategicamente a emissora se utiliza do discurso de respeito à diversidade e inclusão da mulher no contexto religioso para fins, sobretudo, de promoção institucional.LuminaCAPESSouza Ferretti-Soares, Vanessa Arlésia2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/448Lumina; v. 10, n. 3 (2016): Dossiê TV: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário n.2e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/448/474Direitos autorais 2016 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:27:18Zmail@mail.com - |
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