Identidades no contemporâneo: uma reflexão a partir da narrativa audiovisual “Meia-Noite em Paris”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haubrich, Gislene Feiten
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/473
Resumo: O artigo busca compreender implicações da noção de nostalgia à representação identitária dos sujeitos na contemporaneidade, tendo como base o drama da personagem Gil Pender, na narrativa audiovisual Meia-Noite em Paris (2011), de Woody Allen. Justifica-se o estudo diante da conexão entre nostalgia e devaneio ao estudo das identidades, além da relevância atribuída pelos sujeitos ao sentimento nostálgico na reconstituição de memórias que fundamentam seu viver. Nesta perspectiva, desenvolve-se uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico e enfoque em análise fílmica. O referencial teórico é composto por Bachelard (1994; 1998), que orienta o entendimento acerca de tempo e de espaço, basilares à análise da ideia de nostalgia; Hall (2003; 2006) para a compreensão das noções de identidade e representação. Já as linguagens fílmicas serão estudadas a partir da elucidação de Gardies (2008) e Gaudreault e Jost (2009). Assim, o estudo percebe a nostalgia enquanto convite ao transitar pelo passado para depreender o presente. O sentimento nostálgico permite o acesso referencial aos espaços que podem orientar a construção de certezas (sempre provisórias) às vivências dos sujeitos, sendo a representação de sua identidade resultado dessa construção intelectual.
id UFRJ-12_5e053b8b0e4e15839e3418ab5febc2c7
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/473
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling Identidades no contemporâneo: uma reflexão a partir da narrativa audiovisual “Meia-Noite em Paris”Tempo; Espaço; Nostalgia; Meia-Noite em Paris.O artigo busca compreender implicações da noção de nostalgia à representação identitária dos sujeitos na contemporaneidade, tendo como base o drama da personagem Gil Pender, na narrativa audiovisual Meia-Noite em Paris (2011), de Woody Allen. Justifica-se o estudo diante da conexão entre nostalgia e devaneio ao estudo das identidades, além da relevância atribuída pelos sujeitos ao sentimento nostálgico na reconstituição de memórias que fundamentam seu viver. Nesta perspectiva, desenvolve-se uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico e enfoque em análise fílmica. O referencial teórico é composto por Bachelard (1994; 1998), que orienta o entendimento acerca de tempo e de espaço, basilares à análise da ideia de nostalgia; Hall (2003; 2006) para a compreensão das noções de identidade e representação. Já as linguagens fílmicas serão estudadas a partir da elucidação de Gardies (2008) e Gaudreault e Jost (2009). Assim, o estudo percebe a nostalgia enquanto convite ao transitar pelo passado para depreender o presente. O sentimento nostálgico permite o acesso referencial aos espaços que podem orientar a construção de certezas (sempre provisórias) às vivências dos sujeitos, sendo a representação de sua identidade resultado dessa construção intelectual.LuminaCAPESHaubrich, Gislene Feiten2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/473Lumina; v. 12, n. 1 (2018): Dossiê: Competência midiática para a cidadania; 166-184e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/473/551Direitos autorais 2018 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:46Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Identidades no contemporâneo: uma reflexão a partir da narrativa audiovisual “Meia-Noite em Paris”
title Identidades no contemporâneo: uma reflexão a partir da narrativa audiovisual “Meia-Noite em Paris”
spellingShingle Identidades no contemporâneo: uma reflexão a partir da narrativa audiovisual “Meia-Noite em Paris”
Haubrich, Gislene Feiten
Tempo; Espaço; Nostalgia; Meia-Noite em Paris.
title_short Identidades no contemporâneo: uma reflexão a partir da narrativa audiovisual “Meia-Noite em Paris”
title_full Identidades no contemporâneo: uma reflexão a partir da narrativa audiovisual “Meia-Noite em Paris”
title_fullStr Identidades no contemporâneo: uma reflexão a partir da narrativa audiovisual “Meia-Noite em Paris”
title_full_unstemmed Identidades no contemporâneo: uma reflexão a partir da narrativa audiovisual “Meia-Noite em Paris”
title_sort Identidades no contemporâneo: uma reflexão a partir da narrativa audiovisual “Meia-Noite em Paris”
author Haubrich, Gislene Feiten
author_facet Haubrich, Gislene Feiten
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Haubrich, Gislene Feiten
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo; Espaço; Nostalgia; Meia-Noite em Paris.
topic Tempo; Espaço; Nostalgia; Meia-Noite em Paris.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo busca compreender implicações da noção de nostalgia à representação identitária dos sujeitos na contemporaneidade, tendo como base o drama da personagem Gil Pender, na narrativa audiovisual Meia-Noite em Paris (2011), de Woody Allen. Justifica-se o estudo diante da conexão entre nostalgia e devaneio ao estudo das identidades, além da relevância atribuída pelos sujeitos ao sentimento nostálgico na reconstituição de memórias que fundamentam seu viver. Nesta perspectiva, desenvolve-se uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico e enfoque em análise fílmica. O referencial teórico é composto por Bachelard (1994; 1998), que orienta o entendimento acerca de tempo e de espaço, basilares à análise da ideia de nostalgia; Hall (2003; 2006) para a compreensão das noções de identidade e representação. Já as linguagens fílmicas serão estudadas a partir da elucidação de Gardies (2008) e Gaudreault e Jost (2009). Assim, o estudo percebe a nostalgia enquanto convite ao transitar pelo passado para depreender o presente. O sentimento nostálgico permite o acesso referencial aos espaços que podem orientar a construção de certezas (sempre provisórias) às vivências dos sujeitos, sendo a representação de sua identidade resultado dessa construção intelectual.
description O artigo busca compreender implicações da noção de nostalgia à representação identitária dos sujeitos na contemporaneidade, tendo como base o drama da personagem Gil Pender, na narrativa audiovisual Meia-Noite em Paris (2011), de Woody Allen. Justifica-se o estudo diante da conexão entre nostalgia e devaneio ao estudo das identidades, além da relevância atribuída pelos sujeitos ao sentimento nostálgico na reconstituição de memórias que fundamentam seu viver. Nesta perspectiva, desenvolve-se uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico e enfoque em análise fílmica. O referencial teórico é composto por Bachelard (1994; 1998), que orienta o entendimento acerca de tempo e de espaço, basilares à análise da ideia de nostalgia; Hall (2003; 2006) para a compreensão das noções de identidade e representação. Já as linguagens fílmicas serão estudadas a partir da elucidação de Gardies (2008) e Gaudreault e Jost (2009). Assim, o estudo percebe a nostalgia enquanto convite ao transitar pelo passado para depreender o presente. O sentimento nostálgico permite o acesso referencial aos espaços que podem orientar a construção de certezas (sempre provisórias) às vivências dos sujeitos, sendo a representação de sua identidade resultado dessa construção intelectual.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/473
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/473/551
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 12, n. 1 (2018): Dossiê: Competência midiática para a cidadania; 166-184
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478394093666304