Política e performance: uma análise de Fogo inextinguível, de Harun Farocki
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/328 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise do filme Fogo inextinguível (Alemanha, 1969), de Harun Farocki, a partir de algumas ideias em torno do conceito de performance, tais como as de Richard Schechner (2003) e Marvin Carlson (2010). O filme é dividido em três partes, mas para este trabalho analisaremos mais detalhadamente a primeira delas, em que Farocki está diante da câmera. Ele lê um depoimento de uma vítima do napalm, questiona o modo de produção das bombas e reflete sobre como representar isso em imagens. Em seguida ele diz que só é possível dar um indício do sofrimento causado pelo napalm e para isso, apaga um cigarro no próprio braço. Portanto, a partir da ideia de performance como um “se mostrar fazendo”, como o “momento de uma exposição”, defendemos que a performance realizada por Farocki constitui um gesto político. |
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Política e performance: uma análise de Fogo inextinguível, de Harun Farockiperformance, corpo, cinema, napalm, Harun Farocki.O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise do filme Fogo inextinguível (Alemanha, 1969), de Harun Farocki, a partir de algumas ideias em torno do conceito de performance, tais como as de Richard Schechner (2003) e Marvin Carlson (2010). O filme é dividido em três partes, mas para este trabalho analisaremos mais detalhadamente a primeira delas, em que Farocki está diante da câmera. Ele lê um depoimento de uma vítima do napalm, questiona o modo de produção das bombas e reflete sobre como representar isso em imagens. Em seguida ele diz que só é possível dar um indício do sofrimento causado pelo napalm e para isso, apaga um cigarro no próprio braço. Portanto, a partir da ideia de performance como um “se mostrar fazendo”, como o “momento de uma exposição”, defendemos que a performance realizada por Farocki constitui um gesto político.LuminaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas GeraisFundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais.Fagioli, Julia Gonçalves Declie2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/328Lumina; v. 10, n. 2 (2016)e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/328/446https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/downloadSuppFile/328/85Direitos autorais 2016 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:40Zmail@mail.com - |
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O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise do filme Fogo inextinguível (Alemanha, 1969), de Harun Farocki, a partir de algumas ideias em torno do conceito de performance, tais como as de Richard Schechner (2003) e Marvin Carlson (2010). O filme é dividido em três partes, mas para este trabalho analisaremos mais detalhadamente a primeira delas, em que Farocki está diante da câmera. Ele lê um depoimento de uma vítima do napalm, questiona o modo de produção das bombas e reflete sobre como representar isso em imagens. Em seguida ele diz que só é possível dar um indício do sofrimento causado pelo napalm e para isso, apaga um cigarro no próprio braço. Portanto, a partir da ideia de performance como um “se mostrar fazendo”, como o “momento de uma exposição”, defendemos que a performance realizada por Farocki constitui um gesto político. |
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