Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Siqueira, Alexandra Bujokas
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martins, Larissa de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/127
Resumo: Apresentação de resultados de experimento que usou a produção de conteúdo radiofônico como ponto de partida para desenvolver atividades de leitura crítica da mídia em uma perspectiva multimodal. O projeto se fundamenta nos conceitos de multimodalidade, navegação transmídia e nos conceitos-chave da mídia-educação (linguagem, representação, audiências e instituições de mídia). As atividades uniram o estudo de letras de músicas que falassem sobre direitos humanos, de fundamentos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de representações da infância em diferentes tipos de textos (ilustrações medievais, notícias de jornal e anúncios publicitários contemporâneos) e produção de programas. Os resultados sugerem que atividades de mídia-educação são um caminho produtivo para engajar estudantes no aprendizado, desenvolver habilidades de leitura e escrita verbal e não-verbais e fomentar a apropriação crítica de mensagens midiáticas.
id UFRJ-12_b2aab3c5a88df58a45560c66a0355cf5
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/127
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídiamídia-educação; ensino fundamental; multimodalidade.Apresentação de resultados de experimento que usou a produção de conteúdo radiofônico como ponto de partida para desenvolver atividades de leitura crítica da mídia em uma perspectiva multimodal. O projeto se fundamenta nos conceitos de multimodalidade, navegação transmídia e nos conceitos-chave da mídia-educação (linguagem, representação, audiências e instituições de mídia). As atividades uniram o estudo de letras de músicas que falassem sobre direitos humanos, de fundamentos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de representações da infância em diferentes tipos de textos (ilustrações medievais, notícias de jornal e anúncios publicitários contemporâneos) e produção de programas. Os resultados sugerem que atividades de mídia-educação são um caminho produtivo para engajar estudantes no aprendizado, desenvolver habilidades de leitura e escrita verbal e não-verbais e fomentar a apropriação crítica de mensagens midiáticas.Lumina2013-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/127Lumina; v. 7, n. 1 (2013)e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/127/121Direitos autorais 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Siqueira, Alexandra BujokasMartins, Larissa de Almeida2019-01-29T20:26:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia
title Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia
spellingShingle Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia
de Siqueira, Alexandra Bujokas
mídia-educação; ensino fundamental; multimodalidade.
title_short Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia
title_full Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia
title_fullStr Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia
title_full_unstemmed Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia
title_sort Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia
author de Siqueira, Alexandra Bujokas
author_facet de Siqueira, Alexandra Bujokas
Martins, Larissa de Almeida
author_role author
author2 Martins, Larissa de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Siqueira, Alexandra Bujokas
Martins, Larissa de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv mídia-educação; ensino fundamental; multimodalidade.
topic mídia-educação; ensino fundamental; multimodalidade.
dc.description.none.fl_txt_mv Apresentação de resultados de experimento que usou a produção de conteúdo radiofônico como ponto de partida para desenvolver atividades de leitura crítica da mídia em uma perspectiva multimodal. O projeto se fundamenta nos conceitos de multimodalidade, navegação transmídia e nos conceitos-chave da mídia-educação (linguagem, representação, audiências e instituições de mídia). As atividades uniram o estudo de letras de músicas que falassem sobre direitos humanos, de fundamentos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de representações da infância em diferentes tipos de textos (ilustrações medievais, notícias de jornal e anúncios publicitários contemporâneos) e produção de programas. Os resultados sugerem que atividades de mídia-educação são um caminho produtivo para engajar estudantes no aprendizado, desenvolver habilidades de leitura e escrita verbal e não-verbais e fomentar a apropriação crítica de mensagens midiáticas.
description Apresentação de resultados de experimento que usou a produção de conteúdo radiofônico como ponto de partida para desenvolver atividades de leitura crítica da mídia em uma perspectiva multimodal. O projeto se fundamenta nos conceitos de multimodalidade, navegação transmídia e nos conceitos-chave da mídia-educação (linguagem, representação, audiências e instituições de mídia). As atividades uniram o estudo de letras de músicas que falassem sobre direitos humanos, de fundamentos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de representações da infância em diferentes tipos de textos (ilustrações medievais, notícias de jornal e anúncios publicitários contemporâneos) e produção de programas. Os resultados sugerem que atividades de mídia-educação são um caminho produtivo para engajar estudantes no aprendizado, desenvolver habilidades de leitura e escrita verbal e não-verbais e fomentar a apropriação crítica de mensagens midiáticas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/127
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/127/121
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 7, n. 1 (2013)
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478394449133568