Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/127 |
Resumo: | Apresentação de resultados de experimento que usou a produção de conteúdo radiofônico como ponto de partida para desenvolver atividades de leitura crítica da mídia em uma perspectiva multimodal. O projeto se fundamenta nos conceitos de multimodalidade, navegação transmídia e nos conceitos-chave da mídia-educação (linguagem, representação, audiências e instituições de mídia). As atividades uniram o estudo de letras de músicas que falassem sobre direitos humanos, de fundamentos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de representações da infância em diferentes tipos de textos (ilustrações medievais, notícias de jornal e anúncios publicitários contemporâneos) e produção de programas. Os resultados sugerem que atividades de mídia-educação são um caminho produtivo para engajar estudantes no aprendizado, desenvolver habilidades de leitura e escrita verbal e não-verbais e fomentar a apropriação crítica de mensagens midiáticas. |
id |
UFRJ-12_b2aab3c5a88df58a45560c66a0355cf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/127 |
network_acronym_str |
UFRJ-12 |
network_name_str |
Revista Lumina |
spelling |
Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídiamídia-educação; ensino fundamental; multimodalidade.Apresentação de resultados de experimento que usou a produção de conteúdo radiofônico como ponto de partida para desenvolver atividades de leitura crítica da mídia em uma perspectiva multimodal. O projeto se fundamenta nos conceitos de multimodalidade, navegação transmídia e nos conceitos-chave da mídia-educação (linguagem, representação, audiências e instituições de mídia). As atividades uniram o estudo de letras de músicas que falassem sobre direitos humanos, de fundamentos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de representações da infância em diferentes tipos de textos (ilustrações medievais, notícias de jornal e anúncios publicitários contemporâneos) e produção de programas. Os resultados sugerem que atividades de mídia-educação são um caminho produtivo para engajar estudantes no aprendizado, desenvolver habilidades de leitura e escrita verbal e não-verbais e fomentar a apropriação crítica de mensagens midiáticas.Lumina2013-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/127Lumina; v. 7, n. 1 (2013)e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/127/121Direitos autorais 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Siqueira, Alexandra BujokasMartins, Larissa de Almeida2019-01-29T20:26:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia |
title |
Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia |
spellingShingle |
Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia de Siqueira, Alexandra Bujokas mídia-educação; ensino fundamental; multimodalidade. |
title_short |
Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia |
title_full |
Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia |
title_fullStr |
Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia |
title_full_unstemmed |
Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia |
title_sort |
Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia |
author |
de Siqueira, Alexandra Bujokas |
author_facet |
de Siqueira, Alexandra Bujokas Martins, Larissa de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Larissa de Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Siqueira, Alexandra Bujokas Martins, Larissa de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mídia-educação; ensino fundamental; multimodalidade. |
topic |
mídia-educação; ensino fundamental; multimodalidade. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Apresentação de resultados de experimento que usou a produção de conteúdo radiofônico como ponto de partida para desenvolver atividades de leitura crítica da mídia em uma perspectiva multimodal. O projeto se fundamenta nos conceitos de multimodalidade, navegação transmídia e nos conceitos-chave da mídia-educação (linguagem, representação, audiências e instituições de mídia). As atividades uniram o estudo de letras de músicas que falassem sobre direitos humanos, de fundamentos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de representações da infância em diferentes tipos de textos (ilustrações medievais, notícias de jornal e anúncios publicitários contemporâneos) e produção de programas. Os resultados sugerem que atividades de mídia-educação são um caminho produtivo para engajar estudantes no aprendizado, desenvolver habilidades de leitura e escrita verbal e não-verbais e fomentar a apropriação crítica de mensagens midiáticas. |
description |
Apresentação de resultados de experimento que usou a produção de conteúdo radiofônico como ponto de partida para desenvolver atividades de leitura crítica da mídia em uma perspectiva multimodal. O projeto se fundamenta nos conceitos de multimodalidade, navegação transmídia e nos conceitos-chave da mídia-educação (linguagem, representação, audiências e instituições de mídia). As atividades uniram o estudo de letras de músicas que falassem sobre direitos humanos, de fundamentos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de representações da infância em diferentes tipos de textos (ilustrações medievais, notícias de jornal e anúncios publicitários contemporâneos) e produção de programas. Os resultados sugerem que atividades de mídia-educação são um caminho produtivo para engajar estudantes no aprendizado, desenvolver habilidades de leitura e escrita verbal e não-verbais e fomentar a apropriação crítica de mensagens midiáticas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/127 |
url |
https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/127/121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lumina |
publisher.none.fl_str_mv |
Lumina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 7, n. 1 (2013) e-1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro instacron:UFRJ |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1624478394449133568 |