As influências do movimento concretista na linguagem publicitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/416 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma análise de influências e interferências estilísticas, conceituais e estéticas do Movimento Concretista Brasileiro nas propagandas atuais do país. Como objetivo principal do estudo, definiu-se investigar as principais manifestações de recursos do Concretismo em anúncios publicitários. Para realização da pesquisa, foi selecionado o endereço online Puta Sacada como objeto de estudo, pois se trata de um banco de dados atualizado e focado em conteúdos relevantes da área de comunicação social. Em relação ao método adotado, escolheu-se a abordagem qualitativa e fundamentada teoricamente em Carrascoza (2003), Bosi (1976), Bakhtin (2006) e Figueiredo (2005), entre outros autores. Dentre as constatações da pesquisa, foi possível verificar que há influência significativa do Movimento Concretista Brasileiro nas campanhas publicitárias, principalmente para tornar a linguagem mais persuasiva, convincente e criativa. |
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As influências do movimento concretista na linguagem publicitáriaConcretismo; Propaganda; Linguagem Publicitária.O presente artigo apresenta uma análise de influências e interferências estilísticas, conceituais e estéticas do Movimento Concretista Brasileiro nas propagandas atuais do país. Como objetivo principal do estudo, definiu-se investigar as principais manifestações de recursos do Concretismo em anúncios publicitários. Para realização da pesquisa, foi selecionado o endereço online Puta Sacada como objeto de estudo, pois se trata de um banco de dados atualizado e focado em conteúdos relevantes da área de comunicação social. Em relação ao método adotado, escolheu-se a abordagem qualitativa e fundamentada teoricamente em Carrascoza (2003), Bosi (1976), Bakhtin (2006) e Figueiredo (2005), entre outros autores. Dentre as constatações da pesquisa, foi possível verificar que há influência significativa do Movimento Concretista Brasileiro nas campanhas publicitárias, principalmente para tornar a linguagem mais persuasiva, convincente e criativa.LuminaCabral, Gladir da SilvaDamazio, Lucas Pereira2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/416Lumina; v. 9, n. 2 (2015): Dossiê Intermidialidadee-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/416/406Direitos autorais 2015 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:52Zmail@mail.com - |
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O presente artigo apresenta uma análise de influências e interferências estilísticas, conceituais e estéticas do Movimento Concretista Brasileiro nas propagandas atuais do país. Como objetivo principal do estudo, definiu-se investigar as principais manifestações de recursos do Concretismo em anúncios publicitários. Para realização da pesquisa, foi selecionado o endereço online Puta Sacada como objeto de estudo, pois se trata de um banco de dados atualizado e focado em conteúdos relevantes da área de comunicação social. Em relação ao método adotado, escolheu-se a abordagem qualitativa e fundamentada teoricamente em Carrascoza (2003), Bosi (1976), Bakhtin (2006) e Figueiredo (2005), entre outros autores. Dentre as constatações da pesquisa, foi possível verificar que há influência significativa do Movimento Concretista Brasileiro nas campanhas publicitárias, principalmente para tornar a linguagem mais persuasiva, convincente e criativa. |
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