O slogan como elemento da linguagem publicitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34443 |
Resumo: | Este trabalho estuda os elementos da linguagem publicitária, a partir de uma visão teórica sobre a construção de textos publicitários, sua relação com o gênero discursivo e argumentativo, além dos recursos que os caracterizam. O caráter persuasivo da publicidade e propaganda para convencer o público a consumir produtos ou serviços, está incutido na comunicação das marcas, aparecendo em diversos espaços de maneira estratégica. O enfoque desta pesquisa está no artifício da publicidade que é a porta de entrada das marcas para os seus consumidores: os slogans. A partir da definição de autores como Perez (2004), Negri (2011), Figueiredo (2006) e Iasbeck (2002), compreendemos a significação e as funcionalidades do slogan, como também, destacamos o seu caráter político e comercial através das três gerações que marcam a sua evolução, defendida pelo autor Figueiredo (2006). Após refletir sobre as particularidades do slogan, a construção, posicionamento, identidade e memorização das marcas, foi utilizada a metodologia de estudo de caso para conhecer um pouco mais sobre a história do slogan “Porque Você Vale Muito” da marca multinacional de cosméticos L’Óreal Paris. Neste estudo, compreendemos a importância do contexto histórico no posicionamento da marca, que, além de buscar elevar a autoestima das mulheres como público principal, amplia o discurso dos movimentos feministas ocorridos no período dos quase 50 anos de divulgação do slogan. |
id |
UFRN_5ac94520bc9adcd77656ee289de7dbe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34443 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cavalcanti, Gabriela Serejo Macedo DantasNobre, Luiz Fernando Dal PianOliveira, Raquel AssunçãoChacel, Marcela Costa da Cunha2020-12-15T01:17:25Z2021-09-20T12:44:51Z2020-12-15T01:17:25Z2021-09-20T12:44:51Z2020-1220170006256CAVALCANTI, Gabriela Serejo Macedo Dantas. O slogan como elemento da linguagem publicitária. 2020. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34443Este trabalho estuda os elementos da linguagem publicitária, a partir de uma visão teórica sobre a construção de textos publicitários, sua relação com o gênero discursivo e argumentativo, além dos recursos que os caracterizam. O caráter persuasivo da publicidade e propaganda para convencer o público a consumir produtos ou serviços, está incutido na comunicação das marcas, aparecendo em diversos espaços de maneira estratégica. O enfoque desta pesquisa está no artifício da publicidade que é a porta de entrada das marcas para os seus consumidores: os slogans. A partir da definição de autores como Perez (2004), Negri (2011), Figueiredo (2006) e Iasbeck (2002), compreendemos a significação e as funcionalidades do slogan, como também, destacamos o seu caráter político e comercial através das três gerações que marcam a sua evolução, defendida pelo autor Figueiredo (2006). Após refletir sobre as particularidades do slogan, a construção, posicionamento, identidade e memorização das marcas, foi utilizada a metodologia de estudo de caso para conhecer um pouco mais sobre a história do slogan “Porque Você Vale Muito” da marca multinacional de cosméticos L’Óreal Paris. Neste estudo, compreendemos a importância do contexto histórico no posicionamento da marca, que, além de buscar elevar a autoestima das mulheres como público principal, amplia o discurso dos movimentos feministas ocorridos no período dos quase 50 anos de divulgação do slogan.The present academic work details the elements of advertising language from a theoretical perspective on the construction of advertisement texts, their relation to the discursive and argumentative genres, and also the features by which they are characterized. The persuasiveness used in advertising to convince the audience to consume products or services is embedded in the communication of the brands and can be seen in several spaces in a strategic manner. The focus of this research is the advertising mechanism considered the gateway between brands and their consumers: the slogan. From the definition of authors such as Perez (2004), Negri (2011), Figueiredo (2006) and Iasbeck (2002), we can not only understand the significance and functionality of the slogan, but also emphasize its political and commercial character through the three generations which marked its evolution, as advocated by Figueiredo (2006). After reflecting upon the particularities of the slogan, the construction, positioning, identity and memorization of the brands, a case study methodology was applied to delve deeper into the history of the slogan “Because You’re Worth It”, from the multinational cosmetics company L’Óreal Paris. In this study we comprehend the importance of historical context to the positioning of a brand that went beyond seeking to elevate the self-esteem of women as target audience, and amplified the discourse of feminist movements throughout the nearly 50 years since the slogan has been in use.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação SocialPublicidade e PropagandaLinguagem PublicitáriaSlogansPublicidadePosicionamentoL’Óreal Paris.AdvertisingO slogan como elemento da linguagem publicitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSloganElemento_Cavalcanti_2020.pdfO Slogan Como Elemento da Linguagem Publicitária - Gabriela Serejo Macedo Dantas Cavalcantiapplication/pdf3308471https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/1/SloganElemento_Cavalcanti_2020.pdf430f39d394b7f96ca91831e1d546a448MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTOSloganComoElemento_Cavalcanti_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain186074https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/4/OSloganComoElemento_Cavalcanti_2020.pdf.txt4c45392689a8b50261ce6242c968f7b8MD54123456789/344432023-01-13 16:00:28.961oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T19:00:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O slogan como elemento da linguagem publicitária |
title |
O slogan como elemento da linguagem publicitária |
spellingShingle |
O slogan como elemento da linguagem publicitária Cavalcanti, Gabriela Serejo Macedo Dantas Comunicação Social Publicidade e Propaganda Linguagem Publicitária Slogans Publicidade Posicionamento L’Óreal Paris. Advertising |
title_short |
O slogan como elemento da linguagem publicitária |
title_full |
O slogan como elemento da linguagem publicitária |
title_fullStr |
O slogan como elemento da linguagem publicitária |
title_full_unstemmed |
O slogan como elemento da linguagem publicitária |
title_sort |
O slogan como elemento da linguagem publicitária |
author |
Cavalcanti, Gabriela Serejo Macedo Dantas |
author_facet |
Cavalcanti, Gabriela Serejo Macedo Dantas |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Raquel Assunção |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcanti, Gabriela Serejo Macedo Dantas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chacel, Marcela Costa da Cunha |
contributor_str_mv |
Chacel, Marcela Costa da Cunha |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação Social Publicidade e Propaganda |
topic |
Comunicação Social Publicidade e Propaganda Linguagem Publicitária Slogans Publicidade Posicionamento L’Óreal Paris. Advertising |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Publicitária Slogans Publicidade Posicionamento L’Óreal Paris. Advertising |
description |
Este trabalho estuda os elementos da linguagem publicitária, a partir de uma visão teórica sobre a construção de textos publicitários, sua relação com o gênero discursivo e argumentativo, além dos recursos que os caracterizam. O caráter persuasivo da publicidade e propaganda para convencer o público a consumir produtos ou serviços, está incutido na comunicação das marcas, aparecendo em diversos espaços de maneira estratégica. O enfoque desta pesquisa está no artifício da publicidade que é a porta de entrada das marcas para os seus consumidores: os slogans. A partir da definição de autores como Perez (2004), Negri (2011), Figueiredo (2006) e Iasbeck (2002), compreendemos a significação e as funcionalidades do slogan, como também, destacamos o seu caráter político e comercial através das três gerações que marcam a sua evolução, defendida pelo autor Figueiredo (2006). Após refletir sobre as particularidades do slogan, a construção, posicionamento, identidade e memorização das marcas, foi utilizada a metodologia de estudo de caso para conhecer um pouco mais sobre a história do slogan “Porque Você Vale Muito” da marca multinacional de cosméticos L’Óreal Paris. Neste estudo, compreendemos a importância do contexto histórico no posicionamento da marca, que, além de buscar elevar a autoestima das mulheres como público principal, amplia o discurso dos movimentos feministas ocorridos no período dos quase 50 anos de divulgação do slogan. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-15T01:17:25Z 2021-09-20T12:44:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-15T01:17:25Z 2021-09-20T12:44:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20170006256 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Gabriela Serejo Macedo Dantas. O slogan como elemento da linguagem publicitária. 2020. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34443 |
identifier_str_mv |
20170006256 CAVALCANTI, Gabriela Serejo Macedo Dantas. O slogan como elemento da linguagem publicitária. 2020. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/1/SloganElemento_Cavalcanti_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/4/OSloganComoElemento_Cavalcanti_2020.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
430f39d394b7f96ca91831e1d546a448 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 4c45392689a8b50261ce6242c968f7b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117644108693504 |