O slogan como elemento da linguagem publicitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Gabriela Serejo Macedo Dantas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34443
Resumo: Este trabalho estuda os elementos da linguagem publicitária, a partir de uma visão teórica sobre a construção de textos publicitários, sua relação com o gênero discursivo e argumentativo, além dos recursos que os caracterizam. O caráter persuasivo da publicidade e propaganda para convencer o público a consumir produtos ou serviços, está incutido na comunicação das marcas, aparecendo em diversos espaços de maneira estratégica. O enfoque desta pesquisa está no artifício da publicidade que é a porta de entrada das marcas para os seus consumidores: os slogans. A partir da definição de autores como Perez (2004), Negri (2011), Figueiredo (2006) e Iasbeck (2002), compreendemos a significação e as funcionalidades do slogan, como também, destacamos o seu caráter político e comercial através das três gerações que marcam a sua evolução, defendida pelo autor Figueiredo (2006). Após refletir sobre as particularidades do slogan, a construção, posicionamento, identidade e memorização das marcas, foi utilizada a metodologia de estudo de caso para conhecer um pouco mais sobre a história do slogan “Porque Você Vale Muito” da marca multinacional de cosméticos L’Óreal Paris. Neste estudo, compreendemos a importância do contexto histórico no posicionamento da marca, que, além de buscar elevar a autoestima das mulheres como público principal, amplia o discurso dos movimentos feministas ocorridos no período dos quase 50 anos de divulgação do slogan.
id UFRN_5ac94520bc9adcd77656ee289de7dbe7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34443
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cavalcanti, Gabriela Serejo Macedo DantasNobre, Luiz Fernando Dal PianOliveira, Raquel AssunçãoChacel, Marcela Costa da Cunha2020-12-15T01:17:25Z2021-09-20T12:44:51Z2020-12-15T01:17:25Z2021-09-20T12:44:51Z2020-1220170006256CAVALCANTI, Gabriela Serejo Macedo Dantas. O slogan como elemento da linguagem publicitária. 2020. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34443Este trabalho estuda os elementos da linguagem publicitária, a partir de uma visão teórica sobre a construção de textos publicitários, sua relação com o gênero discursivo e argumentativo, além dos recursos que os caracterizam. O caráter persuasivo da publicidade e propaganda para convencer o público a consumir produtos ou serviços, está incutido na comunicação das marcas, aparecendo em diversos espaços de maneira estratégica. O enfoque desta pesquisa está no artifício da publicidade que é a porta de entrada das marcas para os seus consumidores: os slogans. A partir da definição de autores como Perez (2004), Negri (2011), Figueiredo (2006) e Iasbeck (2002), compreendemos a significação e as funcionalidades do slogan, como também, destacamos o seu caráter político e comercial através das três gerações que marcam a sua evolução, defendida pelo autor Figueiredo (2006). Após refletir sobre as particularidades do slogan, a construção, posicionamento, identidade e memorização das marcas, foi utilizada a metodologia de estudo de caso para conhecer um pouco mais sobre a história do slogan “Porque Você Vale Muito” da marca multinacional de cosméticos L’Óreal Paris. Neste estudo, compreendemos a importância do contexto histórico no posicionamento da marca, que, além de buscar elevar a autoestima das mulheres como público principal, amplia o discurso dos movimentos feministas ocorridos no período dos quase 50 anos de divulgação do slogan.The present academic work details the elements of advertising language from a theoretical perspective on the construction of advertisement texts, their relation to the discursive and argumentative genres, and also the features by which they are characterized. The persuasiveness used in advertising to convince the audience to consume products or services is embedded in the communication of the brands and can be seen in several spaces in a strategic manner. The focus of this research is the advertising mechanism considered the gateway between brands and their consumers: the slogan. From the definition of authors such as Perez (2004), Negri (2011), Figueiredo (2006) and Iasbeck (2002), we can not only understand the significance and functionality of the slogan, but also emphasize its political and commercial character through the three generations which marked its evolution, as advocated by Figueiredo (2006). After reflecting upon the particularities of the slogan, the construction, positioning, identity and memorization of the brands, a case study methodology was applied to delve deeper into the history of the slogan “Because You’re Worth It”, from the multinational cosmetics company L’Óreal Paris. In this study we comprehend the importance of historical context to the positioning of a brand that went beyond seeking to elevate the self-esteem of women as target audience, and amplified the discourse of feminist movements throughout the nearly 50 years since the slogan has been in use.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação SocialPublicidade e PropagandaLinguagem PublicitáriaSlogansPublicidadePosicionamentoL’Óreal Paris.AdvertisingO slogan como elemento da linguagem publicitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSloganElemento_Cavalcanti_2020.pdfO Slogan Como Elemento da Linguagem Publicitária - Gabriela Serejo Macedo Dantas Cavalcantiapplication/pdf3308471https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/1/SloganElemento_Cavalcanti_2020.pdf430f39d394b7f96ca91831e1d546a448MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTOSloganComoElemento_Cavalcanti_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain186074https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/4/OSloganComoElemento_Cavalcanti_2020.pdf.txt4c45392689a8b50261ce6242c968f7b8MD54123456789/344432023-01-13 16:00:28.961oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T19:00:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O slogan como elemento da linguagem publicitária
title O slogan como elemento da linguagem publicitária
spellingShingle O slogan como elemento da linguagem publicitária
Cavalcanti, Gabriela Serejo Macedo Dantas
Comunicação Social
Publicidade e Propaganda
Linguagem Publicitária
Slogans
Publicidade
Posicionamento
L’Óreal Paris.
Advertising
title_short O slogan como elemento da linguagem publicitária
title_full O slogan como elemento da linguagem publicitária
title_fullStr O slogan como elemento da linguagem publicitária
title_full_unstemmed O slogan como elemento da linguagem publicitária
title_sort O slogan como elemento da linguagem publicitária
author Cavalcanti, Gabriela Serejo Macedo Dantas
author_facet Cavalcanti, Gabriela Serejo Macedo Dantas
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Raquel Assunção
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Gabriela Serejo Macedo Dantas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chacel, Marcela Costa da Cunha
contributor_str_mv Chacel, Marcela Costa da Cunha
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação Social
Publicidade e Propaganda
topic Comunicação Social
Publicidade e Propaganda
Linguagem Publicitária
Slogans
Publicidade
Posicionamento
L’Óreal Paris.
Advertising
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem Publicitária
Slogans
Publicidade
Posicionamento
L’Óreal Paris.
Advertising
description Este trabalho estuda os elementos da linguagem publicitária, a partir de uma visão teórica sobre a construção de textos publicitários, sua relação com o gênero discursivo e argumentativo, além dos recursos que os caracterizam. O caráter persuasivo da publicidade e propaganda para convencer o público a consumir produtos ou serviços, está incutido na comunicação das marcas, aparecendo em diversos espaços de maneira estratégica. O enfoque desta pesquisa está no artifício da publicidade que é a porta de entrada das marcas para os seus consumidores: os slogans. A partir da definição de autores como Perez (2004), Negri (2011), Figueiredo (2006) e Iasbeck (2002), compreendemos a significação e as funcionalidades do slogan, como também, destacamos o seu caráter político e comercial através das três gerações que marcam a sua evolução, defendida pelo autor Figueiredo (2006). Após refletir sobre as particularidades do slogan, a construção, posicionamento, identidade e memorização das marcas, foi utilizada a metodologia de estudo de caso para conhecer um pouco mais sobre a história do slogan “Porque Você Vale Muito” da marca multinacional de cosméticos L’Óreal Paris. Neste estudo, compreendemos a importância do contexto histórico no posicionamento da marca, que, além de buscar elevar a autoestima das mulheres como público principal, amplia o discurso dos movimentos feministas ocorridos no período dos quase 50 anos de divulgação do slogan.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-15T01:17:25Z
2021-09-20T12:44:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-15T01:17:25Z
2021-09-20T12:44:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20170006256
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTI, Gabriela Serejo Macedo Dantas. O slogan como elemento da linguagem publicitária. 2020. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34443
identifier_str_mv 20170006256
CAVALCANTI, Gabriela Serejo Macedo Dantas. O slogan como elemento da linguagem publicitária. 2020. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/1/SloganElemento_Cavalcanti_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34443/4/OSloganComoElemento_Cavalcanti_2020.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 430f39d394b7f96ca91831e1d546a448
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
4c45392689a8b50261ce6242c968f7b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117644108693504