Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shiramizo, Carolina da Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Cardinalli, Isadora, Silva, Carla Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59724
Resumo: Introdução: O corpo tem se destacado na literatura sobre a formação em terapia ocupacional, que coloca a compreensão sobre a experiência corporal ser formativa. Considerando que o processo formativo também seja corporal e atravessado por forças do contexto histórico, social, político, econômico e cultural, questiona-se sobre como o tema conduz perspectivas para o campo. Objetivo: Investigar o tema corpo na formação de terapia ocupacional no Brasil, a partir de documentos orientadores e narrativas de docentes. Métodos: O método da cartografia conduziu as percepções sobre o habitar esse território, apresentado em camadas: análise de documentos dos cursos ativos e formulários direcionados às coordenações dos cursos e a docentes responsáveis por disciplinas específicas. Resultados: As diretrizes curriculares referem ‘atividades corporais’ ou ‘funções do corpo’. As disciplinas referidas pelos cursos indicam carga horária predominantemente teórica. As narrativas docentes se amparam no processo formativo experiencial, sensível e poroso, aberto a deslocamentos nas formas de agir, ensinar e atuar, baseado no encontro e nas afetações dos corpos. Enquanto os documentos indicam práticas opcionais e visões reducionistas sobre o corpo, as docentes contam de uma produção compartilhada, acolhendo riscos, incertezas e desconfortos, suspendendo visões reprodutíveis, normativas e mercadológicas. Conclusão: A diferença de perspectivas entre documentos e relatos destacam um desvalor pela constituição de saberes pela experiência, mas indicam uma resistência das docentes a parâmetros gerais, ao investirem na constituição de corpos-terapeutas ocupacionais atentos e disponíveis, o que redimensiona o lugar do corpo na formação e problematiza a própria fundamentação profissional. Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino.
id UFRJ-14_0756603b3dc3e56f56e4e334679492fe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59724
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapyTerapia Ocupacional. Corpo. Ensino.Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino.Introdução: O corpo tem se destacado na literatura sobre a formação em terapia ocupacional, que coloca a compreensão sobre a experiência corporal ser formativa. Considerando que o processo formativo também seja corporal e atravessado por forças do contexto histórico, social, político, econômico e cultural, questiona-se sobre como o tema conduz perspectivas para o campo. Objetivo: Investigar o tema corpo na formação de terapia ocupacional no Brasil, a partir de documentos orientadores e narrativas de docentes. Métodos: O método da cartografia conduziu as percepções sobre o habitar esse território, apresentado em camadas: análise de documentos dos cursos ativos e formulários direcionados às coordenações dos cursos e a docentes responsáveis por disciplinas específicas. Resultados: As diretrizes curriculares referem ‘atividades corporais’ ou ‘funções do corpo’. As disciplinas referidas pelos cursos indicam carga horária predominantemente teórica. As narrativas docentes se amparam no processo formativo experiencial, sensível e poroso, aberto a deslocamentos nas formas de agir, ensinar e atuar, baseado no encontro e nas afetações dos corpos. Enquanto os documentos indicam práticas opcionais e visões reducionistas sobre o corpo, as docentes contam de uma produção compartilhada, acolhendo riscos, incertezas e desconfortos, suspendendo visões reprodutíveis, normativas e mercadológicas. Conclusão: A diferença de perspectivas entre documentos e relatos destacam um desvalor pela constituição de saberes pela experiência, mas indicam uma resistência das docentes a parâmetros gerais, ao investirem na constituição de corpos-terapeutas ocupacionais atentos e disponíveis, o que redimensiona o lugar do corpo na formação e problematiza a própria fundamentação profissional. Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino.Universidade Federal do Rio de Janeiro2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5972410.47222/2526-3544.rbto59724Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 1 (2024): p. 2243-2417 (ISSN eletrônico 2526-3544)2526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59724/40089Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccessShiramizo, Carolina da SilvaCardinalli, IsadoraSilva, Carla Regina2024-02-01T17:24:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59724Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2024-02-01T17:24:04Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy
title Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy
spellingShingle Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy
Shiramizo, Carolina da Silva
Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino.
Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino.
title_short Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy
title_full Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy
title_fullStr Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy
title_full_unstemmed Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy
title_sort Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy
author Shiramizo, Carolina da Silva
author_facet Shiramizo, Carolina da Silva
Cardinalli, Isadora
Silva, Carla Regina
author_role author
author2 Cardinalli, Isadora
Silva, Carla Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shiramizo, Carolina da Silva
Cardinalli, Isadora
Silva, Carla Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino.
Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino.
topic Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino.
Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino.
description Introdução: O corpo tem se destacado na literatura sobre a formação em terapia ocupacional, que coloca a compreensão sobre a experiência corporal ser formativa. Considerando que o processo formativo também seja corporal e atravessado por forças do contexto histórico, social, político, econômico e cultural, questiona-se sobre como o tema conduz perspectivas para o campo. Objetivo: Investigar o tema corpo na formação de terapia ocupacional no Brasil, a partir de documentos orientadores e narrativas de docentes. Métodos: O método da cartografia conduziu as percepções sobre o habitar esse território, apresentado em camadas: análise de documentos dos cursos ativos e formulários direcionados às coordenações dos cursos e a docentes responsáveis por disciplinas específicas. Resultados: As diretrizes curriculares referem ‘atividades corporais’ ou ‘funções do corpo’. As disciplinas referidas pelos cursos indicam carga horária predominantemente teórica. As narrativas docentes se amparam no processo formativo experiencial, sensível e poroso, aberto a deslocamentos nas formas de agir, ensinar e atuar, baseado no encontro e nas afetações dos corpos. Enquanto os documentos indicam práticas opcionais e visões reducionistas sobre o corpo, as docentes contam de uma produção compartilhada, acolhendo riscos, incertezas e desconfortos, suspendendo visões reprodutíveis, normativas e mercadológicas. Conclusão: A diferença de perspectivas entre documentos e relatos destacam um desvalor pela constituição de saberes pela experiência, mas indicam uma resistência das docentes a parâmetros gerais, ao investirem na constituição de corpos-terapeutas ocupacionais atentos e disponíveis, o que redimensiona o lugar do corpo na formação e problematiza a própria fundamentação profissional. Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59724
10.47222/2526-3544.rbto59724
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59724
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto59724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59724/40089
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 1 (2024): p. 2243-2417 (ISSN eletrônico 2526-3544)
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1798321180447342592