A atuação do terapeuta ocupacional com base na Teoria da Integração Sensorial na assistência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia do Covid-19/The occupational therapist actuation based on the Sensory Integration Theory in the care of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) during the Covid-19 pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Vanessa Rafaelle Brasil
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34026
Resumo: O terapeuta ocupacional é um profissional importante no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dada a frequência de disfunção de integração sensorial. Durante a pandemia do Covid-19, o isolamento social ocasionou que crianças com TEA vivenciassem a interrupção do atendimento presencial, gerando prejuízos em suas ocupações. Dessa forma, buscou-se descrever a atuação do Terapeuta Ocupacional no Telemonitoramento através do uso da dieta sensorial. Concluiu-se que o uso da dieta sensorial é possível de ser implementado através do Telemonitoramento em Terapia Ocupacional durante a pandemia do Covid-19, proporcionando melhor organização sensorial da rotina da criança e contribuindo na auto- regulação de seu comportamento. AbstractThe occupational therapist is an important professional in the treatment of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) because is frequency of sensory integration disfunction. During the Covid-19 pandemic, social isolation caused children with ASD to experience interruption of face-to-face care, causing losses in their occupations. Thus, we sought to describe occupational therapist actuation in Telemonitoring through the use of the sensory diet. It was conclued that the use of the sensory diet is possible to be implemented through Telemonitoring in Occupational Therapy during the Covid-19 pandemic, providing better sensory organization of the child's routine and contributing to the self-regulation of his behavior.Key words: Occupational Therapy; Sensory Integration; Autism Spectrum Disorder; Telemonitoring. ResumenEl terapeuta ocupacional es un profesional importante en el tratamiento de niños con trastorno del espectro autista (TEA), dada la frecuencia de la disfunción de integración sensorial. Durante la pandemia de Covid-19, el aislamiento social provocó que los niños con TEA sufrieran interrupciones en el cuidado personal, lo que causó pérdidas en sus ocupaciones. Por lo tanto, buscamos describir el papel del terapeuta ocupacional en la telemonitorización mediante el uso de la dieta sensorial. Se concluyó que el uso de la dieta sensorial se puede implementar mediante Telemonitoring en Terapia Ocupacional durante la pandemia de Covid-19, proporcionando una mejor organización sensorial de la rutina del niño y contribuyendo a la autorregulación de su comportamiento.Palabras clave: Terapia Ocupacional; Integración Sensorial; Trastorno del espectro autista (TEA); Telemonitorización. 
id UFRJ-14_2d602e3212d8fd77435284cfd0ec120e
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/34026
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling A atuação do terapeuta ocupacional com base na Teoria da Integração Sensorial na assistência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia do Covid-19/The occupational therapist actuation based on the Sensory Integration Theory in the care of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) during the Covid-19 pandemicFisioterapia e Terapia OcupacionalTerapia Ocupacional; Integração Sensorial; Transtorno do espectro autista (TEA); Telemonitoramento.Terapia OcupacionalO terapeuta ocupacional é um profissional importante no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dada a frequência de disfunção de integração sensorial. Durante a pandemia do Covid-19, o isolamento social ocasionou que crianças com TEA vivenciassem a interrupção do atendimento presencial, gerando prejuízos em suas ocupações. Dessa forma, buscou-se descrever a atuação do Terapeuta Ocupacional no Telemonitoramento através do uso da dieta sensorial. Concluiu-se que o uso da dieta sensorial é possível de ser implementado através do Telemonitoramento em Terapia Ocupacional durante a pandemia do Covid-19, proporcionando melhor organização sensorial da rotina da criança e contribuindo na auto- regulação de seu comportamento. AbstractThe occupational therapist is an important professional in the treatment of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) because is frequency of sensory integration disfunction. During the Covid-19 pandemic, social isolation caused children with ASD to experience interruption of face-to-face care, causing losses in their occupations. Thus, we sought to describe occupational therapist actuation in Telemonitoring through the use of the sensory diet. It was conclued that the use of the sensory diet is possible to be implemented through Telemonitoring in Occupational Therapy during the Covid-19 pandemic, providing better sensory organization of the child's routine and contributing to the self-regulation of his behavior.Key words: Occupational Therapy; Sensory Integration; Autism Spectrum Disorder; Telemonitoring. ResumenEl terapeuta ocupacional es un profesional importante en el tratamiento de niños con trastorno del espectro autista (TEA), dada la frecuencia de la disfunción de integración sensorial. Durante la pandemia de Covid-19, el aislamiento social provocó que los niños con TEA sufrieran interrupciones en el cuidado personal, lo que causó pérdidas en sus ocupaciones. Por lo tanto, buscamos describir el papel del terapeuta ocupacional en la telemonitorización mediante el uso de la dieta sensorial. Se concluyó que el uso de la dieta sensorial se puede implementar mediante Telemonitoring en Terapia Ocupacional durante la pandemia de Covid-19, proporcionando una mejor organización sensorial de la rutina del niño y contribuyendo a la autorregulación de su comportamiento.Palabras clave: Terapia Ocupacional; Integración Sensorial; Trastorno del espectro autista (TEA); Telemonitorización. Universidade Federal do Rio de Janeirode Souza, Vanessa Rafaelle Brasil2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/3402610.47222/2526-3544.rbto34026Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 4, n. 3 (2020): Suplemento - Terapia Ocupacional frente ao Coronavírus (ISSN eletrônico 2526-3544); 371-3792526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34026/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34026/pdf_1https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34026/11048https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34026/11050/*ref*/American Psychiatry Association (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders - DSM-5 (5ª ed.). Washington: American Psychiatric Association 2. Tavassoli T; Bellesheim, K; Siper PM; Wang AT; Halpern D; Gorenstein M. Measuring sensory reactivity in autism spectrum disorder: application and simplification of a clinician-administered sensory observation scale. Journal of Autism and developmental disorder. New York. 2016; 46 (1): 287–293. 3. Tavassoli T; Miller L; Schoen SA; Jo Brout J; Sullivan J; Baron C. Sensory reactivity, empathizing and systemizing in autism spectrum conditions and sensory processing disorder. Developmental Cognitive Neuroscience Elsier. USA; 2018. 4. Narzisi A. Handle the Autism Spectrum Condition during Coronavirus (COVID-19) Stay at Home Period: Ten Tips for Helping Parents and Caregivers of Young Children. Brain sciences. Italy. 2020; 10 (207). 5. Brasil. Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). Resolução n°516, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão temporária do Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 424/2013 e Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 425/2013 e estabelece outras providências durante o enfrentamento da crise provocada pela Pandemia do COVID-19. Diário Oficial da república Federativa do Brasil, Brasília, DF; 2020. [acesso em 2020 mar. 23]. Disponível em: http:/https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825. 6.Kielhofner G; Forsyth K; Kramer JM; Melton J; Dobson E. O Modelo da Ocupação Humana. In: Crepeau EB; Cohn ES; Schell BAB. Willard & Spackman Terapia Ocupacional. 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011.p 452-467. 7. Dunn W. Perfil Sensorial 2: manual do usuário. São Paulo: Pearson Clinical Brasil; 2017. 8. Magalhães, LC. Integração Sensorial: uma abordagem específica da Terapia Ocupacional. In: Drummond AF; Rezende MB. Intervenções da Terapia Ocupacional. Belo Horizonte: Editora UFMG; 2008 p. 46- 69. 9.Costa FCS, Pfeifer LI. Intervención de integración sensorial en niños con trastorno del espectro autista [Internet]. Revista Chilena de Terapia Ocupacional. 2016 ; 16( 1): 99-107. 10. Silva LMT; Schalock M; Gabrielsen K. Early Intervention for Autism With a Parent-Delivered Qigong Massage Program: A Randomized Controlled Trial. American Journal of Occupational Therapy. 2011; 65 (5): 550-559. 11.Serrano P. A Integração Sensorial - no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Lisboa: Papa letras; 2016.Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-12T13:34:48Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/34026Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-03-12T13:34:48Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação do terapeuta ocupacional com base na Teoria da Integração Sensorial na assistência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia do Covid-19/The occupational therapist actuation based on the Sensory Integration Theory in the care of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) during the Covid-19 pandemic
title A atuação do terapeuta ocupacional com base na Teoria da Integração Sensorial na assistência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia do Covid-19/The occupational therapist actuation based on the Sensory Integration Theory in the care of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) during the Covid-19 pandemic
spellingShingle A atuação do terapeuta ocupacional com base na Teoria da Integração Sensorial na assistência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia do Covid-19/The occupational therapist actuation based on the Sensory Integration Theory in the care of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) during the Covid-19 pandemic
de Souza, Vanessa Rafaelle Brasil
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional; Integração Sensorial; Transtorno do espectro autista (TEA); Telemonitoramento.
Terapia Ocupacional
title_short A atuação do terapeuta ocupacional com base na Teoria da Integração Sensorial na assistência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia do Covid-19/The occupational therapist actuation based on the Sensory Integration Theory in the care of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) during the Covid-19 pandemic
title_full A atuação do terapeuta ocupacional com base na Teoria da Integração Sensorial na assistência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia do Covid-19/The occupational therapist actuation based on the Sensory Integration Theory in the care of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) during the Covid-19 pandemic
title_fullStr A atuação do terapeuta ocupacional com base na Teoria da Integração Sensorial na assistência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia do Covid-19/The occupational therapist actuation based on the Sensory Integration Theory in the care of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) during the Covid-19 pandemic
title_full_unstemmed A atuação do terapeuta ocupacional com base na Teoria da Integração Sensorial na assistência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia do Covid-19/The occupational therapist actuation based on the Sensory Integration Theory in the care of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) during the Covid-19 pandemic
title_sort A atuação do terapeuta ocupacional com base na Teoria da Integração Sensorial na assistência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia do Covid-19/The occupational therapist actuation based on the Sensory Integration Theory in the care of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) during the Covid-19 pandemic
author de Souza, Vanessa Rafaelle Brasil
author_facet de Souza, Vanessa Rafaelle Brasil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Vanessa Rafaelle Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional; Integração Sensorial; Transtorno do espectro autista (TEA); Telemonitoramento.
Terapia Ocupacional
topic Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional; Integração Sensorial; Transtorno do espectro autista (TEA); Telemonitoramento.
Terapia Ocupacional
description O terapeuta ocupacional é um profissional importante no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dada a frequência de disfunção de integração sensorial. Durante a pandemia do Covid-19, o isolamento social ocasionou que crianças com TEA vivenciassem a interrupção do atendimento presencial, gerando prejuízos em suas ocupações. Dessa forma, buscou-se descrever a atuação do Terapeuta Ocupacional no Telemonitoramento através do uso da dieta sensorial. Concluiu-se que o uso da dieta sensorial é possível de ser implementado através do Telemonitoramento em Terapia Ocupacional durante a pandemia do Covid-19, proporcionando melhor organização sensorial da rotina da criança e contribuindo na auto- regulação de seu comportamento. AbstractThe occupational therapist is an important professional in the treatment of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) because is frequency of sensory integration disfunction. During the Covid-19 pandemic, social isolation caused children with ASD to experience interruption of face-to-face care, causing losses in their occupations. Thus, we sought to describe occupational therapist actuation in Telemonitoring through the use of the sensory diet. It was conclued that the use of the sensory diet is possible to be implemented through Telemonitoring in Occupational Therapy during the Covid-19 pandemic, providing better sensory organization of the child's routine and contributing to the self-regulation of his behavior.Key words: Occupational Therapy; Sensory Integration; Autism Spectrum Disorder; Telemonitoring. ResumenEl terapeuta ocupacional es un profesional importante en el tratamiento de niños con trastorno del espectro autista (TEA), dada la frecuencia de la disfunción de integración sensorial. Durante la pandemia de Covid-19, el aislamiento social provocó que los niños con TEA sufrieran interrupciones en el cuidado personal, lo que causó pérdidas en sus ocupaciones. Por lo tanto, buscamos describir el papel del terapeuta ocupacional en la telemonitorización mediante el uso de la dieta sensorial. Se concluyó que el uso de la dieta sensorial se puede implementar mediante Telemonitoring en Terapia Ocupacional durante la pandemia de Covid-19, proporcionando una mejor organización sensorial de la rutina del niño y contribuyendo a la autorregulación de su comportamiento.Palabras clave: Terapia Ocupacional; Integración Sensorial; Trastorno del espectro autista (TEA); Telemonitorización. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34026
10.47222/2526-3544.rbto34026
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34026
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto34026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34026/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34026/pdf_1
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34026/11048
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34026/11050
/*ref*/American Psychiatry Association (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders - DSM-5 (5ª ed.). Washington: American Psychiatric Association 2. Tavassoli T; Bellesheim, K; Siper PM; Wang AT; Halpern D; Gorenstein M. Measuring sensory reactivity in autism spectrum disorder: application and simplification of a clinician-administered sensory observation scale. Journal of Autism and developmental disorder. New York. 2016; 46 (1): 287–293. 3. Tavassoli T; Miller L; Schoen SA; Jo Brout J; Sullivan J; Baron C. Sensory reactivity, empathizing and systemizing in autism spectrum conditions and sensory processing disorder. Developmental Cognitive Neuroscience Elsier. USA; 2018. 4. Narzisi A. Handle the Autism Spectrum Condition during Coronavirus (COVID-19) Stay at Home Period: Ten Tips for Helping Parents and Caregivers of Young Children. Brain sciences. Italy. 2020; 10 (207). 5. Brasil. Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). Resolução n°516, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão temporária do Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 424/2013 e Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 425/2013 e estabelece outras providências durante o enfrentamento da crise provocada pela Pandemia do COVID-19. Diário Oficial da república Federativa do Brasil, Brasília, DF; 2020. [acesso em 2020 mar. 23]. Disponível em: http:/https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825. 6.Kielhofner G; Forsyth K; Kramer JM; Melton J; Dobson E. O Modelo da Ocupação Humana. In: Crepeau EB; Cohn ES; Schell BAB. Willard & Spackman Terapia Ocupacional. 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011.p 452-467. 7. Dunn W. Perfil Sensorial 2: manual do usuário. São Paulo: Pearson Clinical Brasil; 2017. 8. Magalhães, LC. Integração Sensorial: uma abordagem específica da Terapia Ocupacional. In: Drummond AF; Rezende MB. Intervenções da Terapia Ocupacional. Belo Horizonte: Editora UFMG; 2008 p. 46- 69. 9.Costa FCS, Pfeifer LI. Intervención de integración sensorial en niños con trastorno del espectro autista [Internet]. Revista Chilena de Terapia Ocupacional. 2016 ; 16( 1): 99-107. 10. Silva LMT; Schalock M; Gabrielsen K. Early Intervention for Autism With a Parent-Delivered Qigong Massage Program: A Randomized Controlled Trial. American Journal of Occupational Therapy. 2011; 65 (5): 550-559. 11.Serrano P. A Integração Sensorial - no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Lisboa: Papa letras; 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 4, n. 3 (2020): Suplemento - Terapia Ocupacional frente ao Coronavírus (ISSN eletrônico 2526-3544); 371-379
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1798321182945050624